Gestão para aprendizagem: escolas compartilham cases de sucesso

Cases
Gestão para aprendizagem

Escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia compartilham boas práticas em gestão para aprendizagem em evento promovido pela Elos Educacional. Saiba mais!

No dia 25 de agosto acontece em São Paulo o II Seminário Nacional de Boas Práticas em Gestão Escolar. Durante o evento, três escolas públicas, selecionadas por seu destaque em gestão para aprendizagem, vão contar suas experiências ao longo do programa de formação da Elos Educacional em parceria com a Fundação Lemann, que teve um ano de duração.

A Escola Municipal Dr. Arnaldo Afonso Reis Sant’Anna, de Utinga (BA), a EM Professora Ruth Pintão Lot, de Birigui (SP) e o Ginásio Carioca Coelho Neto, do Rio de Janeiro (RJ) foram escolhidos por um comitê julgador por seus objetivos, metas alcançadas, uso das ferramentas e ensinamentos apresentados na formação e trajeto percorrido desde o início do programa.

“Todo plano de ação tem como objetivo melhorar a aprendizagem do aluno”, disse Vanessa Gama, coordenadora de projetos da Elos Educacional. Entre as iniciativas eleitas, estão a formação continuada de professores, a melhora na proficiência leitora dos alunos e até mesmo uma campanha pela diminuição da violência escolar.

Uma dupla de representantes de cada escola – composta por diretor e coordenador pedagógico – participou de uma imersão de 2 dias em julho do ano passado, seguida por mentorias e aulas à distância. Toda a formação foi desenvolvida junto às escolas, com atividades práticas que levassem em conta a realidade da instituição. Os gestores também puderam cursar módulos eletivos de acordo com sua maior necessidade, como gestão de pessoas ou análise de resultados.

“A implementação das práticas foi desafiadora, pois, em alguns momentos, achávamos que não conseguiríamos chegar ao final. No entanto, sabemos que a escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados, ou seja, os alunos precisam aprender. Assim, fomos construindo juntos o processo educativo e vencendo cada etapa proposta no plano de ação”, contou Débora Beloni, coordenadora pedagógica do Ginásio Carioca Coelho Neto.

O evento

O II Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar acontece no Teatro Eva Herz, em São Paulo (SP), no dia 25 de agosto, às 14h. As inscrições permanecem abertas até o dia 11 de agosto – preencha aqui sua inscrição.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de ouvir os relators das três instituições quanto à sua gestão para aprendizagem e, então, votar naquela que, em sua opinião, apresentou as melhores práticas.

“Entendo esse ato de compartilhar nossas experiências com outros educadores como um momento de escutar e sentir o outro de perto. Sei que sairei dali levando um pouco de todos e deixarei um pouco de mim com todos eles”, completou Débora.

O II Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar é realizado pela Elos Educacional, em parceria com a Fundação Lemann, Geekie, Gestão Escolar e Jornal Joca. A edição anterior, em 2015, ficou entre os 6 melhores eventos de gestão para educadores do Brasil segundo a Unesco. Não perca!

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square