Digitalização na escola: conheça ferramentas essenciais

Artigos

O progresso é um caminho sem retorno. Por isso, a digitalização na escola é hoje um dos principais desafios enfrentados por gestores de instituições de ensino. Trabalhar com ferramentas digitais deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade.

A integração das tecnologias no cotidiano tem feito com que as escolas busquem maneiras de adaptar suas práticas às novas realidades. Nesse cenário, a digitalização é uma aliada das ferramentas pedagógicas para tornar o ensino mais dinâmico, acessível e eficaz. 

Além disso, a tecnologia também é um instrumento poderoso para a gestão escolar. Assim, mais do que modernizar, o objetivo da digitalização na escola é melhorar a qualidade da aprendizagem e promover maior inclusão. 

O que é a digitalização na escola?

Já passou o tempo em que digitalizar a escola se resumia ao uso de computadores ou internet. Hoje, a adoção das mais diversas ferramentas digitais faz parte dos processos de ensino, aprendizagem, gestão e comunicação. 

Esse movimento, que ganhava espaço lentamente no cenário educacional, foi acelerado pela pandemia da Covid-19. As adversidades do período revelaram tanto o potencial das ferramentas digitais quanto os desafios de garantir acesso igualitário a todos.

Principais barreiras para a digitalização na escola

A desigualdade no acesso à internet e aos equipamentos é um dos principais obstáculos para a digitalização na escola, embora já seja possível perceber avanços nesse sentido. A pesquisa TIC Kids divulgada nos meses finais de 2023 apontou que 95% das crianças de 9 a 17 anos acessam a internet. As informações são da Rádio Agência

No entanto, esse espaço ainda é pouco aproveitado pelas escolas. Em outra pesquisa, desta vez a TIC Kids Online Brasil divulgada pela Agência Brasil, indicou que menos da metade dos usuários de internet de 9 a 17 anos já acessam a rede mundial de computadores no ambiente escolar (44%).  

Outro desafio para a digitalização na escola está no fato de que muitos professores ainda não tiveram formação adequada para utilizar ferramentas digitais de maneira eficaz. Cenários que mostram o quanto é fundamental o investimento em políticas públicas de inclusão digital e capacitação docente.

Todavia, as escolas que conseguem adotar as ferramentas digitais de maneira estratégica aprimoram o processo de ensino e aprendizagem, além de colher resultados significativos no que diz respeito à gestão escolar. 

A digitalização na escola fortalece o relacionamento com a comunidade e cria um ambiente educacional mais eficiente e engajado.

Ferramentas digitais utilizadas na educação

Nessa realidade, as ferramentas pedagógicas adquirem nova roupagem ou passam a contar com a tecnologia. Confira algumas das ferramentas digitais mais usadas nas escolas:

Plataformas de ensino on-line

Ambientes como Google Classroom, Moodle e Microsoft Teams permitem o compartilhamento de materiais, realização de atividades e avaliações on-line. O objetivo é garantir organização e praticidade ao acompanhar o desempenho dos alunos.

Ferramentas de videoconferência

Aplicativos como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams viabilizam aulas ao vivo, reuniões com pais e capacitações de professores. Com a possibilidade da participação remota, a distância não impede o envolvimento efetivo da comunidade escolar.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

Os AVAs são sistemas que simulam o ambiente escolar com fóruns de discussão, quizzes interativos e espaços de colaboração entre alunos e professores. São espaços que ajudam a manter a interação e o acompanhamento contínuo do aprendizado.

Ferramentas de criação de conteúdo

Softwares como Canva, Genially, Kahoot e Padlet permitem a produção de materiais educativos criativos e interativos, como apresentações, jogos, mapas mentais e quizzes. Buscar estratégias diversificadas tornam as aulas mais envolventes.

Bibliotecas digitais e recursos abertos

Plataformas como Google Books, Khan Academy e TED-Ed oferecem acesso gratuito a milhares de conteúdos educacionais de qualidade. É uma oportunidade de potencializar a autonomia e protagonismo do estudante, valorizando a pesquisa em fontes confiáveis.

Digitalização na escola além da sala de aula

Com sistemas de gestão escolar digital, a administração também se favorece com a tecnologia utilizada de forma estratégica. Nesse aspecto, estão disponíveis sistemas para matrículas, registros, boletins, de comunicação com as famílias, dentre outros. 

