Como elaborar rubricas para as avaliações a distância

As rubricas são materiais que dão clareza aos objetivos de aprendizagem de atividades avaliativas. Elas permitem tanto a avaliação de participação como a autoavaliação de estudantes para atividades desenvolvidas durante as aulas a distância. Confira e baixe dois modelos de rubricas para sua escola

A rubrica é uma ferramenta para a realização de práticas avaliativas e autoavaliativas, que pode ser utilizada por docentes e estudantes durante as aulas a distância. Ela possui critérios específicos sobre o que é esperado em uma atividade como redação, projeto e etc., ou em um processo de aprendizado. Por meio da rubrica, são descritas habilidades, competências, atitudes e saberes desejados, o que valoriza a autonomia e a transparência, bem como fortalece a concepção de desenvolvimento contínuo. 

Como muitas escolas ainda não têm previsão de quando retornarão às aulas presenciais, as avaliações devem continuar adaptadas ao momento para comprovação das aulas durante este período – é recomendado verificar as determinações do Conselho Estadual de Educação de seu estado sobre como deverá ser feita essa comprovação. 

Frente a este cenário e seus desafios, a Geekie criou dois modelos de rubricas para ajudar sua escola a estruturar as avaliações durante o distanciamento social provocado pelo coronavírus. O primeiro modelo é de uma rubrica holística de autoavaliação, a ser realizada pelos(as) estudantes, para a análise de sua organização e do seu comprometimento nos estudos. 

Já o segundo modelo é de uma rubrica analítica sobre participação, que pode ser utilizada por professores(as) e estudantes, para a avaliação da participação nas atividades escolares no atual contexto. 

Confira mais informações e acesso os modelos de rubrica:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami