Século Manaus ensina sobre inclusão com apoio do Geekie One

Cases
Foto: Estudantes do Século Manaus fazem jornal com base no conteúdo e indicações do Geekie One

Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental elaboram Jornal Século News com base nos conteúdos sobre o gênero jornalístico do Geekie One. O projeto envolveu toda a comunidade escolar, inclusive famílias, e foi utilizado como fonte de conhecimento por outros anos e séries da escola

Falar de inclusão nas escolas necessita de, além do conhecimento técnico, projetos que sejam realizados com intuito de apresentar à comunidade escolar temáticas pouco discutidas e gerar uma conexão entre aluno e realidade. Esse foi o desafio de estudantes do Ensino Fundamental do Centro Educacional Século Manaus que elaboraram um jornal televisivo para tratar do tema da inclusão na escola.

O Ministério da Educação incentiva, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que se trabalhe temas transversais com o objetivo de preparar os estudantes para viver em uma sociedade de forma pacífica, democrática e ética, reconhecendo que o outro tem o direito de ser diferente.

Partindo desse pressuposto, a importância do tema abordado deu-se por razão do entendimento do processo e a necessidade de se conviver, de forma harmoniosa, nesse “mundo” tão cheio de singularidades e descobertas que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, no Centro Educacional Século, escola que adota o Geekie One, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, sob direção da professora de Língua Portuguesa, Alânia Alves Nogueira, tiveram a oportunidade de conhecer, debater e compreender o TEA, associando o tema ao gênero textual jornalístico, ambos abordados no capítulo 6 do Geekie One da série em questão.

A partir da proposta do capítulo e da professora, várias ideias foram surgindo, uma delas resultou no projeto audiovisual: “Jornal Século News: Autismo”. Foi um trabalho realizado com muito empenho, seriedade, alegria e amor, com o objetivo de informar e conscientizar toda a comunidade escolar. 

Para a elaboração do jornal televisivo, os estudantes seguiram tanto as instruções do gênero jornalístico e os links de reportagens e jornais inseridos no Geekie One, como também fizeram pesquisas. Nestas, eles e elas viram muitos vídeos relacionados ao gênero, com o objetivo de se apropriarem da linguagem e dos recursos do meio escolhido.

O Geekie One foi o ponto de partida, por meio dele é que surgiu a ideia do projeto, a junção do gênero jornalístico e do tema proposto foram perfeitos para o resultado que desejávamos: conscientizar e informar toda a comunidade escolar através de um projeto digital de inclusão. O chromebook foi o instrumento utilizado para essa busca do conhecimento. Em relação aos sites, o Centro Educacional Século faz esse monitoramento de sites confiáveis e, em relação ao conteúdo, os alunos e as alunas foram direcionados com sugestões da professora.

Imagem: conheça o Geekie One e saiba como transformar a dinâmica pedagógica de sua escola

Envolvendo a comunidade escolar no Jornal Século News

Durante a pesquisa de conteúdos e a entrevista com uma especialistas, um dos pontos mais interessantes foi a parceria com a pedagoga Francirley Farias, responsável pela Sala de Recursos Multifuncional do Centro Educacional Século, um ambiente adaptado para receber alunos com necessidades específicas. A pedagoga foi entrevistada previamente pelo aluno responsável pela reportagem. Ela também foi convidada a participar dos debates na turma para criação e execução do projeto da série do Ensino Fundamental, bem como do Ensino Médio – pois o tema foi o mesmo para o IV Concurso de Redação Século. As turmas visitaram a sala multifuncional e receberam informações da pedagoga sobre os instrumentos e métodos de aprendizagem realizados com os alunos de inclusão.

A timidez por parte de alguns alunos foi o maior desafio. Mas com os estudos realizados, a confiança adquirida e o apoio dos colegas, conseguiram superar. Com o resultado, os mesmos sentiram-se muito mais confiantes e motivados a realizarem outros projetos e desafios.

Com o projeto pronto, a escola realizou o lançamento no Teatro Século, para pais, colaboradores e todos os demais alunos da instituição, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Os alunos autores falaram da importância de compreensão do TEA, da necessidade de amar e respeitar o “diferente”, ações importantes na construção de um ambiente escolar saudável, inclusivo e receptivo, principalmente no que se refere à diversidade e processos distintos no ensino-aprendizagem.

O jornal foi utilizado por outras turmas e professores como fonte de conhecimento, umas vez que carrega informações específicas e importantes sobre a temática, além de toda importância social. Também foi divulgado em todas as redes sociais da Escola. 

Assim, tivemos a certeza de nosso objetivo, que era o de informar e conscientizar toda a comunidade escolar e externa, por se tratar de um objeto digital.

Veja mais informações e o vídeo do Jornal Século News no blog do Centro Educacional Século Manaus, neste link.

* Este artigo foi escrito pela professora de Língua Portuguesa, Alânia Alves Nogueira, e a diretora de ensino, tecnologia e inovação, Nivia Maria Cruz Carvalho, do Centro Educacional Século, de Manaus (AM).

Conheça o Geekie One, a melhor plataforma de educação personalizada. Peça uma demonstração

Conheça outras parcerias de sucesso de escolas que usam o Geekie One:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square