4 Benefícios da Tecnologia para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Artigos

O uso da tecnologia na educação tem sido um tema de debate há muitos anos, e se intensificou após a pandemia. A tecnologia transformou drasticamente diversos aspectos da nossa vida cotidiana, e a educação não é exceção. 

Com a crescente integração da tecnologia nas salas de aula, surgiram novas oportunidades para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, vamos explorar os principais benefícios e como isso pode potencializar o aprendizado dos(as) estudantes. Confira a seguir.

  1. Acesso a informações e recursos ilimitados

A tecnologia tem o poder de romper barreiras geográficas e proporcionar acesso a informações e recursos educacionais de forma ilimitada. Dessa forma, os(as) estudantes podem pesquisar uma variedade de tópicos, acessar materiais de estudo personalizados, vídeos educacionais e artigos científicos. Essa abundância enriquece o aprendizado e incentiva a busca pelo conhecimento de forma autônoma.

  1. Personalização do processo de ensino e aprendizagem

Cada estudante é único(a), com diferentes estilos de aprendizagem e ritmos de assimilação de conhecimento. Plataformas como o Geekie One, por exemplo, podem identificar as lacunas de aprendizagem, bem como as potencialidades de cada aluno(a), fornecendo atividades e conteúdos direcionados às necessidades individuais. 

  1. Engajamento e motivação

O uso de tecnologia na sala de aula pode tornar o aprendizado mais atrativo e envolvente para os(as) estudantes. Recursos multimídia, jogos educacionais, realidade virtual e outras ferramentas interativas despertam a curiosidade e aumentam a motivação. Isso resulta em maior engajamento, participação ativa nas atividades e, consequentemente, uma absorção mais efetiva do conteúdo.

  1. Colaboração e aprendizado cooperativo

Com a tecnologia, os(as) estudantes têm a oportunidade de colaborar com colegas de classe e outros alunos(as). Fóruns de discussão e ferramentas de colaboração permitem a troca de ideias, a resolução de problemas em equipe e a criação de projetos em conjunto. Esse tipo de aprendizado fortalece habilidades sociais e prepara os(as) alunos(as) para trabalhar em equipe no futuro.

Estudos comprovam benefícios do uso da tecnologia em sala de aula

Você sabia que existem muitos estudos comprovando os benefícios que citamos acima?

Em estudo realizado na Universidade de Columbia, J.A. Kulik e C.C. Kulik (1991) investigaram alunos(as) que usavam tecnologia em sala de aula e constataram um desempenho significativamente melhor em matemática e ciências. Este mesmo estudo também mostrou que, com a tecnologia, os(as) estudantes se mostram mais propensos a se envolver em atividades de aprendizagem independente e a concluir seus trabalhos. 

Outro estudo, realizado na Universidade de Stanford por L.M. Young e K.M. Huang (2014), mostrou que os(as) estudantes que usam tablets para aprender têm maior motivação e envolvimento em sala de aula. Também constatou que alunos(as) que usam tablets são mais propensos a se envolver em atividades colaborativas e a compartilhar suas ideias.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos estudos que comprovam os benefícios do uso da tecnologia na educação. Essa ferramenta poderosa pode melhorar o desempenho escolar, aumentar a motivação e o envolvimento dos(as) estudantes, criar experiências de aprendizado mais ricas e significativas, além de ajudar a desenvolver habilidades importantes para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. 

Uso da tecnologia e Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as aprendizagens essenciais que todos os(as) estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. A BNCC prevê o uso da tecnologia como um recurso para promover a aprendizagem e o desenvolvimento escolar. 

No texto de referência, o uso de ferramentas digitais está previsto três vezes. A primeira menção é feita já no 1º item da lista, onde é sugerido que o mundo digital, bem como o mundo físico, social e cultural, sejam usados para “entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.

Em outro ponto, no tópico 4, a BNCC sugere que a linguagem digital seja utilizada para “se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”.

Já o 5º item das Competências Gerais da BNCC fala sobre usar as tecnologias digitais nas práticas escolares para se obter acesso à informação, sempre de maneira “crítica, significativa, reflexiva e ética”.

Portanto, a BNCC entende que a tecnologia pode ser usada para criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos, para facilitar a aprendizagem personalizada e para promover o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI.

Esse uso deve ser feito de forma intencional e planejada, de modo a atender às necessidades dos(as) alunos(as). Os(as) professores(as) também devem estar preparados(as) para usar a tecnologia de forma eficaz em sala de aula, com acesso a equipamentos e recursos tecnológicos adequados.

Aprendizagem ativa e personalizada com Geekie One

Uma aprendizagem ativa, significativa e focada no(a) estudante é um dos componentes centrais para a elaboração do conteúdo do Geekie One. O Geekie One é uma plataforma de educação baseada em dados que integra material didático completo e hiperatualizado, inteligência de dados e consultoria parceira na jornada de inovação personalizada de cada escola.

Construído para atender ao desenvolvimento de competências por meio de habilidades da BNCC, o Geekie One torna visível a jornada de aprendizagem para os(as) estudantes. Por isso, as metodologias, rotinas e práticas ativas são tão presentes nos capítulos, nas páginas e nos recursos integrados pela plataforma.

Entre em nosso site e solicite uma demonstração! 

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square