Durante o café da manhã você abre o jornal e lá está uma notícia sobre sua escola. Bem pouco tempo atrás, essa situação era privilégio de poucos e grandes grupos escolares. Ou dor de cabeça, afinal, uma crise também sempre rendeu notícia.
Hoje, o cenário é outro: essa notícia poderia estar em um site ou um canal online e ser apresentada na forma de um texto, um vídeo, um infográfico. Também seria difícil você se sentir surpreendido pela publicação: o mais provável é que o jornalista tivesse entrado em contato com você para pedir informações, ou ainda, que você mesmo tivesse sugerido a notícia para ele.
A internet e o avanço da tecnologia trouxeram a descentralização e a diversificação da informação e as redações, cada vez mais enxutas, têm se aproximado mais dos assessores de imprensa para o desenvolvimento de pautas. Hoje, estar preparado para a exposição na mídia é uma possibilidade e uma necessidade para muitas escolas. Ter um relacionamento próximo com jornalistas e uma estratégia de imprensa bem definida é importante para assegurar a reputação de sua escola em uma eventual crise, mas principalmente para fortalecer essa reputação ao longo do tempo dando visibilidade ao trabalho pedagógico realizado e contribuindo para atração de mais alunos.
Com base em nossa experiência com os dois lados – as escolas e a imprensa –, listamos abaixo oito dicas para ajudar você a estreitar seu relacionamento com os jornalistas e garantir a exposição da sua escola na mídia:
1. PLANEJE
Planejamentos são ferramentas comuns no ambiente escolar e devem ser transportados para a esfera da comunicação também. Algumas das perguntas que seu plano deve responder são:
- Qual é o posicionamento que queremos que nossas inserções na imprensa reforcem?
- Quais são as mensagens-chave que precisarei divulgar para construir este posicionamento?
- Qual é o perfil das pessoas que quero que recebam estas notícias?
- Quais são os canais, jornais, revistas e outros veículos que se comunicam com estas pessoas?
- Quem são os jornalistas responsáveis por estes canais?
2. ENVOLVA A ESCOLA COMO UM TODO
É muito difícil conseguir estar por dentro de todos os detalhes do dia a dia da escola, mas muitas vezes é aí que mora uma história que pode render notícia.
Compartilhe com o time de professores(as) e funcionários(as) a estratégia de imprensa da escola e peça para que fiquem atentos a projetos, histórias e iniciativas pedagógicas que tenham potencial de aparição na mídia.
Veja alguns exemplos de notícias sobre temas e iniciativas escolares em alta e que contribuem para a visibilidade das escolas: fake news; tecnologia na educação; educação financeira.
3. CRIE OPORTUNIDADES
Participar de prêmios, bancos de pauta e escrever para blogs são uma ótima forma de criar uma oportunidade de exposição, especialmente se essas iniciativas forem promovidas por veículos consolidados na mídia (o que amplia o seu alcance).
Boas oportunidades para você aproveitar são o Educador nota 10 da Nova Escola, o Diário de Inovações do Porvir, os Blogs dos Colégios hospedados no Estadão.
O Infogeekie é uma ótima oportunidade para você divulgar as histórias de sua escola e os saberes docentes de sua equipe! Entre em contato para verificar as possibilidades de colaboração com nosso blog pelo e-mail alex.contin@geekie.com.br.
4. OFEREÇA CONTEÚDO RELEVANTE
Nem sempre uma iniciativa que foi considerada sucesso na escola é o suficiente para conseguir garantir um espaço na mídia. Para manter um bom relacionamento com a imprensa, é importante abordá-la apenas em momentos relevantes segundo um olhar jornalístico.
