Prêmio Educador Nota 10, edição 2019, abre inscrições

Premiação chega a sua 22ª edição com novidades. Novos componentes curriculares, adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca por evidências de aprendizagem estão entre as novas áreas e critérios para premiação.

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, está com as inscrições abertas para sua 22ª edição. Educadores e responsáveis pela gestão escolar podem se inscrever até o dia 27 de maio, às 23h59 (horário de Brasília-DF). Em 2019, o prêmio traz novidades que incluem novos componentes curriculares e um alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O prêmio reconhece e valoriza professores e professoras da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, a premiação é realizada, desde 2014, em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O evento também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Novidades da 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, o prêmio busca um maior alinhamento aos novos componentes curriculares e à BNCC. Por isso, além das disciplinas presentes na última edição, a organização incluiu para 2019: Artes, Educação Física, Filosofia, Língua Estrangeira e Sociologia no Ensino Médio.

Também serão aceitas atividades complementares e experiências educativas que contribuam para a melhoria do desempenho de aprendizagens em língua portuguesa e matemática, redução do abandono, reprovação e distorção idade/ano, em ações do Programa Novo Mais Educação e atividades nos Campos de Integração Curricular do programa Ensino Médio Inovador.

Também são aceitas inscrições de experiências educativas que promovam um atendimento educacional especializado. Entre essas atividades podem estar os serviços de apoio complementar ou suplementar no contraturno para estudantes público-alvo da modalidade de educação especial e/ou ações de trabalho colaborativo junto aos educadores dos diferentes níveis e etapas de ensino nas classes e escolas comuns do ensino regular.

Critérios de seleção dos trabalhos

O Regulamento do Prêmio Educador Nota 10, edição de 2019, traz várias novidades. Entre elas, maior abrangência, com mais disciplinas e maior alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os critérios gerais deste ano passam a ser:

  • Equidade e Inclusão como valores;
  • Inspiração para aplicabilidade em outros contextos;
  • Evidências de aprendizagem;
  • Didática específica da área;
  • Correlação clara entre as aprendizagens propostas às faixas etárias correspondente e as competências específicas e gerais da BNCC;

Segundo a organização do evento, a partir desta edição a Academia de Selecionadores buscará evidências de aprendizado dos alunos, alunas e/ou envolvidos no projeto de forma mais profunda. Isso significa que quanto mais materiais e evidências do aprendizado (publicações, relatos, vídeos, etc.) o professor, professora ou responsável pela gestão conseguir apresentar para demonstrar a efetividade do seu trabalho, melhor.

Como fazer a inscrição

As informações da Experiência Educativa devem ser inseridas nos campos correspondentes da Plataforma de Inscrição, disponível no site www.premioeducadornota10.org. Só serão aceitos trabalhos submetidos pela plataforma de inscrição. Não será mais possível enviar um arquivo anexo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami