A Educação Digital é um passo fundamental à formação dos jovens do século XXI. Além disso, prepara cidadãos capazes de conviver nesse mundo e compreender seus riscos, desafios e oportunidades. Leia mais!
A mudança de padrão da sociedade é inegável. Enquanto antes a propagação da informação estava limitada a recursos tecnológicos controlados por uma mídia centralizada, hoje, ela já não tem limites. A cada segundo, qualquer informação pode ser captada em tempo real e de qualquer lugar do mundo, da palma da mão, bastando um clique.
O desafio de educar nativos digitais
Nesse cenário, educar alunos que já são nativos digitais passa a ser um grande desafio. Precisamos compreender que esses estudantes não veem a tecnologia da mesma forma que muitos de nós vemos. Ou seja, como uma inovação. Para eles, a tecnologia nada mais é do que uma parte natural do mundo em que vivem. Afinal, eles aprendem desde cedo a manusear qualquer dispositivo eletrônico que caia em suas mãos.
Porém, não podemos partir do pressuposto de que tal naturalidade signifique destreza e domínio de tudo. Pelo contrário. Se ainda estamos aprendendo a lidar com os recursos tecnológicos, tendo como suporte toda a vivência e aprendizados passados, os jovens de hoje caem quase em queda livre nesse universo. No entanto, nem sempre contam com as malícias e pensamento crítico para discernir os limites entre o real e o fictício.
A disciplina Educação Digital
Nesse universo, como professores responsáveis pela educação digital nesse universo, também passamos a ter o papel de moldar comportamentos para ajudar os jovens. Isso porque eles precisam lidar com os riscos desse mundo, aproveitar as oportunidades em favor da construção de uma sociedade melhor e superar os desafios com responsabilidade e ética.
Por isso, a relevância de se tratar de Educação Digital não só dentro de casa, mas, também, nas escolas. Afinal, a cultura digital está aí e não podemos negar a importância de incorporá-la também à educação. Assim, pautados na ideia de que a tecnologia traz riscos, desafios e oportunidades, nós da Geekie iniciamos o trabalho de construção da disciplina de Educação Digital.
Nesse caminho, queremos formar não apenas cidadãos capazes de interagir no mundo on-line e offl-ine, mas também, que tenham conhecimento do potencial que possuem para contribuir para o mundo em que vivem e saber como bem usar todo esse potencial.
Com isso, entendemos que Educação Digital não se limita a interagir com os novos dispositivos tecnológicos, que são muitos e mudam todos os dias. Mas acreditamos que esse deve ser um conteúdo que agregue, de forma significativa, à vida prática dos alunos.
Queremos educá-los para viver no mundo, não só de amanhã, mas de agora.
Implicações da cultura digital
Por isso, acreditamos que o mais importante, neste momento, é possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades pessoais (relevantes inclusive para o mercado de trabalho). Isso porque, talvez, estejamos preparando-os para trabalhos que ainda nem existam e para enfrentar desafios que não conhecemos.
Mas, sabemos que uma pessoa que tenha pensamento crítico, empatia, espírito colaborativo e atue com responsabilidade, ética e colaboração, terá um diferencial em qualquer cenário que se insira.
Afinal, são essas habilidades que irão ajudar os alunos a compreender, por exemplo, as dificuldades de se apagar qualquer rastro na rede, para que tenham consciência ao postar algo ou compartilhar uma postagem on-line. Além disso, são competências que irão ajudar os alunos a usar a rede de uma forma consciente e com segurança, para que não compartilhem, em qualquer momento, seus dados pessoais e bancários com terceiros, para que se protejam e tenham cuidado com conteúdos dos outros.
Por outro lado, é fundamental auxiliar na construção do pensamento crítico desses jovens, para que saibam absorver a infinidade de conteúdos disponíveis na rede e não se deixem enganar por qualquer notícia ou dado publicado. Acima de tudo, formando cidadãos capazes de compreender que o meio digital é composto de pessoas que possuem sentimentos e que a gentileza deve se estender para além do mundo físico.
Desenvolvendo a cidadania digital
Esses são apenas alguns exemplos das implicações da cultura digital nas vidas de nossos alunos e, igualmente, nas nossas vidas. Nossa crença é a de que devemos construir o conhecimento com os alunos, dando a eles a autonomia para assumir sua aprendizagem. Assim, o crescimento é contínuo, aproveitando-se as facilidades que os jovens possuem no trato com a tecnologia e o que podemos contribuir de vivência para o dia a dia de cada um.
Se o universo em que estamos inseridos já mescla bastante o virtual e o real, a Educação Digital é fundamental e inerente à formação dos jovens. Somente desse modo vamos preparar cidadãos capazes de conviver nesse mundo e compreender seus riscos, desafios e oportunidades, fazendo o uso adequado de cada um deles.
* Carolina Brant é Designer Pedagógica da Geekie, bacharel em Direito com LL.M. em Direito Empresarial e está cursando o programa de certificação em Social-Emotional Learning and Character Development pela Rutgers School of Arts and Science em parceria com College of Saint Elizabeth. Tem experiência com Direito da Tecnologia, apaixonada por educação, encontrou seu caminho contribuindo para o time de Educação Digital da Geekie.
Leia mais:
- A corresponsabilidade da escola e dos pais na educação digital da geração Z
- Por que metodologias ativas de aprendizagem não funcionam na América Latina?
- Investigação Apreciativa e a seriedade do brincar e celebrar em sala de aula

