Como usar o Geekie Lab na preparação de seus alunos para as provas

Artigos

O Geekie Lab, plataforma online de aprendizagem que a Geekie oferece para mais de 650 escolas em todo o Brasil, reúne conteúdo desenvolvido por alguns dos melhores professores brasileiros e usa inteligência artificial para guiar o aluno por mais de 600 aulas, 1.200 vídeos e milhares de exercícios.
O objetivo é garantir que ele compreenda o conteúdo em seu ritmo e de acordo com as suas necessidades. Além disso, permite um monitoramento online individual ou por turmas, para que educadores e gestores possam avaliar e ajustar sua política pedagógica constantemente. Os resultados têm sido muito bons: dados dos anos anteriores apontaram para uma melhoria média total de 30% no desempenho dos estudantes entre o primeiro e o último simulados feitos na plataforma.
Cada escola é livre para usar o Geekie Lab como preferir, segundo seu contexto e seu plano pedagógico. Mas, para permitir que todas tirem o máximo proveito dessa ferramenta, o InfoGeekie começa agora uma série de matérias com sugestões de práticas que, segundo os especialistas em educação da Geekie, podem gerar mais engajamento tanto dos alunos quanto dos professores. E bem sabemos que, quanto maior o engajamento, melhores os resultados.
Incentivar o engajamento utilizando a plataforma como recurso de preparação para provas
A proposta: Mesmo usando plataformas tecnológicas e métodos diferenciados de ensino, a grande maioria das escolas precisa cumprir uma agenda de provas convencionais. Uma boa maneira de incentivar o uso do Geekie Lab e de aliar suas funcionalidades com as necessidades do colégio é por encorajar os alunos a usá-lo como atividade preparatória para essas avaliações.
Como a plataforma dispõe de textos explicativos, videoaulas, fichamentos e exercícios, o aluno tem à sua disposição uma variedade de opções para entender o conteúdo, podendo escolher aquela que melhor atende à sua forma de aprender.

Cada aula na plataforma conta com textos, vídeos, exercícios e resumos


Além disso, os exercícios são todos elaborados cuidadosamente para que possam identificar o nível de conhecimento do aluno de forma eficiente, oferecendo-lhe não apenas um treino para a prova real, mas também uma avaliação confiável – que já vem acompanhada de outras orientações de estudo para que ele chegue a um nível satisfatório de domínio do tema.
Sugestão para implementação: Ao marcar uma prova, os professores indicam quais aulas da plataforma cobrem o conteúdo que será avaliado. Os alunos devem ser incentivados a assistir às aulas, fazer os exercícios e conferir sua proficiência para saber como estão. É importante que isso seja feito com alguma antecedência para que a turma tenha tempo de se preparar e utilizar todas as atividades propostas.

Os alunos podem fazer uma busca no conteúdo na seção “Outras aulas”


Além disso, deve ficar combinado com a turma que, caso encontre dificuldades e o resultado dos testes de proficiência na plataforma não sejam positivos, o aluno deve conversar com o professor para tirar suas dúvidas e buscar ajuda.
Requisito: É importante que o professor conheça o conteúdo da plataforma tanto para saber quais aulas e atividades indicar, quanto para verificar se existe alguma especificidade ou diferença entre o conteúdo do Geekie Lab e a forma como ele ensina e avalia seus alunos. Caso exista, deve informar seus alunos sobre isso.
 
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square