#GeekieIndica: Zygmunt Bauman e os desafios da educação

Artigos

No último fim de semana, o Rio de Janeiro recebeu uma visita ilustre: o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que veio ao Brasil especialmente para palestrar no encontro internacional Educação 360, realizado pelos jornais O GLOBO e “Extra” em parceria com a prefeitura do Rio e o Sesc.
O evento durou dois dias e abordou a Educação sob diferentes ângulos, com a participação de diretores, educadores, alunos, familiares e representantes da comunidade. A Geekie também esteve lá e foi representada por Mauro Romano, nosso responsável pela área de Atendimento & Gestão de Sucesso, que falou sobre a plataforma Geekie Games. A palestra também contou com a participação do estudante Manoel Lima, de Icó (CE), contando como o aplicativo lhe ajudou a realizar o sonho de entrar em uma boa faculdade de biomedicina com seu plano de estudos personalizado.
Mas a indicação desta semana – que foi sugerida por Alexandre Favorito, do time de Relações Institucionais da Geekie – é a palestra de Bauman, que foi gravada, traduzida e disponibilizada pelo canal Futura. Nela, o filósofo discute como o excesso de informações a que os estudantes estão expostos na internet tem minado sua atenção e fragmentado o conhecimento. Apesar disso, ele afirma que não há como fugir dessa realidade: a saída é encontrar meios de lidar com ela.
”Não há como conceber a sociedade do futuro sem tecnologia. Então, se não pode vencê-la, una-se a ela. Tente contrabalancear o impacto negativo, como a crise da atenção, da persistência e de paciência. É preciso trabalhar a capacidade de se manter focado”, disse ele. Além disso, Bauman defende que o novo cenário exige do professor assumir um novo papel: “Não há como voltar à situação em que o professor é o único conhecedor, a única fonte, o único guia”, disse ele.
“Essa palestra foi muito interessante porque trata de ideias que defendemos na Geekie e de alguns dos problemas que a nossa plataforma visa resolver: nós tentamos dar foco e ritmo aos estudos de cada aluno, respeitando os limites da sua concentração e permitindo ao professor assumir o papel de mentor”, comenta Favorito. “É muito legal ver um grande filósofo como Bauman compartilhando das mesmas ideias que norteiam nosso trabalho”, completa.
Veja a palestra na íntegra:

Watch live streaming video from canalfutura at livestream.com

 
Tem outras dicas de conteúdo para esta seção? Mande para o e-mail ana.prado@geekie.com.br.
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square