Diretor de Marketing da Geekie, Adriano Nunes, falou sobre a importância da análise de mercado e do planejamento estratégico para a abertura e expansão de escolas
A Geekie foi destaque em uma entrevista da Revista Direcional Escolas para um especial sobre expansão e crescimento de instituições de ensino, publicado na edição de novembro. Na entrevista, o Diretor de Marketing da Geekie, Adriano Nunes, falou sobre a importância da análise de mercado para essa finalidade e citou também o Raio-X Mercadológico, desenvolvido dentro do programa Brilhando Juntos para apoiar a estratégia de marketing das escolas parceiras.
De acordo com Adriano, a abertura ou expansão de uma instituição de ensino é um desafio que exige planejamento estratégico, visão de longo prazo e a capacidade de se adaptar às mudanças no cenário educacional. Para que ela ocorra com sucesso, gestores e gestoras precisam ficar atentos(as) a uma série de aspectos que influenciam diretamente no negócio.
“Antes de iniciar qualquer processo de expansão ou abertura de uma escola ou empresa, é preciso definir objetivos e nicho, realizando uma análise de mercado com o intuito de compreender o setor educacional na região de atuação da escola. Isso envolve identificar demandas não supridas, conhecer a concorrência e entender o público-alvo que a instituição pretende atender”, diz um trecho da entrevista.
Sobre o Raio-X, Adriano explicou como ele funciona e apoia as mais de 600 escolas parceiras da Geekie em suas jornadas de crescimento, trazendo:
– visibilidade dos dados sociodemográficos da cidade e da região próxima ao colégio com a localização dos(as) alunos(as), domicílios, renda média e densidade populacional por faixa etária;
– análise do potencial de mercado, com a trajetória de matrículas da região, ganho e perda de alunos(as) por fase de ensino, preços dos principais concorrentes dos colégios parceiros e métricas de redes sociais;
– análise e diagnóstico do posicionamento de negócio;
– visibilidade de quais são os diferenciais competitivos do colégio, auxiliando o posicionamento de acordo com o objetivo de captação e retenção.
Clique aqui e confira a entrevista na íntegra, nas páginas 17 e 18.
Você também pode ler a entrevista direto do site da revista, clicando aqui.
Boa leitura!
Comment section