A aprendizagem personalizada é uma das tendências mais consistentes da educação do século 21. Permitir a cada aluno aprender no seu próprio ritmo, no formato mais atraente para ele, com supervisão direta do professor representa na verdade o resgate do modelo histórico da transmissão de conhecimento – a relação mestre-aprendiz é muito mais antiga na linha do tempo da educação do que a interação educador-classe. O problema é que esse modelo não era aplicável em larga escala; agora é, graças às ferramentas digitais. A personalização, aliás, é um bom exemplo do uso dessas ferramentas como aliadas do professor no chão da escola, como coadjuvantes perfeitamente integradas a um projeto pedagógico.
As novas possibilidades abertas por inovações como as plataformas de aprendizagem personalizada são o tema do bate-papo online “Tecnologia é para a minha escola?”, que será realizado na terça-feira (23/06), às 14 horas. Resultado de uma parceria entre a Geekie e a revista Gestão Escolar, da Fundação Victor Civita, o evento vai reunir educadores envolvidos em projetos pioneiros tanto na esfera pública quanto privada. Você pode assistir ao bate-papo clicando aqui. Caso não possa acompanhar o evento ao vivo, cadastre-se para receber a gravação.
Participantes
Vamos conhecer um pouco mais sobre os participantes do debate – a mediadora será a jornalista Iana Chan, que escreve sobre tecnologia no site da revista Nova Escola, outra publicação da Fundação Victor Civita:
Claudio Sassaki – co-fundador e CEO da Geekie, Claudio é um dos responsáveis por trazer para o Brasil o conceito de aprendizagem personalizada com uso da tecnologia. Ganhador de prêmios como Educador Inventor, da ONG Cidade Escola Aprendiz, e Empreendedor Social do Ano, da Fundação Schwab (organizadora do Fórum Econômico Mundial), Claudio vai falar no bate-papo sobre o conceito de ensino personalizado e sua vertente adaptativa, que usa inteligência artificial para identificar em tempo real as necessidades do estudante.
“É uma honra para a Geekie participar de um evento conjunto com a Gestão Escolar, revista que é referência para gestores de escolas de todo o País”, diz Claudio. “O bate-papo vai ser uma oportunidade única para expor nossa visão sobre novas tendências que já estão revolucionando o cotidiano de milhares de professores e estudantes em todo o Brasil.”
Robson Montes – educador há mais de 25 anos, hoje é diretor pedagógico do Colégio Nacional, um dos mais conceituados do Triângulo Mineiro. Robson vai falar dos desafios da introdução das tecnologias de personalização no dia a dia da escola e do seu papel de aliadas do professor tanto no mapeamento das deficiências do aluno quanto na indicação de conteúdos para saná-las. Um trabalho que passa por convencer o professor a trabalhar com novas ferramentas de diagnóstico e transmissão de conteúdo e, no caso do aluno, a desenvolver autonomia nos estudos. O Nacional é líder nacional entre as escolas usuárias do Geekie Lab, plataforma online de aprendizagem adaptativa desenvolvida pela Geekie. A escola mineira tem um porcentual de engajamento dos estudantes na plataforma que fica na casa dos 90%.
“Como diretor pedagógico, meu grande desafio é fazer a transição para a educação 3.0, de ajudar a adotar essa nova concepção, essa nova metodologia na qual o professor vira um mediador de processos”, diz Robson. “É tudo novo, porque eu e os professores fomos formados na educação 2.0. Tem de experimentar e avaliar, reexperimentar e avaliar de novo. Nada como pegar relatos de outras experiências, para entender melhor como se faz.”
Cleide Torres – educadora há mais de 30 anos, Cleide dirige a Escola Estadual Jardim Riviera, em Santo André, na Grande São Paulo. A escola é um exemplo bem-sucedido no modelo de Tempo Integral, graças ao qual 130 mil alunos da rede pública paulista hoje estudam em jornadas diárias de 7 horas ou mais. Cleide vai falar da experiência de adoção de novas tecnologias da perspectiva da escola pública. Nesse sentido, a Jardim Riviera também é uma experiência de sucesso. Foi a escola com maior porcentual de engajamento dos alunos, de 82%, no Geekie+, parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que deu acesso ao Geekie Lab aos mais de 415 mil estudantes do 3.º ano do ensino médio da rede pública, como parte da preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
“Nosso principal mérito na questão do Geekie+ foi talvez o de perceber o quanto alguns alunos ficaram interessados no estudo pela plataforma. Foi na verdade um processo de baixo para cima. Os estudantes começaram a comentar sobre o conteúdo de algumas videoaulas com colegas ou mesmo levar o assunto para a sala de aula, para discutir dúvidas com seus professores”, diz Cleide. “O interesse dos alunos despertou o interesse dos professores, que criaram logins para navegar na plataforma, e depois dos gestores. Hoje eu, a vice-diretora, a coordenadora pedagógica e os 22 professores temos logins na plataforma.”
Você é nosso convidado, então, para o bate-papo online de terça-feira. Participe, levante questões para os convidados e divulgue a iniciativa na sua escola. Até lá!
Comment section