Retrospectiva 2018: 10 acontecimentos que tornaram esse ano inesquecível

Artigos

2018 foi o ano em que a Geekie ousou! Foi um ano com muitas novidades, muitas conquistas e também aprendizados. Reunimos abaixo 10 acontecimentos que fizeram o ano de 2018 acontecer:

1. Lançamento do Geekie One na TV Globo:

Em abril de 2018, a Geekie lançou sua solução mais completa, o Geekie One. Para abrir com chave de ouro, em 7 de abril, o quadro “Expedição Digital”, que faz parte do Programa “Como Será”, mostrou como as tecnologias digitais podem se tornar importantes aliadas quando o assunto é aprender e ensinar.

Assista ao vídeo:


2.  Alcance crescente  

Em todo o ano de 2018, a Geekie contabilizou, com o Geekie One, alguns grandes números: foram nada mais nada menos que 13.869 atividades enviadas por estudantes, 12.890 capítulos de disciplinas trabalhados e concluídos em sala e 2.289 materiais compartilhados por professores dentro da solução para alunos(as).  

Veja a opinião de estudantes sobre como o Geekie One dá apoio no dia a dia deles:


3. Reconhecimentos globais:

A Omidyar, organização de investimento filantrópico, lançou em maio uma campanha global sobre a importância do uso de tecnologias para a transformação da educação. A Geekie foi reconhecida por eles como uma das empresas colaborativas que se destacam internacionalmente pelo potencial de levar a educação para um novo patamar, assim também como exemplo de organização que vem ajudando a desmistificar o mito de que a tecnologia substitui o papel do(a) educador(a).

Assista ao vídeo da campanha da Omidyar:

Já em dezembro, a Geekie ganhou mais um prêmio global como reconhecimento do impacto positivo que causa na sociedade. A empresa foi escolhida pela americana B Lab como uma das Melhores Empresas B para o Mundo em 2018, na categoria Agentes da Mudança, estando entre as 10% melhores empresas da comunidade global em critérios como impacto positivo, governança e relevância. A conquista é resultado da Análise de Impacto B (BIA). O método BIA é a ferramenta que a ONU escolheu para aproximar as empresas privadas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio.

Confira aqui a notícia sobre o prêmio Melhores Empresas B para o Mundo.


4. O Programa de Consultoria Pedagógica:

Também em 2018, a Geekie desenvolveu o Programa de Consultoria Pedagógica para escolas que usam a solução educacional Geekie One. Durante o programa, são feitos workshops e o acompanhamento do desenvolvimento profissional de membros da equipe docente, direção e coordenação – para a autorreflexão e experimentação de metodologias ativas. Saiba mais aqui.

Além disso, para apoiar educadores e gestores a incentivar a aprendizagem ativa, a Geekie lançou em novembro o e-book “Práticas ativas para não esquecer mais”. No livro, consta o passo a passo de práticas educacionais contemporâneas: é o caso das rotinas de pensamento do Project Zero, organização educacional da Harvard Graduate School of Education, e das metodologias ativas.

Clique aqui e faça o download do e-book “Práticas ativas para não esquecer mais!”.


Assista ao vídeo para conferir o que as escolas parceiras estão achando do Programa de Consultoria Pedagógica:


5. Projeto Professores Multiplicadores Geekie:

O Projeto Professores Multiplicadores Geekie foi criado para dar apoio personalizado de maneira constante para a equipe docente no momento da implementação da solução Geekie One. No começo do ano, escolas parceiras convidaram um professor ou uma professora para dar suporte a professores e alunos e também para ajudar na experiência de uso da ferramenta.

Leia os relatos de 5 dos professores multiplicadores sobre como foi, para eles, esse processo de transformação:

  1. Maja Callegari: “O que, de fato, significa ser uma professora multiplicadora?”
  2. Rafael Ribeiro: “A importância do professor multiplicador na organização escolar”
  3. Adislan Fernandes: “Quais foram os resultados de ser “Professor Multiplicador Geekie” para a minha vida profissional? #sóvai
  4. Bruno Abdon: O engajamento dos professores no novo fazer pedagógico
  5. Mario Sant’Anna: Mais uma história de amor…

6. Geekie na mídia:

A Geekie esteve presente em diferentes veículos da imprensa em muitos momentos de 2018. Matérias de revistas como Pequenas Empresas Grandes Negócios, Você S/A, jornais como Folha de São Paulo, O Estadão, canais de TV como a Band e emissoras de rádio como a Rádio Globo retrataram o apoio que a Geekie vem dando para uma transformação no ensino, por meio de um aprendizado efetivo para estudantes e corpo docente.

