Bolsas de estudos e política de descontos: sua escola aplica essas estratégias de marketing?

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Oferecer bolsas de estudos e políticas de descontos para os(as) alunos(as) pode ser uma boa estratégia na atração e retenção de matrículas. Confira 12 critérios que sua escola pode usar para conceder esses benefícios.

Para atrair ou mesmo reter alunos(as), as escolas podem criar políticas de descontos ou programas de bolsas de estudos. Além da função social, a estratégia pode dar mais visibilidade para a instituição de ensino e auxiliar na saúde financeira da escola. 

É necessário, no entanto, usar o recurso de forma moderada e com controle rigoroso.

A aplicação de descontos pode ser um assunto delicado e merece a atenção redobrada da escola. Por isso, é fundamental estabelecer uma política de descontos, com segurança e transparência para todos, mostrando critérios claros para a concessão de bônus, reduções nas mensalidades e bolsas. Tenha tudo sempre bem registrado e com consentimento das famílias. 

E quais critérios eu posso adotar em minha escola? Um dos critérios que a escola pode adotar para a aplicação de descontos é o vínculo, ou seja, estudantes com mais tempo de casa ou que tenham irmãos ou irmãs e outros familiares matriculados na mesma instituição de ensino. 

Outro exemplo de critério pode ser o cumprimento da data de vencimento da mensalidade ou antecipação dos pagamentos. A escola pode ainda adotar o critério de mérito, para alunos(as) com melhores notas, ou de indicação, quando o(a) aluno(a) indica outros estudantes que efetivam realmente a matrícula na instituição. Confira no quadro abaixo alguns exemplos:

Antes de aplicar descontos, olhe para a saúde financeira da escola

Antes de aplicar qualquer política de descontos ou bolsas, olhe para a saúde financeira de sua escola. Comece estudando quanto da receita bruta projetada (número de alunos(as) X valor da anuidade) sobra para cobrir os descontos, desde que sejam pagas todas as despesas. A partir disso, estipule uma verba específica para as bolsas.

Além disso, para garantir segurança institucional, é preciso que exista uma política transparente de concessão de descontos, com regras e prazos claros. 

A criação de bolsas e descontos pode ser, também, uma solução para pendências financeiras. A inadimplência é um componente bastante associado à evasão escolar, porque pode denotar um eventual desinteresse dos alunos que se encontram nessa situação. 

Os pais do(a) aluno(a) em questão também podem passar por problemas financeiros e encontrar dificuldades para quitar as mensalidades em dia. Por isso, tenha em mãos o histórico de pagamentos e do desempenho acadêmico para propor soluções que facilitem a permanência na instituição. 

Negociar dívidas é uma prática muito eficiente para reter alunos(as) e permite que o estudante interessado dê continuidade aos seus projetos.

Conheça alguns exemplos de descontos ou programas de bolsas para aplicar em sua escola

Lembrando que os itens abaixo são apenas dicas que a escola pode ou não utilizar, dependendo do que faz sentido para o momento e considerando sua saúde financeira.

  • Desconto na compra do kit uniforme para rematrículas efetivadas dentro do período incentivado: escolas realizam parcerias com empresas fabricantes de uniformes e conseguem negociar descontos de 10 ou 15%, por exemplo, para famílias que realizam as rematrículas até data definida pela escola. Nesse caso, é preciso tomar cuidado apenas para não explicitar direcionamento para as compras, o que é proibido pela legislação.
  • Rematrícula solidária: a escola concede um percentual de desconto na primeira mensalidade, em torno de 10 a 15%, para rematrículas realizadas dentro do período incentivado e, ao mesmo tempo, promove a arrecadação de alimentos não perecíveis ou brinquedos para instituições beneficentes. Ou seja, concede desconto para quem realizar a rematrícula dentro do período definido e levar um kg de alimento para doação. Além de definir um incentivo ou atratividade para a matrícula, a escola movimenta a comunidade escolar na ação.
  • Descontos para matrículas antecipadas: aplicar descontos para as matrículas antecipadas, que vão diminuindo conforme o tempo vai passando. Por exemplo: 20% de desconto para as mensalidades do mês x até o mês y de 2023 (não incluindo o material didático e não cumulativo com outras bolsas e descontos concedidos) para quem realizar a rematrícula do dia 31 de outubro ao dia 10 de novembro. Depois da data, o desconto cai para 10%. 
  • Indicação de novos alunos(as): alunos(as) com mais tempo de casa que trouxerem novas matrículas recebem descontos gradativos. Definir até quanto de desconto a escola pode dar, sem afetar a saúde financeira.
  • Descontos para as primeiras 10 rematrículas: definir um desconto nas primeiras mensalidades, sem afetar o financeiro da escola, para os 10 primeiros alunos(as) que efetuarem a rematrícula.
  • Rematrícula premiada: sorteios de brindes da escola ou até mesmo material didático custeado pela escola para as 50 primeiras rematrículas. Deixar claro e ser transparente durante todo o processo, mostrando quem são os(as) alunos(as) que realizaram a rematrícula dentro das regras do sorteio. Utilizar murais de editais da escola para isso. 
  • Congelar índice de reajuste: manter valor, sem reajuste, nas duas primeiras mensalidades do novo ano letivo, para os(as) 10 primeiros(as) alunos(as) que realizarem a rematrícula.
  • Camiseta personalizada do uniforme e desconto: desconto na primeira mensalidade para quem realizar a rematrícula durante o período incentivado e uma camiseta personalizada da escola. 
  • Evento exclusivo para as 30 primeiras crianças/alunos(as) que realizarem a rematrícula: a escola pode construir uma campanha com essa ideia e realizar um evento exclusivo, na própria instituição ou em alguma casa de brincadeiras e festas da cidade, para as primeiras 30 pessoas que realizarem a rematrícula. Promover nesse dia brincadeiras, entregar brindes e levar atrações próprias para a idade. Uma espécie de festa da família (Dia Nacional da Família no dia 08 de dezembro).
  • Promover um evento para falar sobre as novidades da escola em 2023 e incentivar que pais levem outras famílias: famílias que conseguirem levar outras para o evento e contribuírem para novas matrículas, recebem desconto.. 
  • Escola aberta no Dia D: receber famílias e comunidade escolar para conhecerem a estrutura da escola, explorando seu potencial e diferenciais, promovendo atividades culturais, esportivas e educativas. Quem fizer a rematrícula durante o “Dia D”, receberá x% de desconto nas primeiras mensalidades.
  • Alunos(as) destaques em nota podem ser guardiões e/ou influenciadores da marca: desconto para alunos(as) que são destaque nas notas e atividades e se tornam influenciadores da marca nas redes sociais, sempre destacando o nome da escola. Para isso, é preciso, no entanto, um pouco de treinamento dos envolvidos, da família e dos próprios estudantes. Quando são alunos(as) muito pequenos, podem ser os responsáveis por eles os participantes do programa.
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