Cenário
O Colégio Mater Dei é referência em educação de excelência, com uma trajetória marcada por inovação e foco no desenvolvimento integral dos(as) estudantes. Localizado em São Paulo, o colégio se destaca por oferecer uma formação que vai além do tradicional, promovendo valores como autonomia, pensamento crítico e habilidades socioemocionais.
Diante de seu histórico, o colégio foi escolhido para ser pioneiro na implementação do Caderno do Pensamento Ativo (CPA), um material complementar que busca fortalecer o ensino híbrido. Essa parceria permitiu que a Geekie e a instituição avaliassem o material em um ambiente real de sala de aula.
Idealizado para atender estudantes dos 6º e 7º anos a partir de 2025, o CPA complementa a plataforma digital do Geekie One ao unir atividades práticas no material físico com o acesso a recursos digitais via QR Codes.
Desafio
O Geekie One é um material didático inteligente que promove um aprendizado híbrido, unindo o mundo físico ao digital para tornar a educação mais ativa, personalizada e visível. A crescente demanda por um recurso que integrasse essas abordagens de forma prática e eficiente motivou a criação do material complementar.
O Caderno do Pensamento Ativo (CPA) surgiu para atender a essa necessidade, oferecendo um material flexível que combina acessibilidade e leveza com a profundidade de uma integração fluida entre o físico e o digital.
Solução
A implementação do Caderno do Pensamento Ativo (CPA) no Colégio Mater Dei ofereceu aos estudantes uma experiência de estudo que combina atividades práticas no material físico com o acesso a conteúdos digitais.
Essa abordagem permite explorar o conteúdo de forma individualizada, consolidando conhecimentos essenciais e desenvolvendo habilidades de organização e autonomia. Para os(as) docentes, o CPA se destacou como uma ferramenta eficaz para acompanhar o progresso dos(as) estudantes de maneira ainda mais visível.
Resultados
A integração com recursos digitais permitiu que os(as) estudantes acessassem vídeos, explicações interativas e atividades complementares de forma personalizada.
O CPA combinado com os recursos digitais do Geekie One, facilitou o acompanhamento do progresso dos(as) estudantes.
O formato compacto e leve do CPA facilitou a incorporação do material à rotina escolar, garantindo um aprendizado contínuo sem sobrecarregar.
Conclusão
O Caderno do Pensamento Ativo (CPA) provou ser um aliado para o ensino híbrido, com uma experiência realmente significativa e conectada às necessidades dos(as) estudantes e das escolas.
Essa experiência demonstra que, quando bem implementado, o aprendizado híbrido é capaz de abrir novas possibilidades para estudantes, educadores(as) e famílias, promovendo uma educação mais ativa, personalizada, conectada e visível.