#GeekieIndica: 3 Aplicativos do Google que podem ajudar sua escola (e você não sabia)

Artigos

É comum que fiquemos tão acostumados a usar certas ferramentas para um fim específico que acabamos nem considerando que elas poderiam nos ajudar de outras formas. É o caso de vários aplicativos do Google. Você sabia que eles podem ajudar na gestão da sua escola e também servir como recursos educacionais em sala de aula? Veja algumas sugestões:
Google Earth: o aplicativo que permite visualizar o planeta todo em 3D não é útil só para descobrir onde ficam os lugares para onde você planeja ir. Ele é um ótimo recurso para aulas de Geografia e História e funciona de forma bem mais eficaz (seja para informar, seja para captar a atenção dos alunos) do que simples fotos. É possível explorar ali florestas e árvores pelo mundo, observar rios e formações rochosas, voltar no tempo com imagens históricas de locais específicos, analisar o fundo de oceanos com imagens em alta definição, visualizar galáxias e constelações distantes e visitar astros mais próximo, como Marte e a Lua, fazer visitas por marcos naturais e culturais e fazer “passeios” narrados por lugares que evidenciam os impactos da mudança climática, entre outras coisas. Tudo de graça.
Google Calendar: crie um calendário específico para compartilhar com a sua escola e controle de forma mais eficiente reuniões, provas e outros eventos. A ferramenta também é uma ótima forma de aproximar os responsáveis pelos estudantes da rotina escolar: nela, é possível que eles tenham controle sobre a data de reuniões de pais, festas da escola, excursões, atividades de campo, semanas de provas e até entregas de trabalhos. Com o aplicativo para celular, todos os participantes recebem alertas para que não esqueçam os compromissos.
Google Drive: a plataforma permite criar e compartilhar textos, tabelas, formulários e apresentações. Os arquivos ficam guardados na nuvem, permitindo que sejam acessados de qualquer lugar com internet. Também é possível editá-los em conjunto, facilitando a execução de trabalhos escolares em grupo e a resolução de dúvidas pelos professores. Além disso, tendo acesso aos trabalhos que estão em curso em sua turma, os educadores poderão dar orientações para ajudar os alunos antes da entrega final. A correção de redações é outra coisa que ganha eficiência: os professores podem não apenas dar notas, mas fazer comentários em pontos específicos do texto para orientar os alunos. Com os formulários, os gestores escolares podem fazer pesquisas de opinião com estudantes, pais e funcionários que forneçam informações para ajudar em seu trabalho.
Você pode participar do #GeekieIndica mandando sugestões para nós na seção de comentários deste post ou para o e-mail ana.prado@geekie.com.br. Elas poderão ser publicadas por aqui nas próximas semanas.
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square