A Geekie está na mídia! Confira o que foi destaque

Na mídia
midia

Desde o seu lançamento, em 2011, a Geekie vem sendo assunto em diversos veículos de imprensa. Reunimos, neste artigo, os destaques mais recentes:

Globo, Band, Folha de São Paulo, The Economist, são alguns dos veículos que viram nas ações da Geekie junto a suas escolas parceiras, uma jornada em busca de uma formação integral de estudantes. Veja abaixo o que a TV, os grandes jornais, revistas e websites tem a falar da Geekie e das escolas que adotaram o Geekie One:

.

Como as tecnologias digitais podem ser tornar aliadas importantes quando o assunto é aprender e ensinar

Programa Como Será –  TV Globo

Como os nativos digitais aprendem? Segundo o estudo TIC Educação (2016), 76% dos estudantes consideram que a aula se torna mais interessante com o uso da internet. O quadro “Expedição Digital” do dia 7 de abril constatou como a solução Geekie One pode ajudar a alunos e alunas do Colégio Mater Dei, em São Paulo, a se interessarem cada vez mais pelo conteúdo escolar e a desenvolver o aprendizado. Segundo a matéria, a iniciativa ajuda a professores a avançar em conteúdos que só a lousa e o caderno não permitiriam.

“Eu não gostava muito de estudar antes. Agora, com esse novo método, com a internet e com a tecnologia, a gente ganhou gosto de estudar. Eu tenho gosto, eu passo o dia inteiro no meu quarto estudando. A minha mãe até fala para mim: ‘nossa, menina! você não sai daí!’…”

Julia Alcantara, aluna do 1º ano do ensino médio do colégio Mater Dei

.

Revolução na educação

Você S/A

voce sa geekie na mídiaA matéria de capa de junho da Revista Você S/A traz Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie, e outros empreendedores, professores e profissionais que estão transformando o ensino por meio da tecnologia e do desenvolvimento de novas habilidades e competências. Leia aqui.

“Claudio Sassaki, de 44 anos, percebeu esse potencial sete anos atrás. O paulista ficou chocado ao procurar escolas para matricular suas filhas. ‘Os colégios não tinham mudado quase nada desde a época em que eu mesmo estudava.’ Foi assim que ele teve ideia de fundar a Geekie, plataforma de ensino personalizado que usa big data e jogos para facilitar o aprendizado.”

Revista Você S/A

.

Educação Digital e Alfabetização Midiática

Jornal da Cultura e Panorama – TV Cultura

Reportagem Jornal da Cultura

Em março, o Jornal da Cultura e o programa Panorama, ambos da TV Cultura, convidaram Claudio Sassaki, mestre em educação pela Universidade de Stanford, para falar sobre fake news na campanha “Será Verdade?”, do setor de jornalismo da emissora.

“Não adianta a gente trabalhar com uma criança do século 21 com um professor que foi preparado no século 20. Então essa adequação, preparação e capacitação do professor é muito importante para que ele acompanhe o que essa criança de hoje precisa no seu processo de formação.”

Quézia Bombonatto,
Psicopedagoga

Educação para combater divulgação de notícias falsas

Jornal da Band – TV Band

Em maio, o Jornal da Band foi até o colégio Magister para abordar a importância do papel da escola no aprendizado no combate às fake news e da adoção de uma disciplina de educação digital em sala de aula, como a que o colégio usa com o Geekie One.

“Como a gente também aprendeu a ler e a escrever, a gente precisa estar educado para interagir com as novas mídias, com as mídias digitais, com os sites de redes sociais, de maneira a tentar discernir elementos que podem fazer uma notícia verdadeira ou uma notícia falsa. Dentro das escolas, pode ser tanto uma disciplina quanto uma atividade transdisciplinar ou interdisciplinar em que todas as disciplinas a gente trabalhe essas noções.”

Rafael Grohmann, professor de ciência da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

.

Um novo capitalismo

Netflix

novo capitalismo geekie na mídiaA trajetória da Geekie virou roteiro de cinema! Depois de ganhar as telonas, o documentário passou a estar disponível também no streaming de vídeos. O filme conta sobre a jornada de empreendedores brasileiros, indianos e mexicanos, entre eles o cofundador da Geekie, Claudio Sassaki, que pensaram em novas formas de reformular o modelo de capitalismo com a criação de negócios que contribuem para a melhoria da sociedade. Assista ao filme aqui.

