A influência dos pais na escolha da carreira dos filhos: até quando é saudável intervir?

Artigos

A escolha da carreira dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais, pois nem sempre eles sabem como auxiliar ou guiar os filhos nesse processo. Os profissionais em educação podem envolver-se nesse momento, orientando os pais quanto às carreiras disponíveis e viáveis aos adolescentes, bem como ajudando eles a perceber que, por melhor que sejam suas intenções, os filhos é que devem escolher suas carreiras, e ter apoio nessa fase crucial da vida. Os educadores podem ajudar de diversas formas a mediar o desejo dos pais de participar dessa fase, com a indecisão por parte dos adolescentes com relação à escolha da carreira.

6 Formas de orientação que o educador pode utilizar para ajudar os pais:

1. Organizar uma biblioteca de recursos

A escola deverá providenciar livros e apostilas que auxiliem os pais e alunos na escolha da profissão adequada, bem como distribuir listas com descrições detalhadas das atividades cotidianas de cada profissão para mostrar como são os desafios que o jovem irá enfrentar.

2. Agendar reuniões com os pais para dar início a um programa de orientação de carreira

O coordenador pedagógico pode seguir estas sugestões práticas para começar o processo e garantir o envolvimento dos pais no programa:

  • Escolha alguém para liderar o programa que saiba muito sobre carreira, como por exemplo um palestrante que se comunique com clareza;
  • Divulgue o programa com um título como: “O papel dos pais no futuro profissional dos filhos”.

Não se sinta desencorajado se o comparecimento dos pais for baixo no início. De toda forma, aja como se a sala estivesse repleta e dê o melhor de si. Certamente nas reuniões seguintes haverá muito mais pessoas.
Os pais de crianças do nível fundamental nem sempre percebem que já é momento de iniciar a orientação dos filhos sobre a carreira. Ao divulgar sua reunião, frases como “Agora é a hora de começar a orientação de seus filhos rumo a uma carreira de sucesso” também estimulam esses pais a participar  das reuniões.

3. Conduzir grupos de estudo para os pais

Os profissionais da educação podem auxiliar os pais a compreender seu papel no desenvolvimento de seus filhos e do plano de carreira deles. Nestes grupos de estudo devem ser apresentadas informações precisas sobre:

  • Opções de carreira;
  • Mudança de carreira;
  • Estatísticas salariais;
  • A importância de um planejamento de carreira;
  • As barreiras no processo de desenvolvimento de carreira;
  • Leis de igualdade de gênero;
  • Formas de aperfeiçoar a comunicação.

4. Incentivar a participação ativa dos pais

Podem ser desenvolvidos programas através dos quais os pais atuem como instrutores ou mesmo palestrantes, auxiliando também os professores para simular ambientes profissionais. Os próprios pais também podem ser membros de comitês de orientação profissional.

5. Organizar atividades relacionadas com carreira para as famílias

“Sábados da carreira” podem ser atividades populares para os alunos de ensino médio. Nesses dias, pode haver workshops ministrados por pais ou professores para facilitar as discussões sobre carreira; centros direcionados de carreira, que podem ser utilizados por pais ou alunos; e panfletos explicativos sobre desenvolvimento pessoal, educacional e de vocação profissional.

6. Conduzir sessões com os alunos sobre a influência dos pais

Para muitos estudantes, quando eles iniciam o processo de escolha de suas carreiras, está em jogo também lidar com a questão da autonomia e independência. Nesse momento, é fundamental compreender como a influência familiar afeta suas escolhas. O coordenador pedagógico pode ajudar nesse processo através de várias técnicas de aconselhamento, tanto individual como para grupos. Essas técnicas podem incluir: uma revisão dos sistemas familiares, paradigmas e interações entre a família, um mapa profissional das famílias, e muito aconselhamento, tanto para os pais como para os filhos.

Conclusão

Programas de aconselhamento podem dar aos alunos uma compreensão maior da economia, da sua vocação e das oportunidades educacionais e profissionais. O aconselhamento também fará com que o aluno adquira desejo de trabalhar, habilidade na tomada de decisão e na procura de um emprego. Através do esforço colaborativo no aconselhamento de carreira, os profissionais em educação podem influenciar os pais a auxiliarem na escolha da carreira dos filhos de forma mais sábia e, juntos, todos podem ser bem-sucedidos em transformar os processos vivenciados na escola em uma feliz realidade.
E você? De que forma instrui pais a colaborarem com a escolha da carreira dos filhos? Conte para gente nos comentários!

New Call-to-action



Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square