Geekie Teste cobre aproximadamente 90% do conteúdo do ENEM 2018

Artigos
Geekie Teste ENEM

Desde 2016, a ferramenta de avaliação da Geekie já vem apresentando alto desempenho na cobertura de conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja como.

Avaliações externas em escolas servem tanto para medidas pedagógicas a fim de aprimorar as experiências de aprendizagem, como também para treino de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este é o objetivo do Geekie Teste, um serviço integrado ao Geekie One que oferece simulados do Enem ao longo do ano letivo para preparar estudantes e munir professores e professoras com informações fundamentais para o acompanhamento e personalização do processo de aprendizagem. A preparação feita com o Geekie Teste para o exame nacional – que hoje é uma das principais portas de entrada em universidades públicas – cobre cerca de 90% do conteúdo das provas.

A fim de determinar a convergência entre as avaliações externas da Geekie com o Enem, foi calculado um índice que considera os assuntos abordados nas quatro provas do Geekie ENEM de 2018, para a 3ª série, e os assuntos abordados no ENEM Oficial 2018.

O professor e mestre Claudio Maroja, especialista em Avaliação da Geekie, explica que essa abrangência de assuntos é o principal motivo para que a escola realize as quatro aplicações para a 3ª série do Ensino Médio. 

“Quando analisamos somente uma prova, o índice de conteúdos cobertos fica mais restrito, em torno de 70%. Mas, se olhamos para as avaliações do ano todo, vemos que conseguimos cobrir um leque de assuntos muito grande, passando para 89,2%”, explica Maroja.

Nos quatro “Geekie ENEM” deste ano, avaliamos 190 assuntos, contra os 106 cobertos pelo Enem. “Quanto mais o aluno for exposto a questões diversificadas, mais facilidade ele terá na prova oficial. Além disso, ao longo do ano, o professor terá insumos para fazer intervenções sobre temáticas que nem sempre receberiam destaque em sala de aula”, conclui o professor Maroja.

O Geekie Teste contribui para que estudantes já não enxerguem no ENEM um monstro de sete cabeças; afinal, desde a 1ª série do Ensino Médio, eles realizam as avaliações da Geekie voltadas para o ENEM e já começam a introduzir os aprendizados aos conteúdos e regras que encontrarão no futuro.

Se analisarmos a distribuição de itens do ENEM por séries, de acordo com o conteúdo programático do Geekie One, vemos em que Linguagens e Códigos, o conteúdo da Geekie teve 64% de compatibilidade, em Ciências Humanas, 40%, em Ciências da Natureza, 38% e em Matemática, 42%.

Geekie teste em números

Em Ciências Humanas, seguindo sua tradição de trabalhar com temas ligados a movimentos sociais, africanidades e feminismo, o exame de 2018 trouxe questões sobre o papel da mulher na sociedade, com ênfase para o sufrágio no Brasil, o movimento abolicionista e o machismo. Para as situações-problemas que envolviam contextos do exterior, o Oriente Médio teve relevância na prova. Para as Ciências Naturais, a prova manteve a mesma linha dos anos anteriores, com itens relacionados às pesquisas científicas nas áreas de Física, Química e Biologia.

Já em Linguagem e Códigos, a prova de 2018 trouxe mais temas ligados a direitos humanos de forma mais presente do que nos anos anteriores e uma maior preocupação na utilização de textos atuais. E para Matemática, diferentemente de 2017, houve um número grande de questões envolvendo conhecimentos de Probabilidade e Estatística, com maior enfoque no estudo de dados apresentados em quadro e tabelas.

e-book dados e evidências Geekie

Como funciona o Geekie Teste?

O Geekie Teste é uma iniciativa de avaliação externa disponível para estudantes desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A solução, que hoje é integrada ao Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. O Geekie One permite que o(a) gestor(a) tome decisões pedagógicas, baseadas em dados relacionados ao desenvolvimento da rede, da escola, da turma e de cada aluno(a), individualmente. Por meio das informações obtidas com os exercícios propostos na multiplataforma e pelo Geekie Teste, é possível criar planos de ação e reorientar práticas diversificadas.

A proposta consiste na aplicação de avaliações ao longo do ano, com caráter diagnóstico e somativo. Para o Ensino Fundamental, o Geekie Teste utiliza como matriz, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para o Ensino Médio, o ENEM. Durante todo o Ensino Fundamental e nas 1ª e 2ª série do Ensino Médio, eles realizam duas aplicações anuais. Na 3ª série, último ano, realizam 4 aplicações.

Essas avaliações permitem a elaboração de ações pedagógicas assertivas, o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes em cada área de conhecimento e a verificação da evolução desses estudantes. Após aplicado, o Geekie Teste gera gráficos e relatórios detalhados de desempenho, além de interpretações pedagógicas quanto ao nível de domínio dos alunos(as), provendo visibilidade e apoio tanto para o(a) diretor(a) quanto para o(a) professor(a).

Hoje, o Geekie Teste integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. É também a plataforma que viabilizou os simulados oficiais do ENEM, do programa nacional Hora do ENEM.

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square