Aplicativo gratuito permite aprender dormindo

Artigos

A Geekie desenvolveu um aplicativo gratuito que permite estudar dormindo. A startup paulistana conseguiu identificar o processo de funcionamento do cérebro quando a pessoa está estudando e mapeou as frequências cerebrais, reproduzidas em um software. Quando se deita, a pessoa só precisa se conectar por eletrodos e fones de ouvido ao programa, que fica rodando no computador.
A base teórica para o aplicativo veio do trabalho de vários pesquisadores estrangeiros, como o doutor Sid Kouider, da École Normale Supérieure, em Paris. “Nós já temos vários estudos que mostram que o cérebro na verdade é muito mais ‘ativo’ durante o sono do que você poderia pensar. Quando dormimos, nosso cérebro não entra num ‘limbo’. Em vez disso, partes dele podem rotineiramente processar o que está acontecendo à nossa volta e aplicar um processo relevante de resposta”, escreveu Kouider em um trabalho publicado em 2014.
Para desenvolver o aplicativo, a Geekie realizou estudos com 147 estudantes das redes pública e particular de São Paulo – para evitar conflito de interesse a startup evitou recorrer a escolas que já utilizam sua plataforma. Desses, 32 tiveram de ser descartados, em virtude de deficiências sérias de aprendizado.
Os testes permitiram a identificação do processo, da rotina, pela qual cada aluno aprende. O passo seguinte foi automatizar essa rotina de forma que o estudante continue aprendendo por meio de estímulos sonoros e ondas cerebrais. Basicamente, como o cérebro já usou essa rotina enquanto o aluno estudava presencialmente, ele consegue reproduzi-la sem a necessidade total de consciência.
“Os fones e os eletrodos incomodaram um pouco, mas valeu a pena”, disse um dos estudantes – os participantes da experiência foram mantidos no anonimato. “Acordei no dia seguinte sabendo tudo de Revolução Francesa, Danton, Robespierre, Marat.”
Já está procurando o link para download? Quem dera se pudéssemos noticiar esta novidade fora do dia 1º de abril! A Geekie acredita no poder de aprender (por enquanto acordado) e entende a tecnologia como ferramenta para potencializar a máquina mais incrível que existe: nosso cérebro. Toda conquista ainda é consequência de muita dedicação!
Enquanto o “aplicativo” não chega, que tal usar esta notícia para brincar com aquele seu amigo dorminhoco, que só abriria os olhos por conta de uma novidade como esta?
Compartilhe!




Baixe o ebook gratuitamente: Por que os educadores precisam ir além do data show



Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square