Os benefícios do Geekie One para diretoras da rede PEA-Unesco

Artigos

Diretoras de escolas do Programa de Escolas Associadas à Unesco falam sobre as afinidades entre instituições inovadoras e os benefícios do Geekie One. Aprendizagem por projetos e metodologias ativas são potencializados pelo material e formações da consultoria pedagógica da Geekie.

Metodologias e abordagens inovadoras fazem parte da rotina das instituições do Programa de Escolas Associadas à Unesco. O desenvolvimento das diretrizes temáticas têm o potencial de conferir significado às experiências de aprendizagem dos estudantes. Assim, eles assumem o papel protagonista e autônomo para se consolidarem como gerações conscientes de seu papel em uma cidadania global e de paz.

Para inovar em processos, metodologias e abordagens, a escola precisa estar confiante de que sua essência é inovadora. Aulas mais ativas são um meio para o desenvolvimento de competências e habilidades, mas também devem ser o reflexo de um projeto político pedagógico e uma equipe de educadores e educadoras pautados em uma cultura de aprendizagem comprometida com os estudantes. Sem esta premissa e sem intencionalidade pedagógica, as práticas ativas, Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) e qualquer elemento de uma aula se torna apenas acessório desconectado e decorativo.

Inovação e afinidade: como a Geekie auxilia escolas no processo de aprendizagem

A Geekie também acredita, compartilha e se compromete com o potencial de uma cultura de aprendizagem que promova metodologias e abordagens inovadoras. Mais de 40% das escolas que adotam o Geekie One são associadas à rede PEA-Unesco. São estudantes, docentes, coordenadores e gestores trabalhando juntos com a Geekie para tornar visível a jornada do aprendizado por meio de relações e ações conscientes que fortalecem o brilho único de cada pessoa. 

Entendemos este cenário a partir da experiência com centenas de escolas que passaram por nossa história. Com esse conhecimento, criamos o Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola.

Lançar luz à todas as particularidades invisíveis do processo de aprendizagem é uma tarefa complexa, mas não precisa ser solitária. Com o Geekie One, as escolas parceiras têm o apoio formativo para práticas pedagógicas mais significativas para estudantes, professores e toda a comunidade pedagógica. Além disso, o conteúdo digital e flexível permite uma hiperatualização para que alunos e alunas acompanhem as novidades do cotidiano. Isso permite que eles construam seus conhecimento com base no que acontece no âmbito global e local. 

Digital e hiperatualizado: o suporte do Geekie One nos projetos de escolas da rede PEA-Unesco

No Colégio Uirapuru, uma das primeiras escolas a se associar à Unesco, a equipe pedagógica desenvolve projetos ligados às diretrizes temáticas da Unesco com o apoio de obras literárias famosas. “A volta ao mundo em 80 dias”, de Jules Verne, e “Aventuras de Hans Staden”, de Monteiro Lobato, foram o suporte para discutir temas como consumo consciente, sustentabilidade e outros temas sugeridos pela PEA-Unesco. Além dos livros, a escola também promove simulações de conferências da Organização das Nações Unidas e a Feira de Encontro de Cientistas. Nesta, o Geekie One auxilia com a inserção dos temas atuais e suas práticas ativas. 

A diretora pedagógica do Colégio Uirapuru (Sorocaba-SP), Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer, destaca dois pontos para esta afinidade.

“Como o Geekie One é digital, não há demora para atualização e acesso a questões do cotidiano, tão importantes para Ciências, por exemplo. Esse ponto se une à questão da cultura digital: o Geekie One é também uma forma de olhar o digital como uma ferramenta de aprendizagem, já que essa geração é muito conectada. Isso é possível porque a Geekie traz uma linguagem midiática que promove um outro aprendizado e o desenvolvimento de uma nova cultura para os estudantes.”

Já Mara Custódio, diretora pedagógica do Colégio Passo Seguro, destaca a confiança como a principal afinidade entre o Geekie One e o Programa de Escolas Associadas à Unesco:

“A Geekie pensou em lançar um produto que realmente casa com as habilidades do século XXI, desenvolver o atual e o moderno juntos. A afinidade é o propósito do verdadeiro, do que realmente forma, algo que vemos na rede da Unesco em suas propostas, encontros e parcerias.”

Para ela, um dos principais méritos em fazer parte da rede PEA-Unesco é a conexão com outras escolas parceiras. Ela destaca as viagens internacionais, como a feita recentemente para a Nova Zelândia e Austrália, como uma das principais formas de conhecer outros gestores e gestoras, culturas e escolas e verificar que seu trabalho com o Passo Seguro, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, não está tão distante do cenário de inovação e valorização da formação de estudantes.

Com as experiências internacionais e as trocas com outros educadores e educadoras da rede PEA-Unesco, Custódio diz ver ainda mais sentido em sua crença por uma educação construtivista e focada no desenvolvimento integral dos alunos e alunas. O material e as formações continuadas organizadas pela equipe de consultores pedagógicos do Geekie One ajudam nesse objetivo e são apontados pela diretora como uma importante oportunidade de atualização das práticas pedagógicas do corpo docente. 

“Do ponto de vista do material, me atraiu a possibilidade de montar a sequência didática de acordo com a determinação do professor, da escola e da coordenação e não ser mais necessário ficar pulando página. Tudo isso associado com recursos modernos, com o chromebook. Já a formação de docentes, nossos professores e professoras estão fazendo os workshops disponibilizados pela consultoria. Alguns docentes já estão avançados na inovação em sala de aula. Este é um processo em construção para aprimorar o processo de aprendizagem de nossos estudantes”, afirma.

Propiciar que escolas, famílias e estudantes sejam parte ativa desta rede interconectada e parceira, comprometida com o desenvolvimento do potencial de cada um dos envolvidos. É assim que o Geekie One atua para empoderar estudantes, famílias e escolas para colaborarem para potencializar o aprendizado.

Leia mais:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square