Externato NSSC inclui tecnologia na sua estratégia pedagógica para melhorar seus resultados

Cases
Externato NSSC

O Externato NSSC apoia constantemente o aluno em sua jornada escolar – e isso contribui para que ele tenha ótimos resultados em vestibulares. Confira esse case de sucesso!

O Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração (Externato NSSC) é um colégio católico, da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. O objetivo da instituição é proporcionar uma educação sadia, prática e construtiva, oferecendo sempre o desafio do novo como referencial para cada etapa da formação do aluno, permitindo a ele ser construtor do seu próprio conhecimento.
A Proposta Pedagógica do Externato NSSC tem como princípios norteadores igualdade, reconhecimento dos direitos humanos, exercício dos direitos e deveres da cidadania, busca de equidade, percepção dos semelhantes, combate a todas as formas de preconceitos e a discriminação, respeito ao bem comum, construção da própria identidade, responsabilidade e solidariedade.
Como complemento a essa estratégia pedagógica forte, o colégio utiliza algumas soluções de tecnologia educacional. E a estratégia já trouxe muitos resultados positivos: em 2016, por exemplo, os alunos do Externato NSSC foram aprovados em várias faculdades, como USP, FEI, Belas Artes, Mackenzie e Cásper Líbero.
Para descobrir os motivos de sucesso do Externato NSSC, entrevistamos Deborah Romano Reis, coordenadora pedagógica do colégio há cinco anos.

Uso de tecnologias e avaliações para testar o conhecimento e melhorar o resultado

O colégio faz uso do Geekie Lab, plataforma de apoio ao professor, que oferece videoaulas, resumos e exercícios para complementar o conteúdo de sala de aula e traçar trilhas de aprendizagem personalizadas para cada aluno. Deborah menciona que a plataforma vai ao encontro aos conteúdos dados no colégio e ajuda a fixar a aprendizagem dos alunos.
Os professores utilizam o Geekie Lab na sala de aula, pedindo aos alunos para assistirem à vídeos ou enviando tarefas de casa. Deborah diz que alguns professores se destacam pelo maior engajamento com a plataforma, como o professor de história e o professor de matemática.
Além do Geekie Lab, a escola também utiliza o Geekie Teste, uma ferramenta de avaliação externa que auxilia a tomada de decisões pedagógicas e na eficiência do ensino, gerando informações sobre o desenvolvimento cognitivo de cada aluno.

O Geekie Teste é importante porque vai determinando um caminho, como uma ferramenta de comparação para você acompanhar o nível da sua escola – Deborah, coordenadora do NSSC

Durante o ano letivo, são aplicadas duas avaliações do Geekie Teste no colégio. Após a primeira prova, no primeiro semestre, os professores verificaram quais foram as lacunas de aprendizado dos alunos e mostraram onde eles podem melhorar seus resultados. No período que antecedeu a segunda prova, os educadores continuaram passando os conteúdos e “enriquecendo-os com a plataforma”, diz Deborah. A segunda aplicação será em breve – e a coordenadora diz que a expectativa de melhoria do desempenho dos alunos está alta.

Oportunidades de ensino para os alunos se aprimorarem

O Externato NSSC fornece algumas oportunidades de ensino para seus alunos, como reforço, aulas no estilo ENEM e plantão de dúvidas.
O reforço acontece quando os alunos do Ensino Médio vêm de outra escola. Então, o colégio aplica uma prova diagnóstica que mostra o desempenho do educando. O Externato NSSC trabalha a dificuldade individual do estudante, que pode não apresentar o mesmo desempenho que seus colegas da mesma série. “Fazemos uma prova com conteúdos que o aluno deveria saber para estar cursando a sua série e aí fazemos um reforço focando no conteúdo”, diz Deborah.
Além disso, o colégio oferece aulas à tarde no formato ENEM nas áreas de Português, Matemática e Redação. O foco é ajudar os alunos do 3° ano do Ensino Médio na sua jornada pré-vestibular. Por isso, para testar seus conhecimentos e ajudá-los a familiarizar-se com as provas, o Externato NSSC aplica alguns simulados com questões de habilidades e competências.
O Externato também oferece plantão de dúvidas de algumas disciplinas, onde os professores de diversas matérias ficam na escola para responder perguntas sobre o conteúdo ensinado.
A aliança entre soluções tecnológicas inteligentes e estratégias pedagógicas fortes demonstra o sucesso do Externato NSSC, um colégio voltado para a formação do aluno em diversas áreas de conhecimento.
Leia mais:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square