Sua escola é (mesmo) inovadora? Faça um diagnóstico

Artigos
Plano de Inovação Educacional On-Line - Geekie One

Em meio a tantas inovações, tecnológicas e/ou pedagógicas, as escolas têm a necessidade latente de se atualizarem. Esse desafio, no entanto, precisa de direcionamentos e planos de ação bem elaborados para ser efetivo. Faça o diagnóstico de sua escola e conheça o Plano de Inovação Educacional do Geekie One, que pode ajudar sua escola a se conectar de vez com o século XXI 

As inovações não param e se tornaram cada vez mais velozes nos últimos anos. No segundo semestre de 2019, por exemplo, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo conseguiu usar a computação quântica para resolver uma operação matemática impossível para um computador tradicional. Enquanto muitos ainda assimilam a famosa linguagem binária dos bits, que varia entre 0 e 1, as empresas que encabeçam as inovações tecnológicas já deram alguns passos para algo que supera esse tipo de armazenamento e processamento de informações. Essa velocidade acelerada das inovações faz as escolas sentirem, cada vez mais, o peso do tempo e a necessidade de preparar estudantes para este cenário de inovações aceleradas. Logo, vale refletir: sua escola está atualizada com as inovações de hoje e preparada para aquelas que ainda virão? Para auxiliar as escolas a entenderem sua posição neste cenário, o Geekie One criou o Plano de Inovação Educacional, um instrumento avaliativo que permite diagnosticar a escola em sete dimensões estruturais e 35 dimensões específicas de inovação dentro da escola.

O Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica de iniciativa da Geekie, está atento e se preocupa com as mudanças que as escolas precisam assimilar em suas práticas e rotinas pedagógicas. Além de integrar material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica, o Geekie One também assume parceiras com as escolas por meio da consultoria pedagógica. Esta é a equipe parceira e presente nas 50 escolas que usam o Geekie One. Ela é responsável pelas formações continuadas, preparação de educadores e educadoras para as novas dinâmicas possibilitadas pelo Geekie One em aula. Além disso, a consultoria pedagógica do Geekie One também atua como mediadora no Plano de Inovação Educacional, uma iniciativa que auxilia escolas a entenderem seu cenário atual e ajudam no planejamento de ações priorizadas e condizentes com o objetivo de cada instituição de ensino.

Uma visão ampla da inovação em cada escola

Elaborado por especialistas do Geekie One, o Plano de Inovação Educacional é um instrumento avaliativo que permite que educadores e educadoras, da gestão, coordenação e corpo docente, possam avaliar, diagnosticar e planejar ações de inovação em suas escolas. Ele reúne sete dimensões estruturais, cada um com cinco dimensões específicas, que traçam um cenário global de todas as frentes nas quais a escola atua e pode inovar.

Visão estratégica e cultura escolar; Design escolar; Gestão pedagógica; Práticas pedagógicas; Formação continuada; Engajamento no aprendizado contínuo; e Desenvolvimento acadêmico. Estas são as 7 dimensões estruturais que orientam o Plano de Inovação Educacional. Cada uma representa uma faceta da comunidade escolar que, juntas, promovem processos de aprendizagem significativos e condizentes com as necessidades de estudantes, docentes e famílias. 

A reflexão promovida com a comunidade escolar envolve inovações fundadas ou não nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Ao olhar para todas as possibilidades de inovação, o Plano de Inovação Educacional ressalta a intencionalidade pedagógica que sustenta cada uma das ações promovidas pelas escolas. Esta visão vem do entendimento da Geekie de que tecnologias e experiências de aprendizagem precisam de intencionalidade pedagógica para fazerem sentido dentro do processo de aprendizagem – sem ela, computadores, celulares e mesmo atividades sem o apoio de tecnologias são apenas ferramentas que substituem práticas, mas não transformam a realidade da escola e da aprendizagem.

Faça o diagnóstico gratuito de sua escola

Você também pode fazer um diagnóstico de sua escola com o Plano de Inovação Educacional. Para compartilhar essa iniciativa com outras escolas, criamos uma versão adaptada e on-line para que você possa avaliar sua escola nas sete dimensões estruturais e ter uma visão de como está o cenário macro e atual de sua instituição de ensino.

O Plano de Inovação Educacional On-line é uma experiência guiada por meio de vídeos e reflexões mediados pela consultora pedagógica Juliana Magalhães. Neste diagnóstico, você poderá entender mais sobre esse instrumento avaliativo e ter um momento de reflexão sobre quais são e quais foram as atividades inovadoras que você já colocou em prática em sua escola.

Faça seu diagnóstico e veja mais informações no link abaixo:

CTA Plano de inovação educacional


caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square