A sala de aula já não é a mesma de alguns anos atrás. Hoje, os professores têm que lidar com uma uma geração de estudantes composta de nativos digitais: jovens que cresceram conectados à internet, acostumados com a interatividade, com o acesso rápido à informação e com estímulos visuais e sonoros constantes.
Para esse público, o tradicional modelo expositivo muitas vezes já não é suficiente para prender a atenção ou estimular o interesse. Desse modo, os professores se veem diante da necessidade de reinventar suas práticas pedagógicas.
Pensando nisso, quais são as melhores ferramentas para professores usarem em sala de aula e como gestores escolares podem proporcioná-las?
Tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, enquanto promovem uma aprendizagem mais significativa e ativa. Com esse objetivo, apresentamos algumas das diversas ferramentas metodológicas e tecnológicas disponíveis atualmente.
Metodologias ativas
As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante como protagonista do próprio aprendizado. Ele deixa de ser um receptor passivo de conteúdo e é incentivado a resolver problemas, tomar decisões, colaborar com colegas e refletir sobre si mesmo.
Ao usar metodologias ativas em sala, o professor estimula habilidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração e autonomia, competências essenciais para o século 21. Conheça ferramentas para professores que favorecem essa prática:
- Geekie One: material com práticas ativas, abordagem híbrida e hiperatualizado.
- Padlet: uma espécie de mural colaborativo onde os alunos podem postar ideias, imagens, links e vídeos.
- Google Jamboard: permite que os estudantes construam mapas mentais e resolvam problemas de forma colaborativa em tempo real.
Realidade aumentada
A realidade aumentada permite que elementos virtuais sejam sobrepostos ao mundo real por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou óculos especiais. Com essa tecnologia, conceitos abstratos se tornam mais concretos e acessíveis.
Imagine uma aula de ciências em que os estudantes possam visualizar o corpo humano em 3D, explorar camadas da pele ou observar o funcionamento do sistema digestivo. Com a realidade aumentada também é possível planejar uma aula de história que leve o estudante às ruínas da Roma Antiga por meio da câmera do celular.
Tudo isso e muito mais é possível com algumas ferramentas para professores utilizarem em sala de aula:
- Visitas virtuais do Geekie One: dando vida às páginas dos livros, é possível levar os alunos para lugares especiais.
- Google Arts & Culture (antigo Google Expeditions): atualmente, o Google Arts & Culture incorporou parte das funcionalidades do Google Expeditions e permite visitas virtuais a museus e locais históricos.
- Merge Cube: cubo físico que, combinado com aplicativos, projeta conteúdos interativos em 3D.
Sala de aula invertida
Na sala de aula invertida, conhecida como flipped classroom, o estudante acessa o conteúdo teórico em casa, geralmente por meio de vídeos, textos ou podcasts. O tempo em sala, por sua vez, é dedicado à resolução de dúvidas, atividades práticas, debates e aprofundamento do tema.
Essa metodologia estimula a autonomia e permite que cada estudante avance no próprio ritmo. Para colocá-la em prática, fique por dentro dessas plataformas e ferramentas para professores:
- Google Classroom: organiza os materiais, atividades e interações com os estudantes em um só lugar.
- Edpuzzle: transforma vídeos em experiências interativas, com perguntas ao longo do conteúdo.
- YouTube: possibilita a criação de um canal de aula com vídeos curtos e objetivos.
A sala de aula invertida é especialmente interessante para revisar conteúdos, aprofundar temas complexos e promover o engajamento.
Gamificação
A gamificação tem a proposta de utilizar elementos típicos dos jogos para tornar a aprendizagem mais envolvente e divertida. Desafios, recompensas, níveis e rankings são alguns exemplos de recursos usados nessa prática.
Além de motivar os estudantes, a gamificação pode ajudar a desenvolver competências socioemocionais como persistência, foco, cooperação e espírito de equipe. A dica é usá-la tanto para revisar conteúdos quanto para avaliar a compreensão dos assuntos abordados.
Entre as ferramentas para professores explorarem a gamificação, estão:
- Kahoot: permite criar quizzes interativos em formato de competição.
- Classcraft: transforma a turma em um jogo de RPG, em que os estudantes evoluem conforme seu desempenho e comportamento.
Aprendizagem baseada em projetos
Na aprendizagem baseada em projetos, os alunos desenvolvem conhecimentos e habilidades por meio da investigação e resolução de problemas reais ou desafiadores.
Projetos bem planejados conectam os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes, despertando o interesse e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Por isso, essa abordagem favorece o engajamento, a interdisciplinaridade e o senso de propósito.
Pensando nisso, a Geekie oferece o Estação One, um catálogo digital que apresenta propostas de projetos socioemocionais e interdisciplinares. Conheça essa ferramenta que faz parte do Geekie One Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Para aplicar a aprendizagem baseada em projetos, outras ferramentas para professores podem ser:
- Trello ou Notion: ideais para organizar tarefas, prazos e responsabilidades.
- Canva: para criação de apresentações, cartazes, infográficos e relatórios.
- Google Drive: permite o trabalho colaborativo em tempo real em documentos, planilhas e apresentações.
Lousa digital
As lousas digitais interativas substituem os quadros tradicionais e permitem uma série de recursos multimídia. Essa ferramenta amplia o repertório de estratégias do professor e ajuda a criar aulas mais dinâmicas e interativas.
Escrita com caneta ou toque, exibição de vídeos, simulações, navegação na internet, integração com aplicativos ou arquivos da nuvem são algumas das possibilidades de uso da lousa digital.

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs)
Os ambientes virtuais de aprendizagem são plataformas on-line que permitem ao professor organizar conteúdos, atividades, avaliações e interações com os alunos. O recurso também oferece dados sobre o desempenho da turma e facilita o acompanhamento individualizado.
Entre as mais usadas ferramentas para professores estão:
- Google Classroom: simples, intuitivo e integrado com outras ferramentas do Google.
- Moodle: mais completo e robusto, ideal para escolas que buscam personalização.
- Microsoft Teams for Education: integra recursos de videoconferência, chat, armazenamento e organização de conteúdos.
Avaliação formativa digital
A avaliação formativa tem ganhado destaque por seu papel no acompanhamento contínuo do aprendizado. Em vez de apenas medir resultados, ela serve para orientar o processo e identificar pontos a melhorar.
Para isso, existem ferramentas para professores que possibilitam avaliações rápidas, interativas e divertidas:
- Geekie Teste: avaliação externa que revela os domínios dos estudantes em todos os componentes curriculares.
- Socrative: permite criar quizzes, enquetes e atividades em tempo real.
- Mentimeter: ideal para fazer enquetes e obter opiniões da turma de forma visual.
Produção de conteúdo multimídia
Produzir conteúdo visual é uma forma de enriquecer o aprendizado e permitir que os estudantes também expressem seus conhecimentos de forma criativa. Assim, tanto professores quanto alunos podem explorar esse recurso para transformar informações em conteúdo atrativo e de fácil compreensão.
Algumas ferramentas para professores que são úteis nesse sentido são:
- Canva: para criar apresentações, infográficos, cartazes e vídeos animados.
- Genially: para apresentações interativas, jogos e materiais visuais envolventes.
- Powtoon: para criar vídeos explicativos com animações e narrações.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) já foi integrada à educação para personalizar o ensino, apoiar a produção de conteúdo e otimizar a rotina docente. Ferramentas para professores com esse recurso vão estar cada vez mais presentes na rotina escolar.
A IA é também um suporte para o planejamento. Veja algumas ferramentas para professores que trabalham a partir da inteligência artificial:
- Geekie One: o material didático inteligente da Geekie tem a personalização como palavra-chave e conta com as mais diversas ferramentas para garantir a autonomia do estudante.
- ChatGPT: auxilia na elaboração de planos de aula, revisão de textos, criação de atividades e até simulação de dúvidas de alunos. Conte conosco para explorar o Chat GPT da melhor forma.
Metodologia e tecnologia a serviço da educação
Com tantas ferramentas e metodologias à disposição, o maior desafio das escolas é escolher aquilo que faz sentido para sua realidade, seus objetivos e seu estilo de ensino.
Por isso, a Geekie não te deixa na mão e oferece as mais diversas soluções educacionais e os recursos mais avançados para os estudantes dos dias de hoje. Com intencionalidade pedagógica, criatividade, planejamento e apoio institucional, é possível transformar a sala de aula em um ambiente mais interativo, acolhedor e eficaz!
Qual o papel do gestor(a) escolar?
O gestor(a) precisa estar sempre atento às novidades do mercado e realizar reuniões e pesquisas com o corpo docente a fim de entender quais as necessidades deles e se elas vão de encontro com a proposta pedagógica da escola. Assim, junte professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) para entender suas visões e agir a partir disso. Além disso, vale também buscar as opiniões das famílias.
Conte com a Geekie
Com um material didático inteligente e foco na personalização, a Geekie ajuda a sua gestão a selecionar ferramentas e métodos para as aulas, garantindo mais confiança, conforto e uma aprendizagem baseada em dados. Fale conosco e entenda mais!
Comment section