Este post faz parte de uma série que traz sugestões de práticas que podem gerar mais engajamento tanto dos alunos quanto dos professores na plataforma Geekie Lab.
O contraturno é uma boa oportunidade para trabalhar formas complementares de aprendizagem que possam ultrapassar os limites da sala de aula e criar uma cultura de estudo e maior autonomia para os estudantes. Dispondo de maior flexibilidade do que dentro da sala de aula, o aluno tem aí a chance de explorar seus interesses e dificuldades específicas, podendo aprender no seu próprio ritmo.
No entanto, para que essas atividades sejam proveitosas, é fundamental que a escola ofereça um ambiente favorável para isso, com professores preparados para orientá-los nesse processo. Também é importante que existam ferramentas que possibilitem aos alunos o autoconhecimento e lhes ofereçam os conteúdos necessários para a sua formação.
É aí que entra o uso da plataforma Geekie Lab sugerido neste post.
A proposta
A escola estipula uma agenda de estudos envolvendo todas as matérias para os alunos como parte de suas atividades regulares no contraturno. Essa agenda tem como base as aulas e exercícios da plataforma.
O conteúdo será indicado por cada professor conforme objetivos específicos – avaliar os conhecimentos prévios da turma sobre determinado assunto; retomar assuntos que já foram vistos, mas que podem ser importantes para o que está sendo trabalhado em sala de aula; usar assuntos interdisciplinares para reforçar o aprendizado ou preparar para uma avaliação, por exemplo – e os alunos devem ter autonomia para explorá-los da forma que melhor funcionar para eles.
Todas as atividades realizadas pelos alunos no Geekie Lab se transformam em dados que alimentam os relatórios da plataforma. Esses relatórios, por sua vez, permitirão ao professor conhecer melhor as habilidades e dificuldades de seus alunos e irão orientá-los no processo de personalização do ensino, permitindo atender melhor às necessidades de cada um.
Sugestão para implementação
Ao fazer o planejamento de conteúdo de suas aulas, cada professor vai criando também uma agenda para sua turma envolvendo conteúdo relacionado do Geekie Lab a ser explorado no contraturno. Antes da aula sobre um tópico específico, o professor pode, por exemplo, querer sondar o domínio de seus alunos nesse conteúdo. Assim, a atividade proposta pode envolver a resolução de exercícios contidos em uma aula ou escolhidos pelo próprio professor na seção “Tarefa de casa”.
Como o professor tem acesso a um relatório da tarefa com a taxa de acerto por turma, por aluno e por questão e com a porcentagem de alunos que marcaram cada alternativa, ele já chega à aula com um bom diagnóstico do conhecimento da turma sobre aquele tópico – o que lhe permite planejar uma aula que atenda melhor às suas necessidades. Ele pode descobrir, por exemplo, que é preciso rever um conhecimento antes de iniciar esse tópico. Ou descobrir que não precisa dar tanta atenção certos pontos com os quais eles já têm mais familiaridade.
Ele também pode não apenas propor exercícios, mas também sugerir que o aluno busque determinadas aulas na plataforma para garantir que chegue à sala com o embasamento necessário para as discussões que pretende desenvolver.
O mesmo pode ser feito depois de uma aula, para descobrir se a turma entendeu de fato um conteúdo ou para ajudar a fixá-lo melhor.
Como a plataforma identifica os pontos fortes e fracos de cada aluno, ela própria também é capaz de sugerir os conteúdos necessários e o professor só precisará acompanhar o desempenho dos alunos utilizando os relatórios gerados.
Requisitos
Nesta dinâmica, a agenda envolvendo o Geekie Lab entra como parte do currículo escolar e deve ser adotado por professores como tal. Assim, o planejamento do seu uso deve ser levado tão a sério quanto o planejamento de suas aulas regulares, e ser elaborado de forma a complementá-las.
Também é essencial que os professores utilizem frequentemente os relatórios gerados pela plataforma, para que acompanhem a frequência de uso e a evolução de cada aluno – e cobrem aqueles que não a estiverem usando como deveriam.
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