Realidade aumentada na educação

Colunas

Conheça algumas aplicações de realidade aumentada na educação e veja como essa tecnologia pode revolucionar o ensino!

Você com certeza já ouviu falar em realidade aumentada, certo? Embora essa seja uma tecnologia que já vem sendo desenvolvida há mais de duas décadas, só agora que está se popularizando no mundo. A título de exemplo, podemos relembrar o fenômeno do game “Pokémon Go”, que utiliza fortemente a realidade aumentada. Mas será que isso teria um impacto interessante na educação? A resposta é: sim!
Imagine colocar seu celular sobre um dado elemento da tabela periódica e ter, na tela do seu aparelho, dados de processamento, obtenção, imagens do material, possibilidades de aplicação e suas principais características. Isso não seria fenomenal? E já é realidade.



E sobre as aulas de história? Imagine ver vídeos sobre eventos históricos importantes de acordo com sua geolocalização ou ainda ter uma visão em 360º da região daquele momento do passado. Um exemplo disso é colocar seu celular em cima da famosa pintura da proclamação da independência e ver curiosidades que envolveram esse dia.
Na esfera da educação profissional, essa tecnologia já é bastante aplicada. Um exemplo é o material didático do SENAI, seja nos livros físicos para os estudantes da rede de ensino ou nos livros virtuais. Para ter acesso à realidade aumentada, é necessário instalar o aplicativo SENAI RA de acordo com o tema do livro. A partir disso, é só ir nas páginas com o recurso e se surpreender com a interatividade que é disponibilizada.



São mostrados simuladores, equipamentos de combate a incêndio, sistemas de geração de energia elétrica, circuitos eletroeletrônicos, instrumentos de medição e muito mais. Tudo isso traz significativa contribuição para o estudo e a aprendizagem.
É possível usar muita criatividade ao utilizar esse recurso. Recentemente, enquanto buscava tecnologias interativas para uso em ambiente de aprendizagem, conheci o aplicativo Anatomy4D e fiquei impressionado. Nele, existem diversos conteúdos sobre o corpo humano. Também existem funcionalidades que aguçam o estudo e a busca de novos aprendizados de forma bastante ativa. Estudantes que buscam aprender  sobre o corpo humano de forma mais aprofundada e menos convencional podem ver nesse aplicativo um forte aliado.


Para a criação de tais recursos, podem ser utilizados diversos métodos que podem ser estudados em sites e livros especializados. Uma dica importante é a utilização de tutoriais para que gosta de se aventurar nessa nova ferramenta de aprendizagem.
O universo da educação está em constante expansão. Existe uma infinidade de aplicações para a realidade aumentada, sendo uma delas a aprendizagem interativa, algo moderno e com um “up” do ponto de vista tecnológico. É essencial usar sempre o que temos de melhor para poder motivar que o processo educacional ocorra da melhor forma possível e que se aprenda brincando, de forma que os alunos sejam capazes de desbravar novos mares no conhecimento.
Leia mais:

* Ruan Carlos Nascimento é formado em Engenharia Mecatrônica pela Unit e eletromecânica pela IFS. Atualmente, é educador do SENAI Sergipe no Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos. Desenvolve estratégias de ensino para a comunidade PNE e busca interação entre a teoria e o sentido de sua aplicação. Gosta de tecnologias educacionais e metodologias ativas de foco na aprendizagem. Contato: ruan.tec@gmail.com

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square