Tarefa de casa pelo celular aumenta engajamento de alunos

Artigos
Tarefa de casa pelo celular

Você já imaginou enviar aos alunos sua tarefa de casa via celular? É hora de começar a considerar o aparelho, campeão de popularidade entre jovens, um aliado da educação. Entre eles, o celular é o aparelho mais usado para acessar a internet. Considerando todas as classes socioeconômicas, mais da metade das pessoas entre 16 e 24 anos possui conexão via celular – e os números atingem 86% entre jovens de famílias de classe A. Os dados são da pesquisa Juventude Conectada, publicada no ano passado.

A novidade vem agora: pelo menos 54% dos 1.440 jovens entrevistados também disseram usar o celular para se preparar para provas, vestibulares e ENEM.

É claro que o uso, por enquanto, é pouco focado nos estudos. A maioria afirma que o aparelho serve principalmente para comunicação e lazer (mas, se você está constantemente pedindo que os alunos parem de mandar mensagens durante a aula, essa informação não é nenhuma surpresa). A novidade vem agora: pelo menos 54% dos 1.440 jovens entrevistados também disseram usar o celular para se preparar para provas, vestibulares e ENEM.

Essas aplicações, contudo, ainda são pontuais. Por que não aproveitar um aparelho tão versátil – e que é praticamente uma extensão do braço do aluno – em uma rotina de estudos diária? Com esse desafio em mente, a Geekie desenvolveu o primeiro aplicativo do Geekie Lab para Android com a funcionalidade Tarefa de Casa.

O que é a Tarefa de Casa do Geekie Lab?


Gerente de produto do Geekie Lab observou que “o tempo que os alunos gastam na Tarefa de Casa pelo celular é bem maior que o que costumam gastar pela web”.

A Tarefa de Casa é uma das ferramentas da plataforma desenvolvida para facilitar a vida do professor. Ele seleciona o tema da aula e recebe um acervo de exercícios sobre o assunto. Com apenas um clique, as atividades são adicionadas à lista e a tarefa de casa é enviada para os alunos, que receberão um alerta em sua página do Geekie Lab. O professor ainda determina um prazo de entrega e pode acompanhar em tempo real o engajamento e o desempenho da turma.

Com o Geekie Lab, ao invés de fazer a correção dos exercícios de cada aluno (o que consome um tempo valioso) ou fazer uma correção geral na lousa (que não garante que os estudantes tenham realmente feito a tarefa de casa), a lição é corrigida automaticamente pela plataforma e o professor pode analisar os resultados para entender as principais dificuldades da turma.

Tarefa de casa no celular

Há duas semanas, a Geekie disponibilizou o aplicativo Tarefa de Casa para celulares Android, disponível para download no Google Play. Outras ferramentas do Geekie Lab também ficam acessíveis pelo aparelho móvel: os alunos podem assistir às videoaulas, responder exercícios e acompanhar seus planos de estudos personalizados.

Apesar de o aplicativo ser bastante recente, Leonardo Leites, gerente de produto do Geekie Lab, já observou que “o tempo que os alunos gastam na Tarefa de Casa pelo celular é bem maior que o que costumam gastar pela web”. Leites também contou que a possibilidade de estudar pelo celular elevou o número de alunos que realizam a tarefa de casa.

Gostou da ideia? Conheça mais possibilidades para o uso de celulares, redes sociais e ferramentas digitais em sala de aula aqui. Ou conte para a gente sua experiência com inovação na escola pelo email marcela.lorenzoni@geekie.com.br!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square