Geekie One alia plataforma inovadora e consultoria especializada para apoiar escolas em jornada de transformação educacional

Releases
Capa-InfoGeekie-Releases-e-artigos-Imprensa

✓ Com o Geekie One, a Geekie – empresa referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo – dá mais um passo na missão de auxiliar gestores educacionais a consolidar escolas que atendem às necessidades e reais interesses do aluno, preparando-o para a vida no século XXI.

São Paulo – As escolas têm sentido o peso do tempo. O desafio educacional proposto pelo século XXI tem sido pautado pela urgência de formar cidadãos preparados para lidar com complexidades de um contexto no qual a tecnologia avança de maneira exponencial. Com a impossibilidade de prevermos as profissões que surgirão na próxima década – 85% das profissões que teremos em 2030 não existem hoje –, educadores e pais vivenciam a demanda de formar indivíduos críticos e colaborativos, capazes de compreender o ambiente e criar formas para impactar positivamente a sociedade.

A Geekie responde a esse cenário com tecnologia de ponta e consultoria especializada, que trazem benefícios para toda a comunidade escolar. Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a empresa desenvolveu o Geekie One – adotado por 15 escolas brasileiras em 2018, para 2019 o número já chega a aproximadamente 50 escolas.

Inovação com intencionalidade pedagógica é o conceito-chave. A tecnologia já revolucionou diversos setores. Do transporte urbano à medicina são muitos os exemplos nos quais o suporte digital abre novas oportunidades, potencializando benefícios e otimizando rotinas. O setor educacional, entretanto, apresenta-se como um contraste à tendência. Justamente no segmento que lida com uma geração que já nasceu conectada, a tecnologia tende a ser deixada do lado de fora da sala de aula.

Introduzida com intencionalidade pedagógica, entretanto, inovações podem trazer diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, a Geekie desenvolveu o Geekie One de forma a contemplar o conteúdo didático completo – para alunos do 6º ano do ensino fundamental a terceira série do ensino médio – disponível para Chromebooks, Ipads e smartphones. O suporte digital permite navegação, atualização e linguagens adequadas aos estudantes do novo milênio com slides, vídeos, hashtags, gifs, relatórios de desempenho e organizador de atividades entre as estratégias ampliadas pela tecnologia.

Segundo Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de Stanford, com a experiência adquirida em sete anos de atuação e mais de 12 milhões de alunos alcançados, a Geekie compreende que a maneira de pensar e processar conhecimento é fundamentalmente diferente para crianças e jovens que nasceram expostos a um volume imenso e constante de informação – e que isso interfere diretamente nas estratégias de aprendizagem que precisam ser desenhadas. “Para estudantes no século XXI, a interação, a motivação, a linguagem possibilitadas pelo digital e o envolvimento ativo com o conteúdo são muito importantes na construção do conhecimento”, comenta o executivo.

Direcionados por três pilares pedagógicos: conteúdo significativo, digital e flexível; aprendizagem ativa e dados para diálogos e decisões pedagógicas, as possibilidades do Geekie One são desenhadas para alcançar gestores, coordenadores, professores, estudantes e famílias – entendendo toda a comunidade escolar como corresponsáveis pelo aprendizado.

Entre os professores, por exemplo, um dos desafios mais presentes no cotidiano é a gestão do tempo. No Brasil, os docentes utilizam 12% do tempo administrando tarefas; 20% mantendo a ordem na sala de aula; e 67% dedicando-se ao ensino e aprendizagem – de acordo com pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com o Geekie One, rotinas repetitivas são otimizadas para que professores possam focar no aprimoramento das rotinas de aprendizagem. Eles também contam com a captura e leitura facilitada de dados que os permitem acompanhar da classe e ajustar ações para atender as necessidades de cada aluno. Coordenadores, por sua vez, podem acompanhar em tempo real a execução do planejamento pedagógico para ajustar eventuais desvios e pensar em estratégias para garantir o atingimento dos objetivos de aprendizagem definidos.

Plataforma digital, parceria real

A inserção de tecnologia em escolas tem um potencial de impacto muito positivo, porém, depende de muito mais do que a adoção de dispositivos, passando principalmente por um processo contínuo de formação e mudança de cultura. Mais do que um recurso digital, para ser profundo e relevante o Geekie One perpassa uma compreensão das expectativas e objetivos de cada escola; a formação e apoio da equipe escolar e tão importante quanto, o vínculo e a presença física e digital.

Para isso, dispõe para cada escola um time de Sucesso do Cliente, cuja missão é estar presente no cotidiano de cada parceiro, utilizando metodologias de gestão de projetos para compreender o contexto, as forças e os desafios daquela instituição. A partir daí são definidos objetivos de curto e médio prazo – como a busca por capacitar o corpo docente em metodologias ativas ou a vontade de ampliar a campanha de matrículas – gerando metas passíveis de serem mensuradas e reavaliadas ao longo do projeto.

Com a combinação de conteúdo de qualidade, inovação e apoio consultivo a Geekie busca integrar em uma única iniciativa os fatores-chave que alavancam mudanças que as escolas precisam operar para se adaptarem às necessidades dessa geração. “O que o Geekie One faz é potencializar a aprendizagem de todos os agentes da escola”, comenta Rui Christofolleti, diretor pedagógico do Colégio Koelle, em Rio Claro, São Paulo. “A formação e o apoio que deram à minha equipe, com a presença da Consultoria Pedagógica e as visitas à Geekie, a prática de novas metodologias pedagógicas, a escuta e respostas rápidas. Isso nenhuma empresa de educação faz”, avalia.

Educação digital como diferencial

Segundo Eduardo Bontempo, cofundador da empresa, mais uma novidade proporcionada pelo Geekie One é a disciplina de Educação Digital, que tem por finalidade auxiliar jovens a lidarem com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados. Com a parceria com o Geekie One, a escola passa a preparar os alunos para lidar com a complexidade da vida digital. Habilidades como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e a autorreflexão são parte importante desse conteúdo.

A Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafios que o mundo digital proporciona. A condução ocorre dentro de um processo de aprendizagem significativa que leva para a sala de aula casos reais e próximos da vida de cada estudante. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais – casos que agregam valor não apenas ao que é aprendido, mas que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula.

Um exemplo foi o tema “Big Data e o poder dos dados” trazido para debate para os alunos das escolas parceiras ao longo do ano letivo – e que acabou sendo tema da redação do Enem 2018. Como resultado do olhar atento para a contemporaneidade, torna-se possível desenvolver competências bastante relevantes para a formação de estudantes, alinhadas inclusive à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O aluno exercita, na sala de aula, a empatia, o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a cooperação e a capacidade de resolução de problemas. Essa capacitação tem o potencial incrível de formar cidadãos com escuta ativa e sensibilidade para as questões coletivas.

“Temos nos aliado a escolas que desejam dar um próximo passo e que compartilham conosco a busca pela formação de um cidadão ativo e engajado. Com o Geekie One, queremos desenvolver habilidades para que os jovens tenham sucesso nos estudos, no trabalho e na vida; que sejam capazes de não somente enfrentar os desafios do futuro, mas também de transformá-lo”, comenta Bontempo.

Sobre a Geekie

Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos sete anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.

www.geekie.com.br


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Geekie Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins
imprensa@geekie.com.br
Celular: (11) 9 7338-3879

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square