“Dos alunos que começam o ensino médio no nosso país, mais ou menos metade fica no meio do caminho, não termina a escola. Ou vai trabalhar, ou não faz nada, mas não termina. E dessa metade que termina, 10% tem o nível esperado – não é nem acima, é esperado – de português e matemática. Essa é a realidade do Brasil. (…) Isso é desigualdade.”

Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie

.

Inteligência artificial individualiza ensino e ajuda professores

Folha de São Paulo

A Folha de São Paulo mostrou que quando o assunto é tecnologia na educação as possibilidades vão muito além da inteligência artificial. No colégio Mater Dei, a reportagem entrevistou professores e estudantes, que contaram como o uso do Geekie One estimula e incentiva alunos e alunas no momento do estudo, assim como ao bom uso das ferramentas digitais. Leia aqui.

“No caso da aluna do 1º ano do ensino médio, esse tempo (de conexão) não é dedicado a redes sociais, blogs ou vídeos. (…) ‘Já cheguei a ficar cinco horas estudando. Eu me empolgo nas atividades e emendo uma disciplina na outra’, conta a aluna do Colégio Mater Dei, de São Paulo.”

Júlia Toledo Alcântara, aluna do colégio Mater Dei São Paulo

.

A inovação que nasce da tradição

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

pegn geekie na mídiaClaudio Sassaki foi um dos destaques da edição da revista, que comemorou os 110 anos da imigração japonesa trazendo nomes de descendentes que usaram valores e a disciplina de seus antepassados na criação de negócios inovadores.

“A comunidade japonesa no Brasil valoriza muito a educação. Como os imigrantes vieram para cá em condições difíceis, a formação era vista como uma maneira de garantir um futuro melhor para filhos e netos. (…) Um aspecto importante da cultura dos japoneses é zelar pelo nome e pela reputação da família. Isso se reflete na forma como conduzo os negócios. Trabalhamos duro para conquistar a confiança de fornecedores, clientes e investidores.”

Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie

.

Juntos, tecnologia e professores podem recriar a escola

The Economist

Em sua matéria de capa sobre tecnologia e educação, a revista fez uma análise aprofundada sobre o conceito de personalização do ensino – desde sua origem – e elencou premissas para que a personalização possa trazer resultados concretos para o futuro da educação. Dentro do artigo, a Geekie foi referenciada como um bom exemplo de empresa voltada para a educação. Leia aqui.

“O potencial da EdTech será levado em conta somente se os professores a abraçarem. Eles estão certos em pedir evidências de que os produtos funcionam. Mas o ceticismo não deve se transformar em ludismo. Um bom modelo é São Paulo, onde os professores receberam a Geekie, uma empresa de educação com o apoio da tecnologia”.

Revista The Economist

.

A proposta de Harvard para uma educação para compreensão

Porvir

O Porvir, site voltado para educação e inovação, publicou o artigo de Claudio Sassaki em que ele conta sobre a imersão que fez em Harvard junto a Howard Gardner, fundador do Project Zero. No texto, o CEO da Geekie relata como as metodologias inspiradoras desse projeto focado na compreensão da aprendizagem podem beneficiar e trazer melhorias para o ensino no Brasil. Leia aqui.

Desafiado pelo propósito de construir na Geekie um projeto pedagógico ainda mais dinâmico, interativo e personalizado, estive em Harvard no início de 2017 para uma imersão com o psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner, cientista das inteligências múltiplas e diretor-sênior do Project Zero. Durante a minha estada, discutimos o fato de o processo educativo – sobretudo, o mais adotado no Brasil – comumente não incentivar os alunos a pensarem e construírem um aprendizado perene”.

Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie

.

Coluna TRIP Transformadores

Revista TRIP

Claudio Sassaki para TRIP
(foto: TRIP Transformadores)

Desde 2016, Claudio Sassaki é colunista da Trip e mensalmente discute temas relevantes sob a perspectiva de empreendedor, especialista em educação e pai de quatro filhos. Temas como: a importância da escola na formação de cidadãos brasileiros, uma educação que não se limite ao gênero, são algumas de suas recentes contribuições para a revista. Leia o artigo mais recente de Sassaki aqui.

“Acredito que temos ao menos uma realidade bastante clara: a inovação, a tecnologia, e o olhar para o desenvolvimento integral só estão disponíveis para quem pode pagar um pouco mais por eles. Isso mantém uma sociedade desigual (…). Daí a importância de desenvolvermos soluções educacionais acessíveis, trabalho que realizamos na Geekie todos os dias. Encontramos na tecnologia uma forma – existem outras, é claro – de oferecer educação de qualidade para 5 milhões de estudantes das redes pública e privada.”

Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square