[COVID-19] Guia Geekie One: práticas pedagógicas e ferramentas digitais para a aprendizagem a distância

Com estudantes e docentes em casa para conter a propagação do novo coronavírus, ter um material didático digital que usa tecnologia com intencionalidade pedagógica é um diferencial para as escolas manterem suas aulas a distância. Veja as orientações, possibilidades e sugestões para usar o Geekie One neste momento delicado da saúde pública mundial.

O novo coronavírus, Covid-19, responsável pela pandemia mundial da doença, levou muitas escolas a optarem pelo ensino a distância. Enquanto o distanciamento social é a medida recomendada por órgãos de saúde para conter a propagação do vírus, as instituições de precisam encontrar as melhores formas de continuar as aulas usando ferramentas digitais.

Pensando neste cenário, a Geekie preparou o “Guia Geekie One: práticas pedagógicas e ferramentas digitais para a aprendizagem a distância” para auxiliar suas escolas parceiras e demais instituições de ensino com a seleção das melhores soluções de ensino e aprendizagem neste cenário virtual. O material conta com sugestões de organização dos horários das aulas, combinados com estudantes para garantir o engajamento na nova rotina, dicas de ferramentas para transmissão da aula e interação com os estudantes, entre outros pontos.

A proposta do Guia é ser um documento vivo. Ele terá atualizações constantes com as melhores práticas das escolas parceiras, novas soluções encontradas pela Geekie e as informações mais relevantes para que a jornada de aprendizagem dos(as) estudantes não sejam prejudicadas.

Confira uma das dicas do material:

Dica 1: Ensino a distância requer mudanças na dinâmica das aulas

Realizar aulas online longas e expositivas em que estudantes conseguem dialogar com professores(as) e colegas exige muita concentração e pode se tornar bastante cansativo, prejudicando o engajamento e a aprendizagem. Para tirar melhor proveito de aulas online é importante aumentar a carga de atividades – como rotinas de pensamento, estudo individual ou quizzes – realizadas sem a necessidade de conectar estudantes e professor(a) o tempo todo e, se possível, redimensionar o tempo das aulas.

Sugestão 1 : Intercalar as aulas de cada componente curricular com um momento individual em que estudantes realizem atividades com base em materiais de referência indicados previamente pelo(a) professor(a). Uma estratégia é utilizar a opção de atividades ou de compartilhamento de materiais do Geekie One. Nesse contexto, o(a) professor(a) tem um tempo menor de interação direta com os(as) estudantes, mais tempo para a preparação de materiais e evidências para melhor aproveitar o tempo conjunto. 

Exemplo: 1h de aula (professor(a) com a turma de forma síncrona) seguida de 1h de produção individual (momento assíncrono). Em cada período, por exemplo, poderiam ser intercaladas 3 aulas e 2 momentos individuais, sendo o último horário contabilizado como produção individual em casa.

Sugestão de horário com atividades síncronas e assíncronas: intercalar, a cada 1h, entre atividades com docente e com estudos individuais

Sugestão 2: Se mudar a grade horária atual é complicado, temos uma segunda possibilidade. Na primeira semana a escola seleciona algumas aulas para serem síncronas e outras para serem assíncronas, de modo intercalado e mantendo a mesma grade horária. Os professores que terão aulas síncronas, se preparam para estar online e os professores com aulas assíncronas preparam atividades e materiais para serem encaminhados via Geekie One. Na semana seguinte, há a inversão.

sugestão de horário para aprendizagem à distância: intercalar, a cada semana, aulas síncronas e assíncronas - Geekie One

Sugestão 3: Se a escola prefere manter aulas mais semelhantes ao modelo presencial, com pouca carga de atividades assíncronas, nossa sugestão é que as estratégias de ensino sejam diversificadas para diminuir o cansaço decorrente de estar conectado. Discussões abertas, por exemplo, exigem maior concentração para serem acompanhadas num ambiente online. Por isso, devem ser utilizadas com moderação. Substitua por atividades que estimulem o pensamento e o registro individual dos alunos. Eles podem trabalhar nessas atividades mantendo-se conectados e, em caso de dúvida, aciona o professor pelo chat.

Clique para baixar o Guia Geekie One para práticas pedagógicas e ferramentas digitais a distância
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami