Currículo para o século XXI: formação de professores da Escola Projeto Vida

Cases
Docentes da Escola Projeto Vida, de São Paulo, participaram de formação exclusiva - Geekie

Escola Projeto Vida publica sua experiência com o Geekie One no blog do jornal O Estado de S. Paulo. O texto assinado da jornalista da escola, Fernanda Tambelini, relata como foi a preparação dos professores e professoras para a adoção da plataforma da Geekie.

Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as metodologias ativas, a abordagem transdisciplinar e a incorporação da tecnologia ao projeto pedagógico tornam-se ainda mais importantes para a formação de jovens preparados para lidar com as demandas do século XXI. Na Escola Projeto Vida, estamos alinhados às tendências educacionais e investimos constantemente em inovações com foco no desenvolvimento de competências e habilidades que estimulam a curiosidade, a reflexão e o sucesso acadêmico.

Em 2019, adotamos para o Ensino Fundamental II a plataforma Geekie One, que une conteúdo de excelência e tecnologia, para potencializar de forma individualizada a aprendizagem de cada aluno. A plataforma Geekie facilita o acompanhamento de cada estudante de maneira ainda mais completa e personalizada, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades individualmente. Criada em 2011 por um mestre em Educação pela Universidade de Stanford, é referência em educação inovadora no mundo e recebeu diversos prêmios, inclusive o WISE, considerado o “Oscar da Educação”.

Mas, e como fica a preparação dos professores com tantas novidades? Na Projeto Vida, a equipe pedagógica reuniu-se semanalmente ao longo do ano passado todo em uma formação continuada especialmente direcionada à implantação da BNCC. Além disso, direção, coordenação pedagógica e docentes passaram por um treinamento para a adoção da plataforma da Geekie no projeto pedagógico da escola, em que foram abordados recursos, funcionalidades, potenciais e planejamento das aulas de acordo com as metodologias ativas do Geekie One.

Nesse momento, estamos em uma segunda etapa: o engajamento dos alunos para o uso da plataforma em todo seu potencial e intencionalidade alinhada ao projeto pedagógico da escola.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como foi a primeira etapa do treinamento!

Você também pode ler este e outros textos da  Escola Projeto Vida publicados no blog do Estadão (neste link) ou no blog da própria escola (neste link).

Conheça a opinião de outras escolas sobre o uso do Geekie One:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square