Novidade no Geekie Teste analisa nível de desempenho de cada aluno

Artigos

Temos novidades no Geekie Teste, solução de avaliações externas da Geekie! Atendendo a pedidos de educadores, novas funcionalidades foram criadas para facilitar a interpretação dos resultados dos alunos. No Geekie Teste, estudantes realizam provas no mesmo formato do ENEM ou Saeb, oferecendo a coordenadores e professores dados sobre as competências da escola, de turmas ou estudantes específicos. Essas informações dão suporte à equipe para que ela planeje intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades dos alunos e aumente suas chances de aprovação nos exames nacionais.

Mas, tudo isso, você já sabia. A novidade é que, agora, além da tabela com resultados, o Geekie Teste oferece uma análise mais aprofundada com base nos dados dos alunos!

Isso significa que, mais do que ver notas e porcentagens, os educadores agora acessam uma descrição sobre o que cada nível de desempenho representa: quais competências o aluno demonstrou no nível 1, quais precisam ser trabalhadas para que ele atinja o nível 2? De acordo com a régua do ENEM, que serve como base para as provas elaboradas pelo Geekie Teste, ao fim do Ensino Médio os estudantes devem estar no mínimo no nível 2 (em torno de 450 pontos). Um estudante que quer passar em medicina precisa chegar ao nível 4.


Além de indicar os resultados da turma, abaixo, há a descrição do que a classificação naquele nível significa, orientando o educador para ter intervenções mais eficazes.

É importante lembrar que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio têm, por definição, o propósito de avaliar habilidades, não conteúdos. No total, podem ser avaliadas até 30 habilidades em cada uma das 4 áreas do ENEM. Sendo assim, um aluno do primeiro ano pode, por exemplo, resolver uma questão que fale sobre termodinâmica sem necessariamente ter estudado esse tópico em sala de aula; mas com base em competências já adquiridas, como interpretação de texto, relação entre os dados e construção de um raciocínio lógico. Seguindo essa mesma lógica, os níveis na plataforma incluem as habilidades que o aluno desenvolveu ou precisa desenvolver para passar no teste, não uma lista de conteúdos.

Para uma visão ainda mais clara sobre as lacunas no aprendizado de cada aluno, o educador pode acessar as questões separadamente, conferindo as taxas de acerto e quais as alternativas mais assinaladas por sua turma. Essas mesmas informações também estão disponíveis no âmbito individual, permitindo avaliar a prova de cada aluno.

Com essas informações, o Geekie Teste se torna mais acessível para a escola, especialmente se considerarmos o tempo reduzido que coordenadores e professores teriam para fazer a análise por conta própria em meio a uma rotina agitada. Outra vantagem é direcionar as intervenções do professor, que agora sabe com precisão quais as necessidades mais urgentes quanto ao aprendizado da turma.

Esses resultados internos estão atrelados ao cenário nacional – outra novidade do Geekie Teste é a possibilidade de comparar sua escola em um ranking de instituições de ensino.

Os rankings do Geekie Teste estão muito mais completos. Agora, o coordenador pode comparar seus resultados com a média de todas as escolas do país nos últimos resultados públicos divulgados do ENEM; também pode adicionar filtros para visualizar os resultados específicos em cada área de conhecimento e qual a média apenas entre escolas particulares.

Além disso, a plataforma exibe as notas máximas e mínimas da prova, isto é, a nota que um aluno tiraria caso acertasse ou errasse todas as questões, assim como a nota da escola em comparação àquelas que realizaram a avaliação externa da Geekie no mesmo ano.


Além de receber os resultados internos da escola, é possível comparar o desempenho com a média nacional e a rede particular.

Como trabalha com as provas dos anos anteriores – incluindo todos os itens desde o ENEM 2009 – o Geekie Teste consegue prever com bastante precisão os resultados da escola e dos alunos. A Geekie analisa todos as questões do exame, seu nível de dificuldade, habilidades exigidas e gabarito para elaborar testes que se adequem ao parâmetros nacionais. A tendência é que nossas avaliações externas fiquem ainda mais certeiras conforme o banco de dados cresce, ano após ano. Ou seja, cada vez mais, será possível que a escola tome suas decisões pedagógicas unindo, por um lado, uma visão macro da educação no país e, por outro, informações detalhadas sobre seus estudantes!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square