Design sprints: nova metodologia para solucionar problemas

Na mídia
Design sprints

Claudio Sassaki, cofundador da Geekie, fala na sua coluna para a Endeavor Brasil sobre o uso de design sprints na Geekie para solucionar problemas em uma semana. Leia o artigo completo clicando aqui.

Design sprint é uma metodologia ágil para solucionar um problema relevante a partir do trabalho intenso de uma equipe durante uma ou duas semanas. É essencial o time ter uma visão clara de qual o objetivo daquele período.
Para criar seus design sprints, a Geekie utilizou o guia SPRINT – How to solve big problems and test new ideas in just 5 days, de Jake Knapp.
Antes de começar um design sprint, é preciso ter um problema desafiador e a equipe certa, totalmente focada e produtiva, que geralmente é composta por um designer, um stakeholder, um especialista do produto e um desenvolvedor. Também é necessária uma sala com post-its, canetas e lousa para o time ser capaz de exercer livremente a criatividade.
Existem alguns papéis-chave que alguns integrantes da equipe do design sprint devem assumir:

  • Decisor, que toma as decisões difíceis que podem atrasar um sprint,
  • Facilitador, que faz a agenda a ser seguida e o tempo gasto em cada questão,
  • Guardião da metodologia, que presta atenção aos hábitos saudáveis que o time da sprint deve seguir.

Apesar dos papéis-chaves estabelecidos, toda a equipe deve ter responsabilidade e ser proativa para a solução dos problemas ocorrer de forma fluída.
Para conhecer mais detalhes de design sprints, clique aqui. Escolha um problema que você quer solucionar e reúna um time criativo e capaz de enfrentar desafios.
Leia mais…

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square