#GeekieIndica: Criadora do Coursera fala sobre educação online

Artigos

A partir desta sexta-feira, o InfoGeekie vai indicar semanalmente livros, vídeos, palestras, aplicativos e outros tipos de conteúdo bacana para informar e inspirar ideias inovadoras na educação – sempre na linha daquilo que a Geekie defende e acredita. Você pode participar mandando sugestões para nós na seção de comentários deste post. Elas poderão ser publicadas por aqui nas próximas semanas.
Hoje, queremos indicar uma palestra apresentada no TEDGlobal 2012 por Daphne Koller, professora da Universidade de Stanford e co-fundadora do Coursera. A plataforma, que oferece cursos de universidades renomadas gratuitamente para pessoas do mundo todo, foi criada de seu desejo de “levar o ensino de qualidade ao máximo de pessoas possível” (o mesmo objetivo da Geekie <3).
Assim, o vídeo (disponível com legendas em português) é recomendável para entender melhor as possibilidades do aprendizado online. Mas isso não é tudo. O sucesso do Coursera acabou fazendo com que ele se tornasse mais do que um serviço e virasse também uma forma de se estudar como se dá o aprendizado humano. Como Koller diz no vídeo, a coleta de “cliques, resultados de testes de compreensão e comentários nos fóruns de discussão de dezenas de milhares de alunos torna possível entender questões fundamentais como ‘quais são as boas estratégias de aprendizagem eficazes e as que não são?’. E, em relação a cursos específicos, dá para se responder perguntas como: ‘quais são os conceitos equivocados mais comuns e como podemos ajudar os alunos a resolvê-los?’.”
A palestra se chama “O que estamos aprendendo da educação online” e pode ser assistida abaixo. Para ver o script em português, clique aqui.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square