Conteúdo didático do Geekie One: a insatisfação que impulsiona a evolução constante de nosso material

Colunas
Ilustração: material didático do Geekie One sendo usado por estudante

A lista de atividades dessa equipe é grande: mais de 13 mil questões autorais e de grandes vestibulares incluídas; 24 mil avaliações do material didático feitas por docentes; e 97% de cobertura dos assuntos do Enem pelo Geekie Teste. E isso é só o começo.

Já faz algum tempo que a Geekie deixou de ser uma empresa de tecnologia e passou a ser uma empresa de educação. Para atender a essa nova realidade, a cada ano o time editorial foi aumentando em quantidade e em qualidade. Profissionais com as mais variadas formações e experiências educacionais se uniram para criar e editar constantemente o conteúdo entregue a cada uma de nossas escolas. Se há uma palavra que resume as características dessas pessoas, essa palavra é insatisfação.

Como em qualquer trabalho, temos prazos a cumprir e demandas específicas a serem entregues. Com essas limitações, buscamos entregar o melhor material que conseguimos. Dada a insatisfação inerente, sempre consideramos o que entregamos como produto em evolução, o que nos desafia a, cada vez mais, entregar melhor. 

Um trabalho em constante evolução

Nenhum material didático fica pronto; sempre há o que incrementar, acrescentar, atualizar e, por que não assumir, corrigir. Somos humanos e, como tal, não construímos o material perfeito; ainda que a gente tivesse tempo de sobra e mesmo passando cada capítulo por várias etapas do processo de edição e revisão, aqui e ali vai passar algum deslize que nos foge ao controle. 

É nessas horas que contamos com a ajuda de todas as pessoas que utilizam nosso material: docentes, estudantes, famílias… Todo mundo pode nos enviar feedbacks indicando alguma correção ou sugestão que nos ajude a entregar um material cada vez melhor e mais alinhado ao que nossas escolas precisam. Há um esforço interno coletivo para responder a todos esses apontamentos em, no máximo, 48 horas úteis, meta que, em 2019, conseguimos atingir em 92% dos casos.

Claramente, não esperamos esses feedbacks chegarem para podermos agir. Ao longo do ano, o trabalho foi intenso, e a seguir apresentamos algumas das principais grandes ações que concluímos:

  • Terminamos a Coleção de Ensino Fundamental, na qual constam quase 600 capítulos, se considerarmos todas as disciplinas;
  • Todos os capítulos de Ensino Fundamental passaram por validações externas, feitas por professores e professoras das nossas escolas parceiras;
  • Acrescentamos mais de 1.200 questões no banco de exclusivas do Ensino Fundamental;
  • Acrescentamos mais de 12.000 questões no banco de exclusivas do Ensino Médio;
  • Incluímos, entre as exclusivas do Ensino Médio, as questões dos principais vestibulares de 2018 (ENEM, USP, UNICAMP, UNESP, UERJ);
  • Criamos a seção de videoaulas curadas para o Ensino Fundamental, um total de mais de 850, sem contar as sugestões que estão no corpo do texto;
  • Disponibilizamos a indicação da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trabalhadas nos capítulos do Ensino Fundamental;
  • Inserimos orientações para uso de seções do Geekie One.

Não basta escrever, é preciso validar com quem vai usar o conteúdo

Tudo isso foi feito entre janeiro e novembro, mas em dezembro ainda teve mais ações sendo tocadas. Cada uma dessas atividades passa por um fluxo complexo e indispensável, considerando a qualidade: edição, revisão de conceito, revisão de texto, validação… Esses são apenas exemplos dessas etapas.

Essas ações se refletiram em feedbacks positivos que recebemos ao longo do ano. No ano de 2019, tivemos até novembro mais de 24.000 avaliações de professores(as) sobre nossos capítulos (notas variando de 1 a 5), sendo 52,4% nota 5 e 30,6% nota 4, ou seja, 83% das avaliações entre 4 e 5. Uma média geral de 4,30/5. Conteúdos do Ensino Fundamental, com 7.000 avaliações, teve média geral de 4,26/5; Já o do Ensino Médio, com 17.000 avaliações, teve média geral de 4,31/5.

Além disso tudo, não podemos deixar de citar o orgulho que sentimos com nossas avaliações e simulados, os quais têm taxa estatisticamente nula de erros. Como se isso não fosse bastante, quando comparado ao Enem, o Geekie Teste apresenta as seguintes características: Enem: 139 assuntos: Geekie: 126 assuntos; ou seja, qualquer estudante da 3ª série do Ensino Médio que tenha feito os 4 simulados Enem ao longo do ano teve contato com, ao menos, 91% dos assuntos abordados na prova.

Parece muita coisa? Talvez seja, mas para nós ainda é pouco. Queremos fazer mais, queremos ser melhores, queremos entregar materiais mais bem feitos. Somos pessoas insatisfeitas. Essa insatisfação vai desde elementos maiores, como o nível que está a educação no país, até coisas específicas, como o acerto ortográfico de cada palavra em cada capítulo. Internamente, somos bastantes, mas ao somar as pessoas de cada escola que usa o Geekie One, a gente se multiplica. 

O ano de 2019 pode ter representado um avanço para nós em relação à variedade de atividades e à quantidade de entregas, mas a insatisfação ainda está aqui. Será que podemos contar com você nessa insatisfação? Esperamos que 2020 seja um ano em que a gente avance mais um pouquinho com nossos materiais, para que cada estudante com o Geekie One aprenda mais e melhor.

Leia também: Retrospectiva 2019: o ano de grandes novidades na Geekie

* Érick Nascimento é Gerente editorial do Geekie One, formado em Letras pela UFC e tem mestrado em Literatura Comparada pela mesma instituição. Após anos de experiência na sala de aula, na qual atuou desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior, tornou-se coordenador pedagógico-editorial em um sistema de ensino. 

Leia outros artigos do Érick Nascimento:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square