#GeekieIndica: Formação de professores online e gratuita

Artigos
Formação de professores online

A formação de professores para o uso da tecnologia é tão ou mais importante do que ter as melhores ferramentas do mercado. Uma lousa digital, se usada para transmitir conhecimento sem promover interação ou debate, não representa realmente uma inovação. É preciso que os profissionais da escola estejam familiarizados com a tecnologia, suas possibilidades e sejam capazes de discernir quando e como ela vai acrescentar à rotina escolas – isso em qualquer círculo, seja com foco na sala de aula ou no trabalho da gestão.

É justamente a importância da formação de professores que aparece como um dos eixos centrais da Bett Brasil Educar 2016, que acontece em São Paulo nos dias 18, 19 e 20 de maio. Dentre os painéis sobre o tema estão “O potencial transformador de um professor” e “Como Utilizar Materiais Didáticos Digitais e Planejar Uma Aula Mais Interativa e Criativa?”, ambos na quarta-feira, primeiro dia de evento. Você confere a programação completa aqui.

A Geekie também estará na Bett, apresentando nossas soluções de aprendizagem adaptativa que já são usadas por centenas de escolas em todo o Brasil. Enquanto o dia não chega, selecionamos sete oportunidades para educadores que querem investir em sua formação continuada, seja com cursos, vídeos ou fóruns de discussão. São conteúdos online ou presenciais, pagos ou gratuitos, para que cada um encontre o formato de estudos ideal e potencialize o uso de tecnologia na sua escola. Confira:

Formação em Ensino Híbrido com a Fundação Lemann

Em parceria com o Instituto Península, a Fundação Lemann oferece o curso Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação disponível em dois formatos: online e em livro. Ambos abordam todos os aspectos da integração da tecnologia na escola, desde a otimização dos espaços até até verificações de aprendizagem. O curso aberto, online e gratuito tem 40 horas de duração, distribuídas entre videoaulas, quizzes, fóruns de discussão e avaliação; há, também, uma opção de curso de 80 horas que oferece certificado.

Cursos gratuitos na Unesp Aberta

A Universidade Estadual Paulista mantém o portal Unesp Aberta, um ambiente online de aprendizagem. Há cursos de diversas áreas, incluindo muitos relacionados à tecnologia na educação. Outros temas envolvem desde a História da Educação até o ensino de disciplinas específicas, como artes, geografia ou inglês. Todos os cursos são gratuitos e realizados à distância, mas não há emissão de certificado.

Ensino à Distância pelo Instituto Singularidades

O Instituto Singularidades é referência na formação continuada de professores. tem cursos de graduação, pós-graduação e extensão somente na área de pedagogia. No último grupo estão os cursos à distância, com carga horária de 80 horas. Destacamos o Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação e Gestão 3.0: práticas para uma boa liderança escolar no século XXI. Todos os cursos são pagos.

Tutoriais sobre aprendizagem adaptativa na Universidade Geekie

A Universidade Geekie é uma plataforma online de treinamentos para os educadores que utilizam nossas soluções: o Geekie Lab e o Geekie Teste. O curso Conheça Melhor a Geekie é gratuito e aberto a todos que tenham interesse em conhecer as plataformas de aprendizagem adaptativa e avaliações. É o mais indicado para gestores, coordenadores e professores que estejam considerando a tecnologia para sua escola, mas ainda precisam de mais informações antes da tomada de decisão. Um segundo curso, chamado Tudo o que você precisa saber sobre Geekie Lab, é oferecido para as escolas parceiras para auxiliar na implementação da ferramenta.

Trilhas de aprendizagem na Programaê

O Programaê é uma iniciativa para promover o ensino de programação e o movimento maker (um “faça você mesmo” apoiado pela tecnologia) entre educadores. O portal oferece artigos, vídeos e trilhas de aprendizagem, além de estar desenvolvendo, no momento, a primeira edição do Programaê Makers Educa. Nesse programa, professores, pesquisadores, artistas ou empreendedores são selecionados para desenvolver ideias inovadoras com ajuda de mentores.

Aulas do mundo todo com o Coursera

Se você ainda não conhece o Coursera, corra para participar. A plataforma é a maior do mundo a oferecer cursos online através de parcerias com universidades e organizações ao redor do globo. Há opções gratuitas e pagas sobre os mais diversos temas, inclusive educação – mas atenção: a maioria dos conteúdos está disponível em inglês. Porém, com a popularização do site, aulas em espanhol e português já começaram a fazer parte do acervo.

Conteúdo inovador no InfoGeekie

Além dos conteúdos do nosso portal, a Geekie realiza, quinzenalmente, bate-papos online sobre tecnologia, inovação e gestão escolar. Todos os encontros são gratuitos e os participantes podem interagir com os convidados enviando perguntas para serem respondidas em tempo real. O link da conversa também é disponibilizado sem qualquer custo para todos os inscritos. Outra oportunidade de formação é fazer o download dos ebooks da Geekie – conheça-os aqui.

Gostou da seleção? Não esqueça de se inscrever na Bett Brasil Educar 2016 para conferir os painéis sobre formação de professores. A Geekie também vai estar por lá para falar sobre aprendizagem adaptativa, avaliação e Hora do ENEM – não deixe de visitar nosso estande!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square