Claudio Sassaki fala sobre futuro da educação em podcast da Você S/A

Geekie na Mídia // Na mídia
Geekie na Mídia

Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford, CEO e cofundador da Geekie, fala sobre o modelo atual de educação e o potencial da tecnologia para empoderamento de professores e estudantes no podcast da Você S/A

A Geekie participou na sétima edição do podcast “Rádio Peão”, da revista Você S/A. Com o tema “Qual o futuro da educação?”, a conversa conduzida pela editora Elisa Tozzi e pela repórter Luísa Granato contou com a participação do especialista e mestre em Educação pela Universidade de Stanford, CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki. Também fez parte do debate a assessora de educação no Itaú BBA e diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana no Instituto Acaia.

O podcast da Você S/A tem o propósito de debater dilemas de carreira profissional e falar sobre liderança, tendências, negócios inspiradores e futuro do trabalho. Para debater o futuro da educação, tema geral da edição do podcast do qual Sassaki participou, a conversa passou por temas como a tecnologia nas mãos de docentes e discentes; a atenção necessária à educação digital para entendimento dos riscos e oportunidades da vida on-line; a necessidade de aprendizagem ao longo de toda a vida (lifelong learning); a mentalidade de crescimento e o cuidado com a valorização do resultado e menosprezo do processo de esforço; e a corresponsabilidade das famílias na educação de seus filhos e filhas.

Do modelo tradicional à personalização com tecnologias

Ao falar sobre o modelo tradicional de educação, Sassaki fala que a forma das aulas focada apenas na transmissão de conteúdo e a preocupação excessiva com o vestibular desconectam os e as estudantes de uma possibilidade de aprendizados personalizados. “Estou generalizando, mas, em um modelo que assume que todos aprendem igual não funciona. Sabemos que alguns aprendem daquela forma, mas outros não. Muitos alunos que hoje são profissionais brilhantes não se encaixam neste modelo”, comenta o especialista.

Sassaki também abordou o papel da tecnologia na educação atualmente. Ele relembrou que no passado o conteúdo era detido por professores e professoras que o transmitiam para seus estudantes em contextos de sala de aula. Com a internet e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), o acesso à informação se ampliou. Neste cenário, educadores e educadoras precisam rever suas práticas e serem empoderados com tecnologias que possam otimizar sua rotina e personalizar as experiências de aprendizagem.

“Vejo uma grande possibilidade da tecnologia como empoderadora do papel do professor. Hoje, se olharmos a realidade dos professores no Brasil, há uma carga horária brutal – muitos trabalham em mais de uma escola – e todo o trabalho que acontece fora da sala de aula acontece à noite e nos finais de semana. Quando olhamos as pesquisas, vemos que o uso de tecnologia é potencializado quando está a serviço dos professores em sala de aula”

Ouça o podcast Rádio Peão abaixo:

Você também pode ouvir a participação de Sassaki no podcast da Você S/A no player abaixo ou pelo Spotify:

Veja mais participações da Geekie na mídia:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square