Debate online: Como avaliações podem revolucionar o ensino em sua escola

Artigos

Há pouco tempo, Claudio Sassaki escreveu um artigo sobre avaliações para o site da revista Nova Escola que deu grande repercussão (leia aqui). Nele, o co-fundador da Geekie defende que, embora façam parte do processo de aprendizado, as provas são muitas vezes usadas de maneira inadequada: elas geralmente têm um caráter punitivo, exigindo que o aluno “prove” que sabe o conteúdo para poder passar de ano. Se usadas de forma eficiente, porém, elas podem fornecer dados importantíssimos tanto para o diagnóstico dos alunos, quanto para embasar e guiar um planejamento pedagógico que garanta um aprendizado efetivo.
Como milhares de educadores compartilharam o post e mostraram interesse no tema, a Geekie vai organizar um hangout (transmissão online ao vivo) no dia 26 de agosto (quarta-feira), ao meio-dia, para discuti-lo mais a fundo. Nele, você vai poder entender tópicos como o papel das provas no aprendizado, o conceito de avaliação externa (uma das principais tendências no mundo da educação, especialmente com a consolidação do Enem), como a tecnologia pode ajudar nesse processo e de que forma gestores de escolas podem usar os diagnósticos fornecidos para definir ou aperfeiçoar suas estratégias educacionais.
Os convidados
Moderando o bate-papo estará Camila Karino, nossa Diretora de Avaliação. Ela vai trazer os conhecimentos da Geekie, que trabalha com mais de 150 mil alunos distribuídos por milhares de escolas pelo país e aprende, a cada dia, formas de aperfeiçoar suas avaliações para poder melhorar o ensino e o aprendizado. Além disso, ainda tem a visão de alguém que lidou com o Enem em seu dia a dia por quatro anos: antes de se juntar ao time da Geekie, Camila foi coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem e outras avaliações.
Para compartilhar suas experiências, teremos Malu Serodio, diretora da ETEC Guaracy Silveira, e Alexandre Antonello, coordenador pedagógico do Pio XII. Os dois gestores têm tido sucesso ao utilizar dados vindos de avaliações externas para auxiliar na definição de planos pedagógicos em suas escolas.
Além de assistir a esse debate ao vivo, você ainda pode participar enviando experiências e perguntas para serem comentadas ao vivo. Assista ao bate-papo clicando aqui. 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square