Confira os destaques do ano:


7. Aulas de Educação Digital e o texto-base da redação do ENEM:

Em 2018, junto ao conteúdo do Geekie One, a Geekie lançou também uma disciplina exclusiva: Educação Digital. Visando levar para as salas de aula brasileiras a discussão sobre nossa relação com o mundo digital, as aulas de Educação Digital aborda temas relevantes para a formação de cidadãos digitais. Saiba mais aqui.

E em menos de um ano, a disciplina já conquistou uma importante vitória: o texto-base da redação do ENEM de 2018 foi exatamente o mesmo que já foi trabalhado durante o ano como proposta para elaboração de redação dentro do material. Além desse episódio, elementos trabalhados pela proposta de redação do Enem 2018, como “bolha virtual”, “influencia digital”, “consumo”, “filtros”, “personalização”, “inteligência artificial”, “big data” e “algoritmo de recomendação” são assuntos que fazem parte do conteúdo programático e foram trabalhados ao longo do ano em diversas aulas da disciplina de Educação Digital. Leia mais aqui.


8. Geekie Teste cobriu aproximadamente 90% do conteúdo do ENEM:

Desde 2016, a ferramenta de avaliação da Geekie, hoje integrada ao Geekie One, vem apresentando alto desempenho na cobertura dos conteúdos do ENEM. Em 2018, ela cobriu 89,2% dos assuntos que foram abordados no exame nacional, tendo 64% de compatibilidade em Linguagens e Códigos, 40% em Ciências Humanas, 38% em Ciências da Natureza e 42% em Matemática. Entenda melhor aqui.


9. Projeto SESI e Programa de Embaixadores de Caxias do Sul:

Em julho de 2018, a Geekie deu continuidade a parceria de 3 anos com a Rede SESI visando potencializar a aprendizagem de estudantes por meio de práticas pedagógicas inovadoras suportadas por tecnologia e personalização, atendendo a aproximadamente 80.000 alunos(as). As soluções foram disponibilizadas para estudantes e profissionais da educação do ensino médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Durante o programa, a Geekie realizou mais de 50 capacitações técnicas, atendendo a 1.833 gestores, coordenadores e professores. O projeto encerra 2018 com mais de 94% de aprovação.

Foi dada também continuidade ao Projeto Geekie + Caxias, iniciado em 2017 por meio de uma iniciativa do Instituto CPFL, RGE e da Geekie, em parceria com as Secretarias Municipal da Educação de Caxias do Sul (Smed) e 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul, com o objetivo de qualificar a rede de ensino do município. O projeto desenvolveu um programa de estudantes embaixadores que, escolhidos pelas próprias instituições com base em critérios de liderança e extroversão, se tornaram representantes das escolas participantes do projeto. O papel do(a) embaixador(a) foi o de ajudar na divulgação, na explicação e execução dos desafios propostos pela Geekie para engajar seus colegas e disseminar o uso das plataformas da Geekie. Foram realizadas formações em encontros presenciais e videoconferências e o alcance total do projeto foi de 20.000 estudantes em 70 escolas.


10. Lançamento do acompanhamento individualizado no Geekie One

Em setembro, a Geekie lançou dentro do Geekie One as abas “Meus estudos” e “Acompanhamento de atividades”, com o objetivo de fornecer informações mais detalhadas do envolvimento de cada estudante em cada matéria para endereçar dificuldades específicas de aprendizagem. Até então, a equipe pedagógica já podia acompanhar todo o processo de aprendizagem com base em dados e em evidências, entre a coordenação e o corpo docente.

Para o lançamento das novas abas, que foram muito bem recebidas pelas escolas parceiras, a equipe de consultoria pedagógica realizou formações para guiar uma boa interpretação dos dados fornecidos. Ao dar maior clareza das lacunas de aprendizado e das dificuldades de cada estudante e da despriorização de alguns conteúdos na hora do estudo, é possível investigar com maior profundidade o esforço e dedicação, assim como o desempenho de todos(as) os(as) alunos(as) de forma individualizada.


Temos muito orgulho dessas conquistas e sabemos que cada uma delas só foi possível graças ao apoio dos nossos parceiros. Que 2019 traga muito sucesso, motivação e mais vitórias para todos(as)!

Por último, fica nosso agradecimento especial para você!


caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square