Tornar os processos mais ágeis e transparentes garante uma gestão mais eficiente das instituições. A digitalização pode estar presente nas seguintes situações:

Automatização de processos administrativos

Sistemas integrados automatizam tarefas burocráticas, como controle de frequência, gestão financeira e comunicação com famílias.

Tomada de decisão baseada em dados

Ferramentas tecnológicas oferecem relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos e o funcionamento da escola.

Gestão do relacionamento com a comunidade escolar

Aplicativos de comunicação direta possibilitam a interação entre a escola e as famílias de forma mais próxima, incentivando o engajamento ativo de todos os envolvidos.

O futuro da digitalização na escola

Quando utilizada com estratégia, a tecnologia pode transformar o processo de aprendizagem. Valores como autonomia, participação ativa e personalização são potencializados com a digitalização na escola. 

A tecnologia não substitui o professor, de forma alguma, mas potencializa seu trabalho, oferecendo novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Por isso, o importante é que o uso das ferramentas digitais seja acompanhado de um planejamento pedagógico estruturado e centrado no estudante.

Construir esse futuro pode ser desafiador, mas com as escolhas certas, a tecnologia é a chave para o crescimento e inovação na educação.

3 dicas para uma boa implementação de ferramentas digitais

Muitas vezes a digitalização na escola falha justamente por falta de planejamento ou de escuta das pessoas envolvidas. Por isso, para melhores resultados, mais do que atenção às ferramentas digitais ou pedagógicas, o mais importante é acompanhar de perto os avanços junto à comunidade escolar.

1. Comece com ferramentas simples e acessíveis

A digitalização na escola deve ser gradual. Começar com plataformas e aplicativos fáceis de usar evita sobrecarga e resistência. Portanto, priorize ferramentas gratuitas e amplamente conhecidas, crie guias e tutoriais simples para ajudar os professores e alunos nos primeiros passos.

Além disso, siga um passo de cada vez. Evite o uso simultâneo de muitas plataformas, centralizar o uso inicialmente é mais eficaz.

Dica de ouro: escolha ferramentas que funcionem bem em celulares, já que muitos alunos só têm acesso por esse tipo de dispositivo.

2. Envolva toda a comunidade escolar

A tecnologia só faz sentido se estiver a serviço das pessoas. Por isso, todos os principais impactados com o seu uso precisam participar da construção desse processo.

A digitalização na escola exige a formação contínua dos professores. Como já conversamos, o foco deve ser na prática pedagógica e não apenas na ferramenta.

Construa espaços de escuta com os alunos: o que eles gostam, o que funciona ou não? Eles ajudam a testar ferramentas, apontam novas tendências e, principalmente, esclarecem quais as principais dificuldades para a busca de soluções. 

Dica de ouro: envolva também as famílias, quando todos se sentem ouvidos e apoiados, a chance de sucesso na adoção de novas tecnologias aumenta muito.

3. Monitore resultados e adapte sempre que preciso

A digitalização na escola precisa ser acompanhada e avaliada para que se mantenha útil e coerente com os objetivos pedagógicos. Pensando nisso, aplique questionários periódicos com alunos e professores sobre o uso das ferramentas digitais.

Esteja sempre atento aos indicadores de engajamento, como participação em atividades, acesso à plataforma e aproveitamento nas tarefas. Então, caso perceba oscilações, seja flexível para ajustar e trocar ferramentas, reformular a proposta ou oferecer reforço quando necessário.

Dica de ouro: incentive a cultura da inovação, com um ambiente escolar que valorize a criatividade e a curiosidade tecnológica. Aqui podem surgir ótimas ideias como a criação de clubes de tecnologia e a promoção de feiras digitais ou semanas de inovação na escola.

Quer saber mais sobre a digitalização na escola?

Tenha em mente que a digitalização na escola é um processo, não um ponto de chegada. Por isso, é importante incentivar a cultura da curiosidade e da atualização constante.

Entre em contato para conhecer a nossa solução educacional completa, pensada para transformar a aprendizagem e potencializar os resultados das escolas. Oferecemos materiais didáticos de excelência, tecnologia educacional inovadora e acompanhamento pedagógico próximo.

Estamos aqui para ajudar gestores a potencializar a capacitação docente e levar seus alunos rumo a um futuro de sucesso. Tudo isso porque acreditamos na força da educação para transformar vidas e preparamos nossas escolas parceiras para os desafios do hoje e do amanhã.

Lembre-se que digitalizar não é apenas usar tecnologia, mas aprender com ela, adaptar-se e melhorar constantemente.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square