A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem para a Educação Infantil: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se. Conheça cada um deles.
Você sabia que brincar é um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que existe uma data para destacar a importância das brincadeiras para as crianças? O Dia Internacional do Brincar, celebrado no dia 28 de maio no Brasil e em pelo menos outros 40 países, foi criado em 1999 pela associação nacional de brinquedotecas International Toy Library Association (ITLA) e comemorado pela primeira vez em 2000, quando foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Nesta primeira etapa da Educação Básica, a partir dos eixos norteadores, a BNCC traz uma série de orientações sobre o que os alunos e alunas devem desenvolver antes de seguir para o Ensino Fundamental, como os próprios direitos de aprendizagem (brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se) e os campos de aprendizagem. E o primeiro dos direitos que vamos conhecer é o brincar, assunto que introduziu o artigo.
Qual a importância do brincar para a Educação Infantil?
Para Fernanda Batista dos Santos, coordenadora editorial da Geekie, o brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele. De acordo com ela, brincar estimula a criatividade, a autonomia das crianças e habilidades fundamentais, como a motricidade; ajuda no desenvolvimento nas dimensões física, social, cultural, cognitiva, afetiva e emocional; além de ensinar noções essenciais de convivência.
“Por meio das brincadeiras, as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses, entre outros. Como sociedade, temos que criar espaços para o brincar infantil; temos que garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar. Um ponto destacado pela BNCC é que quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional, melhor será o desenvolvimento da criança”, complementa Fernanda Batista dos Santos.
Leia o que diz a BNCC sobre o brincar: “Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. (pág 38)
Conviver e participar também são direitos de aprendizagem para a Educação Infantil
A convivência com outras crianças e adultos e a participação ativa nas atividades da vida cotidiana, também são direitos de aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos de idade, fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.
Sobre conviver, leia o que diz a BNCC: “Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.
Sobre participar, a BNCC destaca a importância de envolver as crianças nas decisões do dia a dia, tanto na escola, quanto em casa. Na hora de brincar, por exemplo, os pequenos podem participar das decisões em torno de quais brincadeiras serão feitas e o que será necessário para que elas aconteçam. O que diz a BNCC: “participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando”.
Explorar, expressar e conhecer-se: curiosidade, investigação do mundo e construção de identidade
Na Educação Infantil, as crianças são estimuladas – por meio de brincadeiras, experimentações e interações – a conhecer mais sobre si mesmas, a construir e se apropriar de conhecimentos, bem como a desenvolver a socialização.
Dentro desse contexto, explorar, expressar e conhecer-se são os três últimos direitos de aprendizagem listados pela BNCC e estão ligados à curiosidade, investigação do mundo e construção de identidade. Confira o que a BNCC traz sobre cada um deles:
- Explorar: “Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.
- Expressar: “Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens”.
- Conhecer-se: “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.