Fake news: como as escolas podem lidar com esse perigo?

Na mídia
fake news

Nos últimos tempos, a difusão de fake news, assim como outros desafios provindos de uma evolução acelerada da tecnologia têm sido fonte de uma preocupação constante entre as escolas, famílias e comunidades. Veículos como o jornal “O Globo” e a revista “Você S/A” foram alguns dos meios de comunicação que convidaram a Geekie para falar sobre o tema em setembro.

.

Para compor a matéria do dia 16 de setembro, o jornal “O Globo” entrevistou Cláudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie, que esclarece que é preciso investir em conteúdo, metodologia e formação para formar estudantes que saibam identificar e lidar com falsas notícias.

Nenhum de nós, pais e professores, passou por um processo de educação com relação ao uso de tecnologia, seja de celular, ou mesmo das redes sociais. Além disso, os conteúdos um pouco mais estruturados sobre o tema estão em inglês. Temos que aproveitar para usar metodologias nas quais os alunos se engajem”, afirma Sassaki.

fake news 1Leia a entrevista do “O Globo” na íntegra: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/o-primeiro-passo-ter-senso-critico-questionar-diz-educador-sobre-combate-noticias-falsas-23071727

.

Já a edição de setembro da revista Você S/A abordou o mesmo tema sob a perspectiva de como ele pode ser uma influência para decisões eleitorais. Segundo a matéria, o problema-base que leva esse tipo de notícia ao crédito é o baixo nível educacional.

À revista, Sassaki explica que mesmo aqueles que têm um nível de educação considerado adequado também são vulneráveis a essa indústria, já que os adultos de hoje não foram preparados para este mundo como ele é hoje e ainda estão aprendendo a lidar com o digital.

fake news 2

A Você S/A usou também como referência as 7 dicas que a Geekie ensina aos estudantes em seu material didático para aprender a questionar boatos e a desmistificar as fakes news:

fake news 3

.

Leia mais sobre fake news: Geekie na folha de S. Paulo: conteúdo de cidadania digital do Geekie One capacita alunos e professores no combate às fake news

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square