No dia do(a) Biológo(a), 3 de setembro, contamos como surgiu a profissão e sua importância para toda a vida no planeta.
Você conhece o símbolo oficial brasileiro da Biologia? O círculo azul representa um óvulo, o DNA no centro faz parte de um espermatozoide que está fecundando o óvulo, o que representa o início de uma vida. Já as folhas representam a fotossíntese, essencial na produção de energia para a manutenção da vida.
A Biologia engloba as Ciências Biológicas, que se dedicam ao estudo da vida. Hoje, as grandes áreas da Biologia são Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Saúde, que se dividem em diversas especialidades.
Biólogos(as) eram chamados(as) de historiadores(as) naturais
Qual figura vem em sua mente quando pensa em um(a) biólogo(a)? Até o início do século XX, o(a) biólogo(a) não existia. Os(as) profissionais que estudavam o funcionamento dos organismos animais e vegetais eram chamados(as) de historiadores(as) naturais. Além disso, a História Natural não contava com ciências como a Genética e a Evolução, que começaram a se delinear no fim do século XIX. O estudo do corpo humano era um objetivo predominante da Medicina.
E quando aconteceu o salto da Biologia? Os naturalistas Treviranus (1776-1837), Oken (1779-1851) e Lamarck (1744-1829) utilizaram em suas obras o nome Biologia para denominar o estudo da natureza e da vida, no início do século XIX. A palavra vem da junção dos vocábulos gregos bios (vida) e logos (estudo). Os estudos sobre a evolução dos seres vivos e o surgimento da Genética revolucionaram a Biologia e a consolidaram como ciência. Essas duas áreas colocaram a Biologia em um lugar de colaboração e relevância social.
As Ciências Biológicas salvam vidas
Nesse sentido, as pesquisas em Ciências Biológicas resultaram no desenvolvimento de vacinas, antibióticos, exames, no conhecimento da composição genética dos seres vivos, na produção de medicamentos diversos, entre outros. Todas essas contribuições refletiram no aumento da expectativa de vida no mundo e em uma melhor qualidade de vida. Hoje, a Biotecnologia ocupa um lugar de destaque ao utilizar o conhecimento biológico na produção de soluções, tecnologias, produtos, técnicas inovadoras e que impactem positivamente a sociedade.
E por que comemoramos o Dia do(a) Biólogo(a) no dia 3 de setembro? Porque a legalização da profissão ocorreu nesse dia, em 1979, com a lei nº 6.684. Junto com ela, o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais foram criados.
Diante de toda essa colaboração para a ciência e sociedade, desejamos feliz Dia do(a) Biólogo(a)!
*Ingrid Marinho é Editora de Ciências e Biologia na Geekie.
Leia também:
- Enem 2020: Geekie Teste cobre 96% dos assuntos de Matemática e Ciências da Natureza
- Novo Ensino Médio e alterações no Enem: confira as mudanças e os prazos de implementação
- 5 sites de divulgação científica para usar na sala de aula
- Pensamento científico: estrutura de análise para todas as áreas do conhecimento