Para milhões de estudantes brasileiros, o mês de julho é sinônimo de horas e mais horas em frente ao computador ou em conversas no Facebook e no WhatsApp, sem a menor preocupação com deveres escolares. Se já é um desafio conquistar e manter a atenção desse pessoal no meio de um semestre letivo, a coisa fica ainda mais complicada após um mês de férias. Mas estamos aqui para mostrar que a batalha não está perdida. Listamos algumas dicas para que você possa conquistar a atenção dos seus alunos aproveitando os recursos que eles mais usaram durante as férias.
- Crie grupos no WhatsApp
Esse aplicativo de mensagens instantâneas provavelmente foi companhia constante de seus alunos durante as últimas semanas. É verdade que fica difícil se concentrar enquanto notificações ficam chegando, mas você não precisa declarar guerra tão cedo. Em vez disso, que tal transformá-lo em aliado? Cada professor pode criar um grupo com os alunos de sua turma para compartilhar dúvidas e avisar sobre atividades. Só não se pode negligenciar um cuidado importante: deixar as regras bem claras sobre o tipo de mensagem e de comportamento aceitáveis no grupo. Os estudantes devem ser treinados a usar a tecnologia para os estudos, e não ditar as regras.
- Inclua filmes e séries nas aulas
Manter a atenção em uma aula expositiva é difícil para estudantes de qualquer idade e em qualquer época do ano. Por outro lado, filmes e séries costumam ter bons resultados em nos manter presos a uma tela (e foram feitos para isso). Serviços de streaming como o Netflix têm um catálogo bastante rico para educadores, incluindo de documentários sobre temas científicos a séries sobre Vikings na Idade Média (só avalie se os episódios que for passar ou recomendar aos alunos não contêm cenas que considere inapropriadas).
- Use o Facebook para facilitar o acesso a informações úteis
Assim como o WhatsApp, o Facebook é um perigo para a concentração. Mas ele também pode ser uma ótima ferramenta para (quem diria) ajudar a encontrar conteúdo relevante e útil. Crie um grupo por ali também. Enquanto o WhatsApp pode funcionar melhor para transmitir informações mais urgentes e pontuais (uma vez que sua interface não ajuda na leitura de mensagens mais antigas), o Facebook é um bom lugar para compartilhar links e textos interessantes – e, o melhor, para que se discuta sobre eles. Incentive seus alunos a se posicionarem e montarem argumentações para defender seus pontos de vista. Isso os ajudará a desenvolver senso crítico e melhorar sua capacidade de se comunicar. Projetos envolvendo a criação de páginas pelos próprios alunos (veja aqui como um professor de história fez isso) para falar sobre um tema específico também podem ser uma boa ideia.
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