Peer to peer: 5 passos para aprendizagem por pares

Peer to peer é o termo em inglês para aprendizagem por pares. Preparamos um infográfico com 5 passos para aplicá-la em sua sala de aula!

Peer to peer (que significa “de igual para igual”, em inglês) também pode ser conhecida como aprendizagem por pares. A ideia central é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos.

Para trabalhar com peer to peer, o educador organiza a turma em pares – porém, essa organização não é aleatória, e sim intencional. Isso quer dizer que dois alunos não são agrupados por acaso; eles devem ter habilidades e conhecimentos complementares para que ensinem um ao outro. Aquele que explica se beneficia tanto quanto aquele que recebe a informação, já que a repetição e a prática garantem seu aprendizado no longo prazo.

Outros benefícios da abordagem peer to peer é que ela desenvolve habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos.

Baixe gratuitamente: 5 infográficos sobre inovação educacional

Inove sempre: Pokémon Go e educação: capture a atenção de seus alunos

A supervisão é necessária nessa configuração para que um aluno não domine a dupla, o que pode acontecer quando se unem um estudante tímido e outro, de personalidade forte ou características de liderança mais desenvolvidas. É importante que ambos tenham espaço e se sintam confortáveis para se expressar.

As duplas devem trabalhar por um objetivo comum, a ser definido pelo educador – ao contrário de outras abordagens, em que o resultado está em aberto, dependendo do interesse do alunos, aqui, há uma meta a ser atingida (ainda que o caminho até a meta possa variar de dupla para dupla). Assim, o professor consegue garantir a troca equilibrada entre indivíduos.

Gostou da abordagem peer to peer e quer colocá-la em prática? Preparamos um infográfico explicando os cinco passos para o uso da aprendizagem por pares. Confira:

Peer to peer: 5 passos para a aprendizagem por pares


Acesse mais infográficos sobre educação inovadora: Pequeno manual de Gamificação

Já usou o peer to peer em sala de aula? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários abaixo! Gostaria de ver outras abordagens inovadoras em infográfico? Deixe sua sugestão!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami