#GeekieIndica: Podcasts sobre tecnologia na educação

Artigos

Você acha difícil encontrar tempo para ficar por dentro das tendências em educação ou para se aprofundar nos seus temas de interesse? Para aqueles que têm um cotidiano corrido, podcasts são uma ótima forma de se manter informado sem precisar sacrificar outras atividades – é possível ouvi-los enquanto se está a caminho do trabalho ou durante o almoço, por exemplo.
Trata-se de transmissões que funcionam como programas de rádio sobre assuntos específicos, com a diferença de que você pode baixá-los em seu celular e ouvi-los a qualquer hora. Basta usar, para isso, um gerenciador de podcasts. O iOS (sistema operacional do iPhone) já vem com um instalado; para outros sistemas, você pode usar aplicativos como o Casts, o Podcast Picker, Podcast2Go, Podkicker ou BeyondPod.
Além da tecnologia em si, queremos indicar três podcasts que tratam sobre o tema da inovação na educação. Todos são em inglês – o que é, além de tudo, uma ótima forma de treinar o idioma.

  1. Instructional Tech Talk

Programa que discute como integrar tecnologias à educação para promover o aprendizado em suas mais variadas formas. O podcast não tem uma periodicidade definida, mas pelo menos uma vez por mês tem edição nova.

  1. EdSurge On Air

O podcast semanal de um dos sites de maior relevância sobre tecnologias educacionais. Serve não só para educadores, mas também para empreendedores e investidores na área.

  1. TEDTalks Education

O programa é, na verdade, um videocast – ele também possui vídeo e não só o áudio –, mas pode ser consumido da mesma maneira que os anteriores. Esta série reúne discursos apresentados em edições do TED que tratam de temas como as escolas do futuro, o que a ciência sabe sobre a forma como aprendemos e práticas e relatos de pesquisadores, educadores e líderes que são referência no mundo da educação.
Conhece outros podcasts ou tem outras dicas? Mande para nós na seção de comentários deste post ou para o e-mail ana.prado@geekie.com.br.
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square