Pergunte-se sempre: será que a história ou iniciativa em questão só é interessante para os envolvidos ou realmente interessa a um público que vai além? Uma boa estratégia é, além disso, oferecer personagens, fontes e dados para complementar e embasar sua sugestão de pauta. A dica é verificar se há pesquisas e estudos que reforcem sua experiência. Boas fontes para obtê-las são:
5. BUSQUE PARCERIAS
Relacionamento é a matéria-prima de uma estratégia de imprensa, seja com jornalistas ou com parcerias estratégicas. As escolas, cada vez mais, concentram um grande número de parceiros educacionais, como o sistema de ensino, o curso de inglês, a tecnologia educacional.
Busque conhecer os responsáveis por imprensa desses parceiros e manter um contato próximo. Vocês podem elaborar uma estratégia ganha-ganha em que somam forças.
Nós aqui da Geekie estamos de portas abertas para um bate-papo e iríamos adorar receber sugestões de personagens e projetos relacionados às nossas soluções. Nosso contato é imprensa@geekie.com.br.
Veja como a Geekie tem se destacado na imprensa com essa estratégia:
- Geekie no Valor Econômico: crescimento da empresa é destaque no maior jornal de negócios do país
- Forbes e Google destacam Geekie em listas de inovação e buscas na internet
- Ações da Geekie relacionadas ao distanciamento social são destaque na imprensa
- Jornal da Band destaca a inovação na educação com Claudio Sassaki, CEO da Geekie
6. CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS
Disparar sua notícia para toda sua base de contatos pode não ser a melhor estratégia. Outras formas de abordar a imprensa têm se mostrado mais efetivas.
- Oferecer a matéria com exclusividade para um jornalista, por exemplo, é uma boa opção para notícias robustas com o objetivo de transmitir um posicionamento claro;
- Releases enviados para uma grande base de jornalistas são mais apropriados para notícias que trazem alguma informação de serviço público como abertura de matrículas, um evento aberto etc.
- Outra opção é oferecer um artigo redigido por um especialista. Neste caso, mesmo tratando-se de um texto opinativo é importante ilustrá-lo com dados. Veja aqui um exemplo de artigo do Eduardo Bontempo, cofudador da Geekie, para a Folha de São Paulo.
7. CONHEÇA OS VEÍCULOS
É importante conhecer o perfil dos jornalistas, a linha editorial de cada veículo e todas suas particularidades. Emplacar um notícia depende de oferecer a notícia certa para o jornalista certo.
Outro ponto importante é que de forma geral, quanto maior o veículo, menor a visibilidade que sua escola terá dentro da matéria, pois ele buscará outras fontes e personagens para compor a notícia junto com você. Por isso, algumas vezes pode ser mais estratégico aparecer no jornal do bairro (focado em seu público) do que até mesmo no Jornal Nacional!
Veículos de televisão aberta também tendem a omitir o nome de empresas privadas, então é importante que você elabore outras formas de dar visibilidade para a escola na matéria, como por exemplo, garantindo que os entrevistados estejam uniformizados.
8. AMPLIE O ALCANCE
Você fez toda a lição de casa e conseguiu posicionar sua escola para todo mundo que estava assistindo ao jornal do horário nobre. Poderia ser melhor? SIM! Vale aproveitar que hoje a maioria das notícias ganham uma versão online e explorar o link em outros canais próprios, para aumentar e qualificar seu alcance.
Outra estratégia que vai muito bem para o Facebook e Instagram é fotografar os “bastidores” da entrevista. Veja só um exemplo da Geekie em parceria com o Colégio Mater Dei, registrando os bastidores de uma entrevista para o The Guardian, o 2º maior jornal do mundo.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis. Nós aqui da Geekie estamos à disposição de nossos parceiros para ajudar neste tema e para responder suas dúvidas. Vamos juntos ajudar a posicionar a escola do futuro, agora!
Laís Rocha é gerente de Comunicação e Marketing na Geekie e contribuiu para a visibilidade da empresa em importantes veículos como Bom dia Brasil, Jornal da Globo, Revista Exame, Valor Econômico, Folha de São Paulo e a Revista internacional Wired. lais.rocha@geekie.com.br
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