E-Book: As 10 competências gerais da BNCC. Interpretações, definições e relevância para a vida e o mercado de trabalho

E-books // Materiais Gratuitos
[e-book gratuito] As dez competências da BNCC

As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são tema de grandes dúvidas: O que são? Como desenvolvê-las nos estudantes? Este e-Book contribui com o debate a partir do compartilhamento de visões e interpretações da equipe Geekie sobre cada uma das 10 competências gerais da BNCC

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017 para Ensino Fundamental e 2018 para o Ensino Médio, trouxe para as escolas de educação básica o imperativo de desenvolver uma série de competências em estudantes. Conhecidas como “as competências gerais da BNCC”, elas estão na pauta de debates em todos os eventos educacionais, reuniões pedagógicas e conversas entre educadores. 

Para fornecer uma educação integral, os projetos político pedagógicos, currículos e estratégias de aprendizagem devem passar por elas e pelas habilidades específicas de cada área de conhecimento. Esta não é uma tarefa fácil e envolve a reestruturação do conceito de escola e de educação básica para muitas instituições de ensino.

Com o objetivo de colaborar com todo este debate e desenvolvimento de uma nova visão sobre o papel da escola e de educadores, a equipe da Geekie se reuniu para lançar um olhar interpretativo e crítico às 10 competências gerais da BNCC. Camila Karino, diretora pedagógica do Geekie One, abre este e-book com a reflexão que pauta a experiência de trabalhar conteúdo e competências em prol de uma aprendizagem mais significativa e de responsabilidade compartilhada entre todos os atores da comunidade escolar:

“A consolidação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica representa um avanço por consolidar um conjunto de aprendizados esperados em cada etapa. Esse avanço não se dá somente no sentido estrito, mas ocorre, sobretudo, graças ao significado mais amplo que esses aprendizados representam, uma vez que firma um compromisso importante de corresponsabilidade do Estado e das escolas, como sua extensão, pelo direito de aprendizagem.”

Neste esforço de fomentar a discussão com argumentos sobre a importância de cada uma dessas competências para a vida, pessoal, acadêmica e profissional, estão diversos membros de diversas áreas da Geekie, como o cofundador e vice-presidente comercial, Eduardo Bontempo; o gerente editorial do Geekie One, Erick Nascimento; designers pedagógicos, editores de conteúdo e consultores pedagógicos.

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square