Quantos professores formam um profissional?

Infográficos // Materiais Gratuitos
Dia-dos-professores---InfoGeekie

Você já parou para contar quantas professoras e quantos professores você teve ao longo da vida? Uma dica: não dá para contar nos dedos das mãos. Colaboradores e colaboradoras da Geekie, com as mais distintas formações, toparam fazer essa reflexão para o Dia dos Professores e das Professoras. O número final surpreendeu muita gente.

Para o Dia dos Professores, alguns colaboradores e algumas colaboradoras da Geekie, os/as geekies, foram instigados(as) a responder a seguinte pergunta:

Quantos professores e professoras você teve ao longo da vida?

Uma geekie da equipe de consultores educacionais logo abriu o sorriso e disse que seria fácil de responder: “Um”. Ela se empolgou com o exercício e logo trouxe um professor do Ensino Médio à memória: “O Adel, de Sociologia!”. Quando foi alertada de que era para pensar em todos e todas, da educação infantil à pós-graduação, o sorriso deu lugar a uma expressão inquieta. Ela queria começar a contagem ali mesmo, inclusive usando os dedos da mão, mas foi interrompida para que pudesse fazer a reflexão em um momento mais calmo.

Já a designer pedagógica, Claire Arcenas, ficou animada com a proposta. Ela fez toda a educação básica e o ensino superior no Canadá. Depois de ter viajado o mundo, aterrizou no Brasil e não demorou muito para trazer para a Geekie seus conhecimentos sobre metodologias ativas e o Projeto Zero, da Universidade de Harvard.

Ao entender a proposta, Claire questionou: “Mas é todos os professores desde criança?”. “Sim”. “Oh, Jesus!”, exclamava, com seu sotaque canadense, toda vez que ouvia uma afirmação como resposta a essa e a outras questões que fez. Ela também quis começar as contas ali mesmo, naquela conversa, mas precisou de mais tempo que imaginava para chegar no resultado final.

A reflexão proposta aos geekies considerava algumas pequenas regras: eles tinham que contar todos os professores e professoras que tiveram ao longo da vida; porém, não poderia haver repetições – afinal, em algumas escolas e regiões do Brasil, muitos estudantes têm uma mesma professora ao longo de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental ou um(a) mesmo(a) professor(a), de uma disciplina em anos diferentes do Ensino Médio.

O exercício de reflexão está registrado no infográfico abaixo. Os dados não são uma amostra fiel das profissões brasileiras, afinal, a quantidade de professores e professoras varia de acordo com a rede e a região da escola, além da época em que cada geekie estudou.

No entanto, o que esses dados tornam visível é a importância que professoras e professores têm em nossas vidas. Poucas pessoas haviam parado para pensar na quantidade; poucas chegaram em um número exato; porém, todas tiveram um momento nostálgico lembrando das disciplinas e rostos de todos os/as docentes que contribuíram para que cada geekie estivesse, hoje, construindo e acreditando que a educação é o caminho para empoderar estudantes, famílias e toda a comunidade escolar para que possam brilhar juntos.

Feliz (Todos os) Dia(s) das Professoras e dos Professores!

Confira o infográfico e aproveite para fazer a mesma reflexão que nós:

Infográfico - Dia dos professores 2019 - Quantos professores formam um profissional (InfoGeekie)
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square