3 livros sobre tendências da tecnologia na Educação

Em sua colaboração quinzenal para a Nova Escola, o CEO da Geekie, Claudio Sassaki, indicou alguns livros importantes para os educadores interessado em inovação. Veja abaixo um deles e acesse a lista completa neste link
Olá, professor!
Há algumas semanas, listei nesta coluna alguns e-books e cursos gratuitos para os professores que desejam se informar e se capacitar em relação às novas tecnologias educacionais. Agora, quero completar a proposta com três livros – recomendados pelo pessoal da Geekie – que exploram o tema da inovação com profundidade e trazem reflexões importantíssimas para quem ajuda a construir a Educação do século 21. Espero que eles sejam tão úteis para você quanto têm sido para mim.

Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação
Organizadores: Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani, 270 págs., Ed. Penso, tel.: 0800 703 3444, 50 reais.



A provocação do livro: Cada um aprende de um jeito e possui necessidades e ritmos diferentes. Então, por que ensinar de uma única maneira? O ensino híbrido é uma das grandes tendências do século 21 por permitir a personalização do ensino, respeitando a forma de cada aluno aprender.
Por que é bacana: Como explica Rita André, assessora pedagógica da Geekie que indicou o livro:O termo ‘híbrido’ significa misturado, combinado ou mesclado. Segundo os autores do livro, a Educação é híbrida por natureza, já que aprendemos tanto por meio de processos organizados quanto por processos abertos e informais, quando estudamos e quando nos divertimos. Dessa forma, os autores refutam a ideia da obrigatoriedade de um computador por aluno e de uma internet ‘potente’. O ensino híbrido pode ocorrer tanto em escolas com uma sofisticada infraestrutura de tecnologia como naquelas com menos recursos”. A obra explica os conceitos básicos que envolvem o tema e mostra, com diversos exemplos práticos, como o uso de plataformas adaptativas, disponíveis em ambientes online, permite ajudar a sanar as lacunas de aprendizagem e como elas têm se mostrado excelentes aliadas na intermediação da comunicação entre professores e alunos.
Leia o post completo neste link
 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami