Abertas inscrições para o Enem; garanta um personal trainer para o seu aluno nessa maratona

Artigos

A largada para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi dada hoje, com a abertura das inscrições para a prova, que se encerram em 5 de junho. E aí, quem você acha que você vai se dar melhor nessa maratona? Quem se preparar sozinho ou quem tiver um personal trainer?
Uma das particularidades do Enem é a de que o exame é, para a maioria dos candidatos, a primeira experiência de avaliação em que não basta para ele demonstrar seus conhecimentos. Ele precisa mostrar que sabe mais que os outros candidatos para conquistar a vaga que deseja em uma universidade federal ou atingir o patamar mínimo de 450 pontos para ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em universidades privadas. 
Aulas de reforço e cursinho numa plataforma só
Parte das escolas tenta garantir um diferencial para seus alunos nessa competição acelerando o andamento do programa do 3.º ano e reservando as semanas que antecedem o Enem, que será realizado em 24 e 25 de outubro, para a revisão dos conteúdos de todo o ensino médio. As famílias, por sua vez, investem em aulas de reforço e cursinhos pré-vestibulares para trabalhar a “musculatura” do “candidato-maratonista”.
Que tal juntar todas essas iniciativas em uma só? A plataforma online da Geekie permite trabalhar ao mesmo tempo várias dimensões do ensino. E por que a plataforma é o personal trainer dos sonhos para o Enem?

  • E se o seu aluno puder fazer este ano mais de um “Enem pré-Enem”, provas capazes de simular fielmente o desempenho dele no exame oficial a tempo de trabalhar suas deficiências? Esse é um dos diferenciais das avaliações da plataforma da Geekie – única certificada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem –, que seguem a mesma base matemática do exame oficial, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). A nota da avaliação é a mais próxima possível da nota no Enem.
  • A plataforma está presente no chão da escola, ajudando o professor a trabalhar conteúdos em classe, graças ao seu acervo de mais de 600 videoaulas.
  • A plataforma é um painel de controle à disposição de professores e gestores. Permite acompanhar o progresso de alunos e classes ao longo de toda a preparação para o Enem. Com isso, a escola pode montar intervenções pedagógicas específicas para atacar pontos fracos em nível individual ou por turma.
  • A plataforma está na casa do aluno. A cada interação do estudante com a solução da Geekie, a inteligência artificial que desenvolvemos (semelhante à do Google) “lê” o que ele sabe e não sabe e indica planos de estudo que incluem a navegação pelo acervo de videoaulas. O candidato aprende no seu ritmo, com autonomia, seguindo um modelo personalizado, de aprendizagem adaptativa. Quanto mais ele interage, mais planos de estudo são gerados. Alunos que seguiram esse roteiro tiveram ganhos médios de 30% na performance. Avaliações externas indicaram que cada aula assistida na plataforma da Geekie garantiu 1,6 ponto a mais na nota TRI.

Correção online da redação
Na preparação para o Enem 2015, a Geekie tem uma novidade, a correção online de redações criada pela nossa parceira Redação Nota 1000. O timing dessa inovação é ainda mais relevante porque no ano passado a redação foi o grande vilão do Enem: mais de 529 mil candidatos zeraram na prova.
O Redação Nota 1000 e a plataforma da Geekie oferecem aos estudantes e às escolas laudos preparados por uma rede de cem professores com nota padronizada, indicação de pontos fortes e fracos de cada usuário e sugestões para reescrita. Na plataforma, o candidato pode conferir seu desempenho nas cinco competências cobradas no Enem, desdobradas em 15 critérios.
“Pela nossa experiência, ter dez redações corrigidas permite uma melhora na nota de cerca de 250 pontos (numa escala que vai até 1000), com casos de evolução de 400 pontos”, afirma o criador do Redação Nota 1000, Clayton Dick. “Mesmo quem tem lacunas graves pode, em um tempo relativamente curto, desenvolver o que precisa.”
Enem passa a exigir e-mail próprio dos candidatos
Veja outras informações sobre o Enem 2015, divulgadas pela Agência Brasil:
Este ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.
Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência candidatos que têm renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do Ministério da Educação. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.
É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.
Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, farão o Enem em um horário especial no sábado.
Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.




New Call-to-action



Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square