Simulado Enem: Geekie Teste cobre 97% dos assuntos de 2019

O Geekie Teste, avaliação externa e simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Geekie One, cobre 97% dos assuntos de Ciências da Natureza e Matemática e 92% nas áreas de Linguagens e Humanas nos quatro simulados de 2019. Por ser referência no tema, a Geekie foi convidada pela Rede Globo para orientar estudantes sobre o segundo dia da prova.

Em novembro, nos dois primeiros domingos do mês, 5 milhões de jovens e estudantes fizeram as duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de acesso para o ensino superior no Brasil. As duas provas foram simuladas com o Geekie Teste pelos estudantes das escolas que adotam o Geekie One. O simulado Enem do Geekie One, cobriu 97% dos assuntos das provas de Ciências da Natureza e Matemática e 92% da área de Linguagens e Ciências Humanas. 

Os simulados do Geekie Teste foram aplicados para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio ao longo de 2019 em quatro momentos diferentes. Alunos e alunas das duas primeiras séries do segmento, também fazem simulados anuais. Além da preparação para o exame, a avaliação externa do Geekie One é usada por educadores e educadoras para personalização e para pensar em correções assertivas do processo de aprendizagem durante o ano letivo.

Geekie Teste antecipa nota do Enem para estudantes

Imagem: Veja as capas do Geekie Teste, simulado Enem do Geekie One que disponibiliza até 4 provas para as escolas parceiras

O Geekie Teste é elaborado a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para correção do Enem e outras avaliações da instituição. Com certificado do Inep, o Geekie Teste  permite uma avaliação externa contínua de estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Eles fazem até quatro simulados do Enem ao longo do ano e os resultados são debatidos com a coordenação e o corpo docente de cada escola com auxílio da consultoria pedagógica do Geekie One.

Segundo o gerente de avaliação da Geekie, Cláudio Maroja, os simulados do Geekie Teste são elaborados com questões originais e inéditas e cobrem todas as habilidades da base do exame nacional. Ele também destaca que as perguntas não se repetem para os estudantes porque os simulados não são construídos com questões das provas anteriores do Enem.

Este ano, o Geekie Teste cobriu 97% dos assuntos de Ciências da Natureza e Matemática e 92% nas áreas de Linguagens e Humanas nos quatro simulados Enem. Maroja explica que o cálculo é feito com base nos assuntos gerais das questões das quatro áreas de conhecimento. Em Ciências da Natureza, por exemplo, os estudantes que fizeram o simulado Enem do Geekie Teste responderam 98% dos assuntos da área nos simulados.

Além da cobertura de assuntos gerais, Maroja também destaca o desempenho do Geekie Teste nos subassuntos de cada área. Em Linguagens, códigos e suas tecnologias, por exemplo, a cobertura foi de 81%; para Matemática esse índice foi de 82%. “Em Linguagens consideramos estratégias de convencimento como o assunto geral e o tópico argumentação, como o específico. Essas são as perguntas que acertamos no assunto e no tópico dentro dele e o resultado de 2019 foi excelente”, comemora o diretor de avaliação.

Tabela: Simulado Enem do Geekie Teste tem cobertura de 97% do Enem 2019 (InfoGeekie)

“Os quatro simulados que os estudantes de escolas que adotam o Geekie One fazem são muito consistentes: cada prova que o aluno ou a aluna faz, é uma experiência completa do que é o Enem em seu dia oficial. A porcentagem de assuntos cobertos pelo Geekie Teste mostra essa consistência”, destaca Maroja. Em 2018, a cobertura do Geekie Teste foi de 90%.

O especialista em avaliações explica que os simulados do Enem são uma oportunidade para estudantes testarem seu nível de proficiência em cada uma das áreas de conhecimento. “A nota final considera, por exemplo, se o estudante chutou e acertou uma questão sem realmente saber a resposta. A TRI consegue identificar a proficiência do estudante em cada uma das áreas do conhecimento porque é construída e refinada a partir de pré-testes feitos com cerca de 3,8 mil estudantes em três estados brasileiros diferentes”, explica.

Simulados para estudantes e evidências de aprendizagem para a escola

Além de antecipar a nota do Enem de cada estudante, os dados dos simulados são usados por docentes e coordenações pedagógicas como evidências do processo de aprendizagem. Com os relatórios de desempenho de cada turma e de cada aluno ou aluna, educadores conseguem verificar quais são as lacunas de aprendizagem de acordo com o nível de proficiência registrado pelo Geekie Teste.

Leia mais: Geekie na Mídia – Geekie One e learning analytics no Estadão.EDU

A análise é feita em parceria com a consultoria pedagógica do Geekie One. Após cada simulado, os consultores se reúnem com a coordenação de cada escola para interpretar os dados e colher evidências. A orientação ajuda coordenadores e coordenadoras a replicar a análise com o corpo docente a fim de (re)planejar as experiências de aprendizagem necessária para cada grupo ou estudante. 

O diagnóstico contínuo é ainda potencializado pelo material didático digital e flexível do Geekie One. “Quando o professor identifica que um estudante ou uma turma está com a proficiência baixa em argumentação, por exemplo, ele pode replanejar suas aulas e corrigir sua rota. Como o material é digital, esse educador pode trazer conteúdos e capítulos dos anos anteriores para auxiliar a turma no estudo daquele conteúdo específico”, explica Juliana Magalhães, consultora pedagógica do Geekie One.

Referência em simulado Enem: CEO da Geekie dá dicas para estudantes em telejornal da Globo

Em notícia do telejornal SP1, da Globo, exibida em 7 de novembro, Sassaki dá dicas de autocontrole para estudantes e fala sobre lacunas no aprendizado dias antes do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A notícia também apresenta o Geekie Games, que foi a plataforma oficial de estudos da “Hora do Enem”, programa de preparação para o exame do Ministério da Educação, em 2016. 

O Geekie Games, uma plataforma direcionada para o estudo individual, é fruto dos aprendizados e resultados do Geekie Teste.

Na reportagem do SP1, Sassaki fala sobre a importância da personalização do ensino nas escolas de hoje:

“Nosso sistema educacional é padronizado, todo mundo estuda do mesmo jeito, na mesma sequência e com o mesmo professor. Porém, as pessoas aprendem de forma diferente. A escola, normalmente, só olha pra frente. Aquela lacuna vira uma bola de neve e vai crescendo.”

Para estudantes que fariam as provas de Ciências da Natureza e Matemática, no dia 10 de novembro, Sassaki aconselhou: “O índice de acerto cai drasticamente depois da metade da prova porque ela é longa. Principalmente do meio da prova pra frente, o estudante precisa respirar, tomar uma água, relaxar. No Enem, errar uma questão fácil por besteira, mata sua prova.”

Os dados fornecidos pelo Geekie Teste ajudam escolas a personalizar o aprendizado de seus estudantes. Descubra como usar dados e evidências para tomadas de decisões pedagógicas:

e-book dados e evidências Geekie
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami