Pelo quarto ano seguido, Geekie Teste tem 100% de aderência aos assuntos que caíram na área de Matemática e suas Tecnologias
A prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe temas bastante diversos e interessantes, com aplicações práticas da Matemática no dia a dia e no cotidiano. Essa aplicação do exame exigiu conhecimento teórico dos conteúdos matemáticos presentes, como fórmulas e definições, mas também a perspicácia para manejar de forma lógica alguns raciocínios, assim como bastantes manipulações algébricas.
Assim como na aplicação do ano anterior, o contexto escolar esteve presente na prova deste ano. Uma das questões apresentou a maratona escolar de matemática onde, por meio do cálculo de porcentagens, o aproveitamento de dois participantes da competição era determinado. Outra questão trouxe a temática de uma professora que utiliza um dispositivo “caça-números”: em vez de figuras iguais, pede-se para identificar diferentes representações para números racionais. Uma terceira questão apresentou a problemática de determinar a média aritmética de notas de provas de um estudante.
A tecnologia também apareceu como contextualização dos problemas do exame, abordada por meio de jogos virtuais e a projeção ortogonal da trajetória percorrida por um personagem do jogo. Os apps, ferramentas virtuais, apareceram em âmbitos diversos: uma questão apresentou um aplicativo de transportes para que pudesse ser determinada a expressão algébrica do valor de uma viagem e outra trouxe a temática do app de mensagens, tão popular atualmente, em que foi usada a fórmula do termo geral de uma progressão geométrica para calcular a quantidade de emojis enviados, interpretando o crescimento desse tipo de sequência. Além disso, as telas de smartphones também apareceram na prova, sendo necessário transformar um número misto que representava o tamanho delas em número decimal e calcular a diferença entre esses valores.
Outro tópico presente foi a segurança no contexto de senhas e criptografia. O princípio fundamental da contagem apareceu para determinar a quantidade de senhas distintas que um funcionário tinha para cadastrar o acesso pessoal na porta da empresa em que trabalhava. Em criptografia, por meio de Júlio César e os códigos utilizados no envio de mensagens da época da República Romana, foi calculada a probabilidade de uma mensagem criada com um determinado padrão alfabético ser decodificada. A segurança, em termos de vigilância, também foi tema no exame com o alcance de câmeras que fiscalizam uma rota de ônibus de transporte de passageiros entre dois terminais aeroportuários, cuja resolução se dava através da modelagem de uma equação do primeiro grau. Numa outra questão, o cálculo da área de um setor circular ajudava o dono de um imóvel a decidir o sensor de movimento ideal para manter sua propriedade segura.
O futebol marcou presença na prova: o estádio do Maracanã. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, serviu como base para calcular a diferença entre as áreas das superfícies de seu campo de futebol antes e depois de modificações estruturais.
Um tema que serviu de pano de fundo para uma das questões foi a balança comercial brasileira em relação ao valor total de exportações e importações, trazendo dados históricos em forma de gráfico. Na análise do gráfico apresentado, foram solicitados os valores obtidos pela diferença entre o total de exportações e importações referentes a cada período, que deveriam ser apresentados em ordem decrescente. Ainda nesse âmbito financeiro, a questão sobre o lucro esperado com a venda de ingressos de uma casa de shows exigiu domínio de operações básicas dos(as) estudantes.
As Ciências da Natureza também marcaram presença nesta aplicação por meio da questão acerca da visão humana e a escolha das lentes de um microscópio para ampliar a visualização de hemácias, sendo resolvida pelas operações básicas de potências e multiplicações de números reais.
Algumas questões trouxeram o contexto de criação e fabricação de itens de diversos tipos, utilizados nas indústrias. Nesse tema, um item da prova trouxe gráficos senoidais para identificar o comportamento de amortecedores em uma estrada através de características de sua amplitude. Em outra, um artesão selecionava o local para comprar alguns componentes para produzir enfeites por meio da análise de um quadro e o cálculo do seu custo. Numa empresa, por meio do estudo de uma função afim, era possível determinar o custo da produção de uma determinada quantidade de mochilas.
A geometria apareceu diversas vezes e com diferentes contextos: cálculo do volume de cilindros para uma distribuidora de sucos determinar a embalagem que tinha a maior capacidade; um jardineiro que, por meio da maior área calculada, precisava definir o formato de seu jardim ornamental; um sistema de polias cujo perímetro da correia que as circundava dependia do cálculo do comprimento de arcos; o orçamento para compra de colunas que levam em consideração as medidas do raio de cada uma e o custo por unidade; a medida da aresta de uma embalagem cúbica calculada por meio da porcentagem do volume da embalagem anterior; e a identificação do sólido formado a partir da revolução de um trapézio, entre outras.
Um conteúdo que não costuma ser muito explorado é o de exponenciais e logaritmos. No exame deste ano, entretanto, apareceram em um problema que falava da temperatura da água de uma caneca colocada no micro-ondas e na questão do cálculo da magnitude de um terremoto, respectivamente. Falando em fenômenos meteorológicos, os dados referentes à umidade relativa do ar também apareceram para contextualizar uma questão de cálculo de mediana.
A prova trouxe bastante diversidade de conteúdos cobrados: área, perímetro, volume, função do 1º grau, medidas de tendência central, probabilidade, análise combinatória (princípio fundamental da contagem, permutação, combinação simples), porcentagem, logaritmo, potências, progressão geométrica, números mistos, função exponencial, proporcionalidade, análise de gráficos e quadros/tabelas, entre outros. As questões tinham dificuldades variadas, de fáceis a difíceis, com a maioria sendo de dificuldade média.
O exame exigiu dos(as) estudantes domínio de ideias básicas da matemática, como resolução de problemas, proporção, operações fundamentais, manipulação algébrica, observação de padrões e unidades de medidas. Assim sendo, para resolver as questões, o(a) estudante precisava desenvolver e aplicar essas ideias, alinhadas aos conteúdos matemáticos nos diversos contextos em que ela está inserida.
De modo geral, os assuntos flutuaram em todas as grandes áreas de matemática, utilizando o cenário de diferentes contextos, aproximando os conteúdos de questões do dia a dia e de situações da vida cotidiana, deixando a prova mais leve, atrativa e interessante para os(as) estudantes.
Assuntos que mais caíram na aplicação 2024:
- Funções.
- Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
- Operações básicas no âmbito dos conjuntos numéricos.
- Áreas, perímetros e volumes.
- Análise Combinatória.
- Probabilidade.
- Medidas de tendência central.
- Tabelas e gráficos.
- Polígonos regulares.
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