Tudo que você precisa saber sobre formação de professores

Artigos
Especial formação de professores

Selecionamos 5 artigos sobre formação de professores para você: cursos online e gratuitos, formação com foco no uso de tecnologia, apoio o educador durante a cada etapa de sua carreira e muito mais!

Olá, educador! Tudo bem? Se você acompanha o InfoGeekie, já deve ter encontrado por aqui alguns textos sobre a importância da formação de professores. Um dado em que acreditamos muito é o divulgado por Paulo Blikstein, professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford: ele diz que, para cada dólar investido em tecnologia educacional, nove deveriam ser investidos na formação de professores!

Porém, nem sempre a formação de professor tem espaço na rotina escolar – surgem dúvidas no percurso: ela é responsabilidade do gestor ou do próprio professor? Onde encontrar cursos e capacitações de qualidade? De que tipo de apoio o professor precisa, dependendo de seu perfil e etapa da carreira?

Com isso em mente, selecionamos 5 artigos sobre formação de professores que vão ajudá-lo a refletir, tomar decisões e colocar em prática esse movimento em sua escola. Dê só uma olhada:

5 artigos sobre formação de professores

Apoio ao professor: o que ele quer em cada etapa da carreira?

Essa é uma tradução de um texto do portal Edutopia, escrito originalmente em inglês. Nele, discute-se como a gestão escolar pode apoiar professores iniciantes, intermediários ou experientes, de acordo com as necessidades particulares de cada grupo. Também é feita a relação entre a personalização do ensino (que sempre vem à tona com foco nos alunos) com a formação de professores, que poderia desenvolver esse olhar mais individual!

3 dicas para melhorar a formação continuada da equipe docente

Ok, você já aposta na formação de professores para melhorar a qualidade do ensino e do ambiente de trabalho… Mas não sabe por onde começar? A gestora e consultora educacional Lucilla Pimentel comenta os desafios que cercam os momentos de formação nas escolas – como pautas pouco definidas e a desvalorização da equipe – e oferece 3 dicas para potencializar esses encontros. Vale a leitura!

#GeekieIndica: Formação de professores online e gratuita

Hora de sugestões práticas: onde encontrar formação de professores acessível e de qualidade? Nessa edição do #GeekieIndica, selecionamos cursos, sites e tutoriais para diferentes perfis. Há opções online e presenciais, pagas e gratuitas; assim, você será capaz de escolher o que melhor dialoga com o momento da sua escola.

Tecnologia educacional de qualidade só vem acompanhada de formação

Nosso CEO, Claudio Sassaki, escreve em sua coluna na Revista Nova Escola sobre a importância da formação de professores para que o uso de tecnologia de fato melhore a aprendizagem dos alunos. Como aplicar ferramentas digitais com intencionalidade? O artigo também é uma oportunidade de ver o que rolou no evento Bett Brasil Educar 2016, do qual a Geekie participou e de onde Sassaki trouxe algumas reflexões.

Como engajar professores no uso de tecnologia?

Convidamos 3 educadoras para compartilhar estratégias de formação de professores para o uso de tecnologia na escola. Elas discutem o professor sobrecarregado, a importância da intencionalidade pedagógica e falam sobre como se manter atualizado em um cenário de constante mudança. Você pode ler a matéria com os melhores momentos ou assistir ao vídeo na íntegra! Não dá para perder esse debate.

Gostou? Esperamos que os conteúdos beneficiem a formação de professores em sua escola e provoquem reflexões sobre a necessidade desses momentos para a qualidade de ensino. Utiliza outras estratégias ou canais que não foram listados acima? Conte para a gente nos comentários!

Até a próxima